fbpx
Loading...

Núcleos empresariais da ACIF: saiba o que são e porque participar de um

10 de março de 2022 -

Núcleos empresariais da ACIF: saiba o que são e porque participar de um

Por mais que o ato de empreender seja muitas vezes solitário – afinal, empreendedores precisam construir e assumir a responsabilidade pelo próprio caminho – todo empresário e empresária em algum momento vai precisar se envolver com outros empreendedores para crescer.

Na jornada empreendedora é importante ouvir. E é aí que mora a importância do coletivo no empreendedorismo. É com esse objetivo de unir o setor produtivo que existem os núcleos empresariais, grupos de apoio que dão suporte, ajudam a fortalecer o mercado, a desenvolver empresas e a prosperar negócios.

E porque empreender não é fácil é que devemos buscar organizações fortes para nos amparar e conseguir as mudanças que precisamos no ambiente de negócios, a construir aprendizados em conjunto e a trabalhar o networking.

E você encontra tudo isso nos encontros dos núcleos empresariais da ACIF, a Associação Empresarial de Florianópolis. Continue lendo para saber mais sobre esses importantes espaços de crescimento profissional.

Nesse artigo, você vai ver:

  • O que são e como funcionam os Núcleos empresariais da ACIF
  • Alguns dos principais núcleos da ACIF
  • Por que participar de um núcleo?
  • De qual núcleo posso participar?
  • Como se tornar parte de um núcleo empresariais da ACIF?

 

O que são e como funcionam os Núcleos empresariais da ACIF?

Quando um grupo de pessoas da comunidade ou de empresários se mobiliza para alcançar determinados objetivos fica muito mais fácil encontrar os melhores resultados com a parceria de uma entidade associativista.

É com esse objetivo que nasceram dentro da ACIF os grupos de empresários chamados núcleos empresariais. Esses núcleos são grupos de apoio formados por empresários e empresárias que buscam criar vantagens competitivas para as empresas participantes.

Os núcleos são separados em tipos para classificar melhor quanto a público-alvo, foco estratégico, plano de trabalho, ações e atividades. Assim, um núcleo empresarial ACIF pode ser:

  • Setoriais – Com foco em um segmento específico, é o tipo de núcleo que busca melhorar o posicionamento das empresas de um mesmo mercado de atuação (Ex. Advocacia)
  • Multissetoriais – Aqueles que reúnem empresas de diferentes segmentos e é voltado para integração, capacitação, fomento de negócios e formação de redes e contatos (Ex. ACIF Jovem)
  • Temáticos – Formados por diferentes setores, segmentos e portes, tem como objetivo a melhoria do desempenho em determinados temas, muitas vezes servindo de apoio técnico das empresas perante a comunidade e autoridades (Ex. Des. Sustentável da Construção Civil)
  • Territorial – São núcleos de regiões pré-determinadas com objetivos bem definidos quanto à localização (Ex. Costa da Lagoa)
  • Comitê Aberto – São aqueles compostos empresas interessadas no tema ou no assunto, formados pelos coordenadores de núcleos setoriais dentro das associações (Ex. Conselho de Núcleos)

 

Como funcionam os núcleos?

Com o apoio de um consultor, o grupo vai discutir problemas comuns, identificar oportunidades e buscar soluções em conjunto. Na reuniões de núcleos também são planejadas e desenvolvidas diferentes ações como palestras, cursos, capacitações, visitas técnicas, compras conjuntas, troca de experiências entre outras atividades.

Os núcleos da ACIF possuem foco em micro e pequenas empresas, realizam encontros periódicos e todas as atividades giram em torno da criação de vantagens competitivas para as empresas participantes.

Quando um núcleo é formado, a primeira ação tomada é o diagnóstico e identificação de oportunidades e necessidades do grupo. Então é criado um plano de ação anual para execução ao longo do ano e, por fim, avaliação dos resultados.

A ACIF oferece todo o suporte necessário para o funcionamento e sucesso das ações e reuniões dos núcleos oferecendo estrutura e equipamentos para palestras e treinamentos, divulgação de eventos do Núcleo, suporte jurídico e financeiro ao Núcleo, consultores capacitados, entre outros apoios.

