Loading...

Por que sua empresa precisa investir em inovação?

21 de junho de 2022 -

Por que sua empresa precisa investir em inovação?

Um dos assuntos que costumam estar em alta durante os períodos de crise é a necessidade de inovação. É só lembrar as últimas situações mais desafiadoras da economia ou do seu mercado de atuação para reparar que aqueles que superam as adversidades foram aqueles que melhor inovaram.

Mas o interesse por inovação não deveria vir somente em momentos críticos. O investimento nesse tipo de estratégia tem mais retorno do que parece e deve ser uma pauta recorrente para as empresas que querem crescer e se antecipar às inevitáveis mudanças no mercado.

Já pensou se o ramo do seu serviço ou produto de repente se torna obsoleto? Uma cultura forte de inovação é fundamental para superar esse dilema e evitar que a empresa acabe tendo até mesmo de fechar.

Nesse artigo você vai entender porque a inovação é um ótimo investimento para ganhar vantagem competitiva para sua empresa e quais as principais vantagens de investir nesse importante recurso.

Por que investir em inovação?

Antes de tudo, é importante lembrar que na maioria das vezes, a inovação está ligada à tecnologia. Portanto é importante estar por dentro do que há de mais atualizado no segmento de atuação do seu negócio.

O principal objetivo dos empreendedores que investem em inovação sem dúvida é o de superar a concorrência. E são vários os benefícios que essa vantagem competitiva traz para a empresa, desde melhorias nos processos internos e aumento da produtividade até conexões mais fortes com clientes e ampliação do relacionamento.

Benefícios da inovação

A inovação pode interferir na evolução dos processos e desenvolvimento de produtos e serviços da empresa de diversas maneiras.

Confira algumas das principais vantagens que a inovação pode trazer e comece já a ampliar sua visão de negócios e a desenvolver a sua empresa:

Otimização de processo

É comum empresas estagnarem por conta de processos duros e ultrapassados. A visão estratégica de uma gestão voltada para a inovação vai abrir novas possibilidades para otimizar tempo e recursos, aprimorando a dinâmica interna dos processos de sua empresa.

O olhar voltado à inovação incentiva o uso de novas ferramentas e automações, que vão ajudar sua equipe a reduzir refações, aumentar a produtividade, potencializar a cultura organizacional e elevar a qualidade dos produtos ou serviços.

Aumenta a produtividade

Como citado no tópico acima, com a revisão dos processos e a mudança de perspectiva voltada a soluções inovadoras, a empresa ganha também em produtividade. Com processos bem definidos a equipe se torna mais dinâmica e focada nas suas respectivas funções.

Fora que trabalhar em uma empresa inovadora é um ótimo motivador, já que o colaborador se sente mais engajado e motivado a também despertar seu lado inovador.

A inovação para aumentar a produtividade pode vir em simples mudanças na dinâmica, como adotar o trabalho remoto até inovações tecnológicas como aplicativos e ferramentas de automação de tarefas. Outro benefício resultante desse investimento são a redução de custos e o Retorno sobre o Investimento (ROI) que esse aumento de produtividade proporciona.

Aumento das vendas

E claro que essa agilidade e otimização de processos impacta diretamente no faturamento. Investir em uma ferramenta de automação, por exemplo, vai poupar o time de gastar tempo em questões operacionais e permitir que foquem mais nas estratégicas e táticas de suas funções.

Com um mercado cada vez mais competitivo, se torna uma vantagem gigante o fator inovação. Com uma equipe motivada, as ferramentas necessárias e o consequente ganho produtividade, a empresa inovadora também conquista novos clientes e aumenta a receita.

Melhora o relacionamento com os clientes

Não há como investir nesse pilar tão importante e os clientes não perceberem. Quando uma empresa se propõe a investir em inovação é nítida a mudança de postura para os clientes. Por isso, o impacto é sentido também na forma como a marca é percebida no mercado.

Nossos hábitos de consumo e comportamentos de compra estão em constante mudança. O que traz novas necessidades e demandas a serem atendidas e, com elas, novas maneiras de as empresas se relacionarem com os consumidores. Dessa forma, a empresa que não inova fica para trás no relacionamento com seu público.

Focar na experiência do consumidor, encontrar novas maneiras de atendimento humanizado, ferramentas de marketing assertivas, novos canais de atendimento e pós-venda. Isso também é inovação dentro do empreendedorismo.

Conclusão

De acordo com o estudo da consultoria Palas, cerca de 70% das empresas brasileiras entendem a importância de inovar e contam com algum comitê especializado no assunto, mas só um terço dessas empresas sabe como investir em inovação tecnológica.

Empresas de todos os segmentos e tamanhos podem investir em inovação. A cultura da inovação se inicia devagar e com pequenas, mas significativas mudanças de postura.

Agora que você entendeu melhor a importância da inovação no ambiente empresarial, é preciso buscar um ecossistema de inovação.

Nem sempre é fácil mudar de postura depois de tanto tempo atuando da mesma maneira. Ou mesmo iniciar em um novo nicho já com ideias inovadoras. Por isso busque os incentivos fiscais voltados à tecnologia e inovação da sua região. E também as entidades empresariais que podem ajudar seu negócio a estar mais perto de quem pensa como você.

Em Florianópolis, ACIF é uma associação empresarial promotora de inovação que atua junto a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), empresas e outras organizações, e que tem o objetivo de incentivar e apoiar o empreendedorismo inovador na região.

>> Faça parte da ACIF e entre para esse ecossistema de inovação. Já são mais de 4,5 mil empresas pulsando e prosperando Floripa.

LEIA TAMBÉM

Sustentabilidade empresarial: o que é e como implantar
Associativismo e networking para crescer negócios: conheça o case da Rodar Auto Center
5 benefícios do associativismo para MEI

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...