fbpx
Loading...

Conheça os principais pontos de liderança que todo empreendedor deve dominar

9 de dezembro de 2020 -

Conheça os principais pontos de liderança que todo empreendedor deve dominar

Empreender envolve muitas competências e talvez a mais importante delas – e por vezes a mais desafiadora –  seja o bom gerenciamento de equipes. Lidar com pessoas é um constante desafio. 

Diferente de computadores, não existe solução rápida para corrigir problemas, como trocar uma peça ou substituir o aparelho todo. O que existe é o desenvolvimento de potencialidades e a capacidade de se relacionar e lidar com conflitos.

É através de uma boa liderança que empresas encontram o caminho para o sucesso, afinal, o bem humano tende a ser o recurso mais valioso. 

Seja uma equipe pequena de até cinco pessoas, ou uma equipe maior com vários times, o desafio é o mesmo: entender, motivar e liderar diferentes pessoas, com diferentes perfis.

O líder contemporâneo precisa entender, ouvir e respeitar. E mesmo que a liderança seja, para muitos, um talento nato, é possível sim, para quem ainda não desenvolveu, desenvolvê-la e aplicá-la na prática do gerenciamento de pessoas da sua empresa.

A principal característica do líder moderno é a constante busca por resultados e desenvolvimento humano. Agindo sempre da forma mais horizontal possível, um líder realmente inspirador se coloca lado a lado com o time e pega junto nos momentos mais difíceis.

Mas existe um perfil de liderança ideal entre os empreendedores? Muitos especialistas em perfil comportamental citam algumas características que costumam se sobressair em bons líderes

Esses pontos em comum, quando somados, são responsáveis por aumentar a produtividade da equipe.

A Google, por exemplo, em pesquisas internas, descobriu que entre os principais pontos de liderança estão capacidade técnica para aconselhar, visão estratégica, interesse no sucesso e bem estar de todos, boa escuta, entre outros.

A empresa também traçou os três principais motivos pelos quais as pessoas saem das empresas. 

Entre eles, estão “um péssimo chefe”, junto da falta de conexão com a missão da empresa, falta de propósito no que se faz e relacionamentos ruins com colegas de trabalho.

E se existem linhas de comportamento em comum entre grandes líderes, é preciso inspirar-se nesses perfis. Muitas vezes é possível encontrar novos potenciais dentro do modo de gerir que já existe.

Mesmo que a tarefa pareça desafiadora demais para alguns profissionais, ela não é impossível. 

Se você quer que sua organização tenha o melhor desempenho, seja focada em resultados e motivada todo dia a entregar o melhor, comece hoje a descobrir pontos de liderança no seu modo de coordenar e liderar.

Bons líderes gostam de pessoas

O principal ponto de boas lideranças sem dúvida é o bom relacionamento interpessoal. Gostar de trabalhar e lidar com pessoas é fundamental para ser um bom líder

Liderar é saber ouvir, querer entender e conhecer a equipe, respeitar as diferentes personalidades e descobrir novas formas de potencializar as características de cada um.

Para extrair o melhor de cada integrante do time, é preciso conhecer muito bem a equipe. Por isso, o bom líder deve ter prazer em escutar e em ajudar

Coloque-se no lugar de cada colaborador para saber quais são os seus interesses e principais desafios dentro da empresa, pergunte sobre o sentimento deles em relação à empresa e à sua gestão. A empatia é parte fundamental de uma liderança inspiradora.

Trabalhe a automotivação

Antes de tudo, um bom líder precisa querer liderar. Ter desejo por conduzir as pessoas para o sucesso da empresa e do profissional é fundamental para o líder inspirar de verdade.

Mas garantir motivação todo dia não é tarefa fácil. Para ter a automotivação como rotina, considere algumas mudanças. 

Trabalhe a autoconfiança com um profissional de psicologia, adote técnicas e ferramentas de coaching e fique mais à vontade com sua equipe para manter um clima positivo de bom humor, descontração e criatividade. 

