Loading...

Conheça as iniciativas da ACIF focadas no empreendedorismo feminino

19 de janeiro de 2023 -

Conheça as iniciativas da ACIF focadas no empreendedorismo feminino

Cada vez mais mulheres vêm se tornando protagonistas dentro do mundo do empreendedorismo. E quem diz isso são os números, é só olhar para as pesquisas que vemos a força das mulheres quando se trata de começar o próprio negócio.

O Brasil está em 7º lugar no ranking mundial de empreendedorismo feminino. Segundo dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora, são 30 milhões de empresárias no mercado brasileiro. Entre os principais motivadores para o empreendedorismo está principalmente a conquista pela independência financeira e também a satisfação pessoal de trabalhar com o que se gosta.

Mas apesar do crescimento do empreendedorismo feminino, as mulheres ainda enfrentam diversos desafios. Além dos obstáculos comuns do meio, as empresárias têm ainda o fator do preconceito que impacta com barreiras sociais, falta de apoio e até mesmo dificuldade para conseguir crédito.

É aí que entra a importância do poder público e das organizações se mobilizarem para mudar a realidade e equilibrar a balança entre homens e mulheres também dentro do mundo dos negócios.

É importante que mulheres empresárias possam contar com soluções e grupos de apoio que auxiliem no processo de gestão, no crescimento da empresa e no desenvolvimento e formação de lideranças femininas.

A ACIF – Associação Empresarial de Florianópolis tem diversas maneiras para contribuir ainda mais no desenvolvimento das mulheres empresárias de Floripa. Neste texto, você vai conferir algumas delas.

Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária

Uma das maneiras da ACIF de incentivar e desenvolver verdadeiras protagonistas dentro do empreendedorismo é com o núcleo empresarial ACIF Mulher, um núcleo multissetorial focado em mulheres empresárias.

O núcleo, que hoje conta com mais de 30 nucleadas, é um dos que há mais tempo atua dentro da Associação. Em 2022, o ACIF Mulher impactou mais de 140 mulheres, que participaram dos encontros que ocorrem ao longo do ano.

Há mais de 20 anos o ACIF Mulher atua incentivando o empreendedorismo através do networking e de uma rede de apoio que só cresce. Com a missão de “Desenvolver e performar as frentes de liderança feminina no ecossistema associativista e corporativo”, o núcleo age com o objetivo de ser referência de núcleo inovador no estado, buscando inspirar e impulsionar o empreendedorismo feminino de forma sustentável.

Estar dentro de um núcleo empresarial voltado às mulheres faz toda a diferença na jornada, tanto da empresa quanto da profissional. Esse apoio é fundamental, principalmente para quem está começando.

Uma vez dentro do núcleo, a mulher poderá participar de encontros periódicos. São diversos eventos e ações ao longo do ano, como programa de mentorias, palestras periódicas com temas atuais, Jornada do Conhecimento, visitas técnicas, oportunidades de realizar pitch de negócios, integrações regionais com outros núcleos, confraternizações do grupo, semana de sustentabilidade e muito mais.

Com uma das metodologias mais assertivas, os núcleos empresariais da ACIF trazer o diferencial de atuar dentro da Metodologia Empreender Associativismo e Cooperação do Programa Empreender certificada da CACB – Associações Comerciais e Empresariais do Brasil em parceria com o SEBRAE.

A empreendedora que tiver interesse em fazer parte do núcleo poderá participar de até 4 encontros como não associado para conhecer melhor a dinâmica das reuniões. Para participar, entre em contato com a consultora responsável pelas informações disponíveis nesta página.

Prêmio Mulheres Que Fazem a Diferença

Outra iniciativa que a Associação Empresarial de Florianópolis tem de incentivar o empreendedorismo feminino é com o Prêmio Mulheres Que Fazem a Diferença, que desde 2010 premia mulheres empreendedoras da Grande Florianópolis dos mais variados perfis e segmentos.

Considerado o maior prêmio de Santa Catarina de incentivo ao empreendedorismo feminino, a premiação tem o objetivo de valorizar e reconhecer mulheres com histórias inspiradoras dentro das categorias: Talentos Empreendedor, Terceiro Setor, Tecnologia e Inovação, Saúde e Bem Viver, Educação, Turismo e Eventos, Cultura e Economia Criativa e Transformação Digital.

Em 2023, o prêmio se encaminha para sua 7ª edição e acontecerá no dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Conclusão

Depois de conhecer algumas das iniciativas criadas pela ACIF para desenvolver o empreendedorismo feminino é hora de entender como essas ações impactam a vida da mulher empreendedora.

Estar dentro do ACIF mulher é ter voz diante dos desafios. É muito mais fácil ser ouvida quando fazemos parte de um grupo organizado. Com o ACIF Mulher, empresárias têm uma grande associação ao seu lado para representá-las.

Outro bom motivo pelo qual mulheres decidem fazer parte do núcleo são as oportunidades de capacitação e de ampliação da rede de contato através do networking.

São mais de 4.500 empresas que já pulsam e prosperam com toda a força do mercado de Florianópolis. Faça parte da ACIF e tenha mais apoio na jornada empreendedora!

LEIA TAMBÉM

Esporte, saúde e bem-estar: conheça as iniciativas da ACIF
Sodexo: veja a importância de investir nesse benefício para seus funcionários
5 benefícios da aprovação do novo Plano Diretor de Florianópolis

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...