Que ações e atividades as empresas encontram nos núcleos?

  • Prestação de serviços ou fabricação de produtos de forma coletiva
  • Certificação de produtos e serviços
  • Participação coletiva em feiras e eventos
  • Missões empresariais
  • Atividades de capacitação (treinamentos e consultorias)
  • Rodadas e encontros de negócios
  • Ações de responsabilidade social e ambiental
  • Parcerias com fornecedores
  • Ações de marketing
  • Compras e negociações coletivas
  • Organização de eventos

 

Alguns dos principais núcleos da ACIF:

Já são mais de 30 núcleos empresariais na Associação Empresarial de Florianópolis. São diversos grupos de pessoas igualmente motivadas e determinadas a fazer seus negócios pulsarem e prosperarem. Milhares oportunidades únicas de networking que só são possíveis estando dentro de uma associação empresarial e participando de núcleos empresariais.

Entre alguns desses núcleos em atividades, estão:

ACIF Jovem
Um dos mais antigos núcleos empresariais da ACIF, o Núcleo de Jovens Empreendedores – ACIF Jovem foi fundado em 1988 e surgiu da vontade de jovens empreendedores de Florianópolis em promover o desenvolvimento pessoal, associativista e a luta por representatividade no cenário econômico e político catarinense.

Uma das principais iniciativas do núcleo é o Projeto Mentoria, uma ação que tem como propósito oferecer mentorias coletivas e individuais para que os mentorados desenvolvam seus negócios. O Projeto conta com voluntários líderes empresariais que se voluntariam a compartilhar conhecimentos a um jovem empresário.

ACIF Mulher

O Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária – ACIF Mulher é um núcleo empresarial com mais de 20 anos de atuação que tem o objetivos focados no desenvolvimento de lideranças femininas e apoio ao empreendedorismo feminino.

Através de encontros, palestras, capacitações e muito networking, o núcleo alimenta a sede de empreender e de construir uma carreira de sucesso para várias mulheres. Dentre os projetos realizados pelo ACIF Mulher está a Jornada do Conhecimento, um evento de capacitação e negócios para divulgação e prática de networking na cidade e no meio empresarial. A ação tem a motivação de  reconhecer a importância de divulgar as expertises e negócios das nucleadas.

Núcleo de Consultoria de Imagem

Outro exemplo de núcleo que reflete a força feminina é o Núcleo Setorial de Consultoria de Imagem, criado para fomentar negócios e fortalecer o segmento por meio da união dos profissionais de consultoria, gerando visibilidade, desenvolvendo capacitações, parcerias e compartilhamentos de experiências.

Uma das ações deste núcleo, que inclusive já foi case de sucesso, foi a Ação Social com o Projeto Justiceiras. A ação uniu as competências e profissionalismo das participantes do núcleo a uma boa causa. Uma contribuição voluntária para a sociedade e para mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência doméstica. Por meio de um bate papo e o núcleo trouxe o tema para uma conversa sobre empoderamento e autoestima.

NUSE – Núcleo de Soluções Empresariais

O NUSE é outro exemplo de núcleo multissetorial da ACIF. Atuando para promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes por meio de networking, parcerias e capacitações, o núcleo conta com profissionais credenciados em diversas áreas de atuação e que foram selecionados a partir de um processo de avaliação interna do núcleo. O núcleo conta como uma das principais iniciativas o Consultalks, um projeto de lives realizadas entre os consultores e convidados.

Você pode conhecer todos os núcleos aqui.

 

Por que participar de um núcleo?

Mas, afinal, o que esses empresários e empresárias ganham fazendo parte de um núcleo empresarial? Estar inserido no meio associativista por si só já traz muitos benefícios para o empreendedor e o seu negócio, contar com um grupo de apoio de empreendedores unidos e inspirados só tem a fortalecer a sua empresa ainda mais.

Confira abaixo 6 motivos para participar de um núcleo empresarial:

 

Sua empresa é mais ouvida

 

A representatividade segue forte dentro dos núcleos empresariais. Isso porque os grupos organizados são sempre mais ouvidos pelos poderes públicos do que os indivíduos.