E, claro, sempre seja exemplo para o que você expressa para a equipe. Inspire pelo exemplo.

Com autoconhecimento, fica mais fácil entender as próprias potencialidades e principais fragilidades e a guiar-se da melhor forma antes de guiar o time. Por isso é tão importante se preparar antes de assumir a postura de liderança. 

Além das responsabilidades específicas do cargo, o líder tem ainda o compromisso com a motivação e autoconfiança de cada membro da equipe, além da produtividade como um todo da empresa.

Aprenda a gerenciar as próprias emoções, evite misturar os sentimentos e descontar as frustrações na equipe, mesmo que elas tenham relação direta com o trabalho. 

E se esse autogerenciamento não estiver funcionando, não hesite em procurar ajuda profissional para se preparar para o desafio.

Valorize a comunicação

A comunicação é pilar essencial para uma equipe engajada e que pulsa no mesmo ritmo. Para isso, ofereça sempre feedbacks para a equipe. Se, ao analisar o andamento do trabalho de alguém, enxergar possibilidade de melhorias, não deixe de dizer. 

Por vezes, somente quem está de fora enxergará as correções necessárias. E é papel do líder apontar essas falhas da forma mais construtiva possível e direcionar como corrigi-las.

Mantenha uma agenda de reuniões periódicas com sua equipe para mapear melhorias, e também para elogiar os acertos. Afinal, feedback também é um reforço positivo. Entender que está acertando é fundamental para a equipe saber que está no caminho certo. 

Assim, os feedbacks são essenciais para o desenvolvimento da empresa e também do profissional. Mantenha as expectativas sempre alinhadas.

Outra forma de aprimorar a comunicação é através do reconhecimento. Saber reconhecer e recompensar funcionários engajados também é papel de um líder de excelência

Reconheça também os seus méritos como líder empreendedor, mantenha a humildade, mas seja justo consigo mesmo e aceite as próprias conquistas.

Reconhecer os méritos de alguém garante a motivação necessária para manter uma equipe inspirada, produtiva, satisfeita profissionalmente e geradora de resultados.

Seja proativo e aprenda a tomar decisões

Dentro do perfil de líder está a proatividade, seja em ações pontuais e atitudes simples ou em tomadas importantes de decisão. O bom líder deve sair de sua zona de conforto de mero observador e gestor e ir para o campo da ação. 

Coordene e delegue funções, mas evite ficar só nisso. Esteja junto dos liderados nos momentos de desafios e seja sempre o exemplo das atitudes que você defende.

Ser líder é entender que a maior parcela das responsabilidades cairá sobre a sua mesa e, mesmo assim, abraçar o desafio. 

Ao assumir essas responsabilidades, o líder assume o papel de tomar a frente em meio aos obstáculos, de chamar a atenção quando necessário, de assumir os próprios erros.

Saiba tomar decisões. O medo é normal e não há como fugir dele. Quanto mais arriscadas as decisões, maior esse sentimento. 

Mas se o líder já aprendeu a gerenciar as próprias emoções, ele irá fazer a escolha mais assertivamente e de forma mais racional. Trabalhar isso fará com que você tome decisões com mais naturalidade.

Confie e estimule sua equipe

Lembre-se de que você não está sozinho. Mesmo que as maiores responsabilidades sejam do líder, algumas decisões podem e devem ser tomadas em conjunto. Para isso, confie mais no seu time, traga ele para o centro de debate. 

Valorize a inteligência coletiva e o compartilhamento de ideias, sugestões e opiniões. E aí entra a importância de uma equipe diversa e plural, afinal, quanto mais diversidade, mais ricos o debate e feedbacks.

Entendendo que você também é parte da equipe, saiba pedir ajuda quando precisa. Todos têm a aprender como outro, independente do cargo ocupado. 

Aprender a pedir ajuda entra na questão da confiança e do respeito pelo outro e demonstra humildade e humanidade. Além de reduzir a carga de estresse e de evoluir o desenvolvimento profissional como líder.

Quais são os tipos de líder?

