fbpx
Loading...

2021: sociedade organizada fez a diferença

6 de janeiro de 2022 - Representatividade

2021: sociedade organizada fez a diferença

 

O ano que passou foi marcado por muitos desafios, conquistas e também pela retomada econômica, fruto da resiliência, da união do empresariado de Florianópolis e da vacinação em massa. A equipe de voluntários da ACIF, que representa 4 mil negócios da Capital e mais de 30 mil empregos, foi aguerrida nesta empreitada.

Tenso, o ano começou acometido por uma segunda onda da Covid-19, que colapsou o sistema de saúde catarinense. Imediatamente, a entidade se uniu a outras ‘irmãs’ e empresas, criando o serviço Aliança Pela Vida. Foi uma força-tarefa que representou o alívio no número de leitos hospitalares e salvou muitas vidas. Ao fim do trabalho, em outubro, o resultado foi de quase 7 mil pessoas da Grande Florianópolis atendidas remota ou presencialmente.

Ainda em fevereiro, a iniciativa privada, liderada pela governança da ACIF, realizou a entrega do 21° Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, no bairro João Paulo – um esforço de doações dos empresários para maior segurança do norte da Ilha e também da região central. 

A nova e renovada diretoria assumiu em maio com a missão de criar lideranças alinhadas ao pensamento liberal e à livre-iniciativa. O projeto LiderACIF tem a missão de formar 400 delas até o fim de 2022, com uma série de eventos e palestras já iniciadas junto às diretorias e núcleos da Associação. Dentro do Pacto Floripa, lançado em setembro de 2020 fitando uma Floripa mais próspera, desenvolvida e melhor para se viver até 2030, foi lançado o primeiro projeto de Distritos Criativos – o Estreitar, que revitalizará bairros do Continente e será estendido a outras localidades, como Canasvieiras e a Lagoa da Conceição, que recebeu da ACIF um amplo estudo de recuperação ambiental, doado ao município e ainda sem qualquer resposta ou movimentação.

A ACIF foi combativa, liderando o debate que resultou na reforma da previdência pública estadual, situação que ainda exige atenção em razão dos gastos crescentes dos poderes e o enorme rombo nas contas públicas causado pelo déficit previdenciário e os altos privilégios. Diante de absurdos do poder público em todas as esferas, como as aprovações do Fundão Eleitoral e do ‘pacotaço’ de mais de 1,5Bi por ano votado na calada de 2021 em Santa Catarina.

Dentre as diversas atuações na esfera municipal, merece destaque o engajamento no debate sobre os ajustes indispensáveis no Plano Diretor, tema que repercutirá ainda no ano corrente.

Para encerrar o ano, foi retomada a FestACIF, realizada em novembro, na Alameda Casa Rosa – um momento emocionante onde todos puderam confraternizar e voltar ao convívio presencial, com rígidos protocolos de segurança.

O ano que inicia traz uma entidade com energias renovadas e a certeza de que ainda temos muito a fazer. E o time de colaboradores e voluntários está mais do que pronto para novos desafios.

 

Rodrigo Rossoni
Presidente

LEIA TAMBÉM

Plano Diretor volta à pauta e tem novas datas para audiências públicas
Colombo Salles, Mérito Empresarial da ACIF, comemora 96 anos
Túnel do Tempo ACIF

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...