Luciano Pinheiro

27º Presidente
Gestão: 2017-2019

Luciano Rossi Pinheiro tem sua história ligada às atividades empresariais, ao associativismo e ao desenvolvimento sustentável. À frente da ACIF empenhou-se pelo fortalecimento do setor produtivo de Florianópolis, agrupando as vocações econômicas da cidade. Também promoveu a unidade das entidades empresariais em torno das principais bandeiras da economia e política, defendendo o Estado Democrático de Direito, a livre-iniciativa, o empreendedorismo, a sustentabilidade e o avanço da infraestrutura. Em sua gestão, foi promovido um processo de branding da entidade – o reposicionamento de marca e propósitos, além da nova identidade visual.

Natural de Chapecó (SC), é graduado e mestre em Administração pela Unoesc, com pós-graduação em Consultoria pela USP. Iniciou sua carreira na Chapecó Alimentos e se transferiu para Florianópolis, quando ingressou no SEBRAE/SC, onde por seis anos atuou nas áreas de Planejamento, Educação e Atendimento ao Cliente. Criou a Gestão Efetiva, especializada em gestão de fundações, cooperativas, associações e sindicatos empresariais. Foi sócio, diretor financeiro e membro do Conselho de Administração do Grupo Connex. Palestrante e consultor, produziu o livro ‘No Topo – o desafio de dirigir entidades empresariais’, além do documento ‘Referencial em Consultoria’, único no Brasil. Em sociedade com duas empresas, fundou a Clarius, focada em educação corporativa e consultoria. Em 2016 assumiu a vice-presidência do Conselho Deliberativo da ADVB/SC.

Associou-se à ACIF em 2008 e exerceu os cargos de diretor de Educação Empresarial, de Mercado e 1º Diretor Financeiro. Elegeu-se Presidente em 2017.