Assim como os integrantes da equipe liderada não são todos iguais, existem diferentes características que formam diferentes modelos de líderes, cada qual com suas qualidades e vulnerabilidades. 

Confira alguns dos principais perfis de liderança e descubra qual se parece mais com o seu:

  • O líder carismático: seu principal ponto forte é o carisma e a persuasão. Esse tipo de liderança costuma ter uma equipe mais fiel e conquista a confiança através da influência. Normalmente, o carisma nesse perfil supre a falta de conhecimento técnico nas atividades que a equipe exerce.
  • O líder democrático: esse perfil de líder valoriza a participação e a tomada de decisão em conjunto. Sempre motivando, engajando, incluindo a equipe nas decisões, oportunizando a cooperação e a constante comunicação. Por outro lado, esse perfil não incentiva tomadas próprias de decisão, dependendo sempre de uma posição do todo.
  • O líder autocrata: diferente do perfil democrático, a liderança autocrática, ou autoritária, é aquela que permite pouca ou nenhuma participação dos liderados. Concentra decisões, segura informações, não aceita opiniões e controla o modo de trabalhar de todos. Apesar de ainda ser comum, esse tipo de líder já não atende mais às necessidades do mundo atual, que cada vez mais, pede lideranças horizontais.
  • O líder liberal: mais flexível que o líder democrático, a liderança liberal permite e incentiva as tomadas de decisão por parte da equipe. Diferente do líder democrático, ele acredita que cada parte do time é capaz decidir por conta e valoriza a independência. É uma liderança que dá bastante certo em equipes que não precisam de supervisão constante. O risco desse perfil é de que, com tanta liberdade, o time acabe esquecendo do papel do líder.
  • O líder especialista: se destaca pela capacidade técnica e desenvolveu a liderança com base no conhecimento. Sendo autoridade em determinada área, esse perfil tem suas decisões respeitadas e costuma ser referência e inspiração para a equipe. Transmite segurança e está sempre disposto a ensinar e amparar. Por já ter conquistado respeito naturalmente, pode ser que tenha de desenvolver melhor as relações interpessoais para não se tornar um líder autoritário.

Todos podem se tornar bons líderes?

Com tempo e dedicação, todos os tipos de perfis têm potencial para fazer uma boa liderança. Mas a essência, como já foi falado, deve ser a mesma: gostar de trabalhar com pessoas e estar disposto a mudanças de atitude.

Não existe um perfil melhor que o outro, o sucesso da liderança dependerá da área de atuação da empresa, da formação da equipe e do ritmo necessário para se ter produtividade.

E nem todo líder tem unicamente um perfil de liderança. É possível se identificar com mais de um deles no seu modo de gestão. Trabalhar os pontos fracos e fortes de cada um deles é que fará a diferença nos resultados da equipe.

Como aprimorar a liderança?

Se surgir a oportunidade de liderar uma equipe, seja o tamanho que for, encare o desafio. Como empreendedor, é sempre muito produtivo e é fundamental para o desenvolvimento da empresa e amadurecimento profissional.

Após identificar quais dos principais perfis de liderança se parecem com seu formato de liderar, reveja os pontos fortes e fracos e comece a desenvolver as vulnerabilidades. 

Se puder, antes de assumir a posição, prepare-se melhor, se coloque em situações diversas para treinar novos modos de agir e pensar.

Desenvolva, principalmente, a comunicação e integração com pessoas e visões diferentes. Certas habilidades, só aparecem na prática ou ouvindo quem já domina a habilidade e tem a liderança na rotina. 

Por isso, reúna-se com outros empreendedores para trocar experiências. Participe de associações empresariais, integre núcleos empresariais, aproveite o networking entre empresários, seja da mesma área ou não, para trazer insights fundamentais para entender seu modelo de liderança.

guia completo de associativismo

LEIA TAMBÉM

Entenda porque plano de saúde é um investimento para a sua empresa
O que é o ACIF Jovem e como ele pode te ajudar
Núcleos empresariais da ACIF: saiba o que são e porque participar de um

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...