Forbrukslån uten Sikkerhet | Kuulokkeet | Kredittkort med Rabatter | Strømpriser Sammenligning | Verisure Erfaringer | Arbeidsledighetsforsikring | Mobilselskaper | Elektrikerfirma

JOSÉ FILOMENO

JOSÉ FILOMENO
10º Presidente
Gestão: 1936 e 1937

 

José Filomeno nasceu Morano-Calabro, na Calábria (Itália) no ano de 1891. Vindo para São José, Santa Catarina, casou-se com Teresa Bunn com quem teve cinco filhos e onde estabeleceu-se como comerciante com a Filomeno & Cia, que servia ao atacado com sal, trigo, charque, açúcar e cereais, além de ser exportadora de cera de abelha e agente autorizado da Pirelli. Foi também diretor da Sociedade Caixa Auxiliar da Ponte Hercílio Luz em 1927, membro do Clube 1 de Junho de São José, do qual foi secretário e no mesmo município foi substituto do Superintendente municipal em 1927. No ano de 1937, representou o comércio e a indústria no 2º Congresso da Federação das Associações de Comércio, ocorrido em Blumenau e foi agente da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional no Estado de Santa Catarina. José Filomeno também participou da edição da revista Boletim Comercial, tendo sido um de seus diretores. Além de presidente da Associação em 1936 e 1937, foi diretor de trimestre em 1933 e membro da Comissão Fiscal de 1935. Durante sua gestão, Nereu Ramos continuou como interventor do estado e com o início do chamado Estado Novo, houve o fechamento do Congresso, o cancelamento de eleições e foi instaurada uma ditadura que perdurou até 1945 e manteve Getúlio Vargas no poder. A associação comercial em sua administração engajou-se em campanhas de interesse local, dentre elas, a manifestação pela permanência da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) em Florianópolis. Faleceu em 22 de novembro de 1937 quando estava na presidência da Associação Comercial e da Federação das Associações Comerciais do Estado. A ACIF lhe rendeu homenagens, hasteando a bandeira da Associação em meio mastro e o comércio fechou às 15h para acompanhar o enterro. José Filomeno é nome de rua no bairro Campinas em São José (SC).

 

Projeto ACIF 100 anos
Elisiana Trilha Castro e Lucésia Pereira (pesquisa e coordenação)
Julia Massucheti Tomasi (pesquisa)

Texto organizado por Elisiana Trilha Castro

Fontes:

Jornal República, Florianópolis (SC) de 9 de maio de 1919

Jornal República, Florianópolis (SC) de 5 de outubro de 1919

Jornal República, Florianópolis (SC) de 18 de março de 1927

Jornal República, Florianópolis (SC) de 25 de maio de 1927

Jornal República, Florianópolis (SC) de 12 de dezembro de 1936

Jornal República, Florianópolis (SC) de 23 de novembro de 1937

Jornal República, Florianópolis (SC) de 25 de novembro de 1937

CRUZ, Karina Martins. A Contribuição de alemães e descendentes para a formação sócio-espacial catarinense: O caso da Região Metropolitana de Florianópolis (SC). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO-UFSC). Florianópolis, 2008.