Helmuth Sassen Fett

11º Presidente
Gestão: 1938 – 1940

Helmuth Sassen Fett nasceu na cidade gaúcha de São Gabriel da Estrela, no dia 21 de agosto de 1889. Iniciou sua atividade empresarial na cidade de Estrela (RS) no ramo de transporte fluvial e no comércio de produtos animais (banha). Do casamento com Elvira Ruchel Fett teve dois filhos. Por volta de 1935, migrou para Santa Catarina e abriu uma indústria de açúcar e álcool, no bairro de Coqueiros, em Florianópolis, no local conhecido como “Ponta do Fett”. Posteriormente, em 1945, mudou para o setor madeireiro e instalou-se na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, onde também fixou residência. Foi o responsável pela colocação de energia elétrica naquela cidade, através de uma Hidroelétrica importada da Alemanha. Em sua atividade no ramo madeireiro, instalou serrarias nas cidades de Urubici (bairro Fett), Lages, São Bonifácio, Águas Mornas e Rancho Queimado. Presidiu a ACIF nos anos de 1938 e 1939 durante o regime de Getúlio Vargas, o Estado Novo (1937-1945). Sob sua administração foi feita a indicação de nomes para a “Comissão do Salário Mínimo”, para a etapa representativa nos trâmites para a fixação do salário mínimo nacional, que somente seria firmado em 1940, além de ter mobilizado a associação para as homenagens ao presidente Getúlio Vargas, com a solicitação aos comerciantes da cidade para que mantivessem em seus estabelecimentos, a bandeira nacional hasteada. Seu filho, Milton Fett, presidiu durante alguns anos a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Faleceu aos 84 anos, no dia 14 de abril de 1983.

Projeto ACIF 100 anos
Elisiana Trilha Castro e Lucésia Pereira (pesquisa e coordenação)
Julia Massucheti Tomasi (pesquisa)

Texto organizado por Elisiana Trilha Castro

Fontes:

CRUZ, Karina Martins. A Contribuição de alemães e descendentes para a formação sócio-espacial catarinense: O caso da Região Metropolitana de Florianópolis (SC). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO-UFSC). Florianópolis, 2008.

FONTOURA, Luiz Ari Souza. Levantamento de documentos históricos da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. Arquivo ACIF 100 anos, [s/d].

Jornal O Estado, Florianópolis (SC) de 4 junho de 1938