Loading...

Competitividade empresarial: por que contar com o apoio de uma associação empresarial

10 de junho de 2022 -

Competitividade empresarial: por que contar com o apoio de uma associação empresarial

Já imaginou um mundo sem concorrência? Parece um sonho para quem vive o desafio de empreender, não é mesmo? Mas será que esse mundo utópico renderia somente bons resultados?

Um mundo sem concorrência é um mundo sem mercado, que é um mundo sem competitividade, que é um mundo sem inovação. Então mesmo que a competitividade no universo empresarial pareça algo ruim, na verdade ela é fundamental para a geração de valor das empresas. É ela que promove a cultura da inovação e crescente busca por melhorias no mercado.

Mas afinal, o que é competitividade empresarial? Ela nada mais é que a  capacidade de empresas se destacarem frente à concorrência, inovando e aprimorando cada vez mais a qualidade de produtos e serviços no mercado.

Quanto mais empresas preocupando-se com seus concorrentes, mais disputado o segmento de atuação e, com isso, maior a geração de valor sobre aquele nicho.

São vários os fatores que influenciam a competitividade de uma empresa, como o potencial de inovação, as oportunidades de relacionamento e o nível de capacitação de profissionais da área.

Um dos objetivos de uma associação empresarial é justamente aumentar a competitividade de seus associados. Neste artigo, você vai ver como o networking promovido por uma associação empresarial ajuda o mercado a crescer.

A importância da competitividade empresarial

O principal motivo de porque a competitividade é importante nesse meio é o ganho em valor agregado. Mais competitividade valoriza o mercado.

Se não há nenhuma provocação naquele nicho, as empresas se acomodam no famoso “mais do mesmo”, o que faz cair a qualidade das entregas daquele segmento.

Por isso, é preciso que se busque sempre por crescimento e melhorias ou o mercado ficará estagnado, com serviços e produtos de qualidade mediana e profissionais razoáveis e até despreparados.

Independente do tamanho ou segmento de uma empresa, ela precisa manter-se competitiva no mercado. Imagine que um negócio concorrente de sua empresa se instala no seu bairro e aplica uma estratégia de marketing que dá muito certo com o público daquela região. A concorrente já começou com uma vantagem competitiva que talvez ninguém estava esperando. É hora de inovar.

Como uma associação empresarial aumenta a competitividade da sua empresa?

E como ser uma empresa mais competitiva? Uma das mais eficientes maneiras de tornar uma empresa competitiva é estando por dentro de ações, eventos e capacitações organizadas por entidades empresariais.

Com a ACIF, Associação Empresarial de Florianópolis, sua empresa ganha inúmeras oportunidades de ampliar a rede de contatos e relacionamento e de estar por dentro das inovações do mercado. Confira abaixo algumas das principais vantagens para a competitividade de sua empresa ao fazer parte do associativismo:

Networking

Se tem uma coisa que não falta dentro de uma associação empresarial é oportunidade de networking. Só na ACIF já são mais de 30 núcleos empresariais que semanalmente criam e constroem em conjunto diversas maneiras de crescer seus negócios e gerar mais competitividade para o mercado.

É por meio da Associação que as empresas associadas têm a chance de participar de eventos empresariais, cafés de network, benchmarking e visitas técnicas em grandes empresas e capacitações.

Alguns exemplos são as lives do Consultalks que acontecem no Instagram do Núcleo Multisetorial Soluções Empresarial, o Business Day, projeto da Regional ACIF Continente que promove capacitações e palestras, a Jornada do Conhecimento, evento de capacitação e empreendedorismo feminino do Núcleo ACIF Mulher, as mentorias coletivas e individuais do Projeto Mentoria do Núcleo ACIF Jovem, entre outros.

Cursos e treinamentos

Outra maneira que o movimento associativista tem de garantir a competitividade das empresas é com capacitação por meio de treinamentos, palestras, workshops e programas educacionais.

Como o LiderACIF, programa da ACIF de formação de líderes e o Junior Achievement, programa que leva o empreendedorismo para jovens, do qual a Associação é mantenedora.

Valorização e incentivo ao comércio local

Eventos de valorização do comércio local são excelentes para fomentar a competitividade de uma determinada região. Por contar com seis diferentes regionais espalhadas pela cidade de Florianópolis, a ACIF se aproxima cada vez mais das dores e desejos dos empresários dos bairros da cidade.

Esse contato mais próximo com cada região oportuniza diversas ações de engajamento da comunidade e empreendedores, transformando ideias em grandes projetos e ações que movimentam a economia na baixa temporada e promovem a inovação

A ACIF já colocou no calendário os festivais Viva a Lagoa, na Lagoa da Conceição e Viva Norte da Ilha em Canasvieiras e Ingleses, eventos de cultura, gastronomia e esporte que se propõem a agitar o comércio na baixa temporada. Outra ação é o Festival da Tainha, organizado pelo Núcleo Gastronomia Costa da Lagoa e o evento de rua do Dia do Comerciante, da regional ACIF do Centro.

Dentro da proposta de engajar regionalmente empresários e comunidade, a ACIF conta também com um Programa de Desenvolvimento Regional, uma iniciativa colaborativa que quer criar seis distritos para Florianópolis.

Linhas de crédito

Garantir a saúde financeira de uma empresa é um dos maiores desafios do pequeno empresário. Por essa razão, estar associado a uma rede como a ACIF faz tanta diferença, principalmente em momentos de crise.

Com a ACIF, sua empresa tem acesso às linhas de microcrédito com as menores taxas. Com o ACIFCred os associados têm quatro opções para escolher: Banco do Empreendedor, Banco da Família, Sicredi e a55.

Agora que você viu como é fundamental a competitividade na vida do empreendedor de sucesso, fica mais fácil entender como é importante estar perto de outros empreendedores, de realizar networking e estar sempre buscando capacitações e oportunidades de engajamento.

O ganho em competitividade é apenas um dos benefícios de fazer parte da ACIF. Participe dessa rede de mais 4500 empresas e comece a pulsar e prosperar Floripa você também.

Faça parte da ACIF e prospere seu negócio com a força de todo o mercado!

LEIA TAMBÉM

Sustentabilidade empresarial: o que é e como implantar
Associativismo e networking para crescer negócios: conheça o case da Rodar Auto Center
5 benefícios do associativismo para MEI

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...