Às vezes a voz de um núcleo empresarial é a força que sua empresa precisa para conseguir mudanças e reivindicação de melhorias para o comércio da região, por exemplo. Quando bem planejados e organizados, os núcleos conseguem até mesmo o apoio de prefeituras e para organizar grandes ações e eventos, como foi o caso da Corrida Chão da Cidade, criado e organizado pelo Núcleo de Assessorias Esportivas da ACIF.

 

Você se torna mais capacitado

 

O aprendizado conjunto que a atuação junto a um núcleo empresarial ACIF proporciona é talvez umas das maiores vantagens de estar em um grupo como este. Todos ali estão fugindo da zona de conforto, motivados a buscar novos conhecimentos o tempo todo.

Então, inevitavelmente, você se tornará um profissional mais capacitado. São aulas, mentorias, cursos e workshops que impulsionarão seu negócio nas áreas de liderança, marketing, técnicas de produtividade e qualidade, gestão de negócios e financeira, recursos humanos, entre outros temas.

 

Sua rede de apoio cresce

 

Através dos encontros de networking você se vê diante de situações novas e enriquecedoras com diferentes profissionais, formando parcerias, conseguindo indicação de fornecedores e profissionais, prospectando novos clientes e fechando novos negócios. O que por consequência faz sua empresa ter um aumento do faturamento e da rentabilidade.

 

Uma das metodologias mais assertivas 

 

Um dos diferenciais dos núcleos empresariais da ACIF é a Metodologia Empreender Associativismo e Cooperação, a qual guia os encontros e atividades direcionadas dos núcleos.

O Programa Empreender é uma metodologia certificada da CACB –  Associações Comerciais e Empresariais do Brasil em parceria com o SEBRAE visa fortalecer micro e pequenas empresas, reunindo empresários de um mesmo município nos chamados núcleos empresariais.

 

Gestão mais eficiente

 

Com as capacitações e workshops oportunizados pelos encontros e eventos promovidos pelos núcleos, você aprimora suas competências, atualiza suas ferramentas e aprimora a gestão da sua empresa.

Maior facilidade de acesso ao crédito – ao estar dentro de uma associação e fazer parte de um grupo organizado de empresários, fica mais fácil conseguir melhores linhas de crédito para manter a saúde da sua empresa.

 

Mudança de pensamentos

 

Outra vantagem de fazer parte de um núcleo é a abertura de mente que os encontros proporcionam. Participar ativamente destes grupos tira o empresário do isolamento, desenvolve a consciência empresarial, desperta para a importância do associativismo, aumenta a autoestima e a autoconfiança, facilita o acesso a consultoria, capacitação, informação e ainda garante apoio institucional.


Mas de qual núcleo devo participar?

E se você chegou até aqui e ainda está com a dúvida de qual o núcleo ideal para você participar, fica aqui a dica: entenda o que você como empresário e como profissional está buscando. Confira os núcleos que já existem na página de Núcleos e encontre o seu..

E sim, é possível participar de mais de um núcleo empresarial. Se você se identificar com dois ou mais núcleos pode fazer parte deles. Aproveite essa importante ferramenta de networking e associativismo e torne-se um nucleado ACIF.

 

Como se tornar parte de um núcleo empresarial da ACIF?

Às vezes estar inserido no meio associativista através de um núcleo empresarial é só o que está faltando para a sua empresa deslanchar. Faça parte da ACIF e ganhe mais essa força para pulsar seu negócio.

Para participar de um núcleo é preciso ser associado ACIF, mas é possível participar de até 4 encontros como não associado para conhecer melhor a dinâmica das reuniões e encontros.

 

Cerque-se de empreendedores como você

➡  Cadastre-se nessa página e faça parte de um núcleo empresarial

LEIA TAMBÉM

Por que sua empresa precisa investir em inovação?
Competitividade empresarial: por que contar com o apoio de uma associação empresarial
Entenda porque plano de saúde é um investimento para a sua empresa

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...