fbpx
Loading...

O que é o ACIF Jovem e como ele pode te ajudar

17 de março de 2022 -

O que é o ACIF Jovem e como ele pode te ajudar

Quem já começou a empreender sabe como é difícil embarcar nesse desafio. Ter que lidar com diversas documentações e burocracias para formalizar sua empresa, estudar o mercado, desenvolver um plano de negócios completo e ainda estar preparado financeiramente. Tudo isso, somado à falta de confiança no próprio potencial e instinto empreendedor.

A inexperiência é um dos principais motivos que levam empreendedores a se questionarem se esse é mesmo o caminho certo e, por vezes, até desistirem desse sonho.

É super comum para quem nunca empreendeu se sentir inseguro no começo, mesmo tendo feito cursos e mais cursos de gestão, finanças entre outras especialidades.

Mas você não precisa estar sozinho(a) nesse início de jornada. A melhor atitude para quem está nessa etapa do empreendedorismo é se cercar de pessoas movidas pelo crescimento e com dúvidas e desafios parecidos. Estar em meio ao associativismo nessas horas é fundamental para chegar mais longe.

Esse é o motivo pelo qual o núcleo empresarial ACIF Jovem – Núcleo Multissetorial de Jovens Empreendedores foi criado. Para ajudar o jovem empreendedor a enfrentar as dificuldades que surgirem durante esse trajeto repleto de superações.

Um dos mais importantes passos no início da jornada empreendedora é a conexão com outros empreendedores. E é impossível construir uma rede de contatos sozinho, não é mesmo? O ACIF Jovem está do seu lado para ajudá-lo(a) a crescer e superar esse momento. Continue lendo para saber como.

 

O que é ACIF Jovem? 

Um núcleo empresarial é um grupo organizado de empreendedores focados no coletivo. Ele pode ter diversos objetivos estratégicos, mas, em geral, foca na união de um determinado segmento de atuação dando suporte, ajudando a fortalecer o mercado, a desenvolver as empresas participantes e a prosperar seus negócios.

Hoje a ACIF, a Associação Empresarial de Florianópolis, possui cerca de 30 destes núcleos que variam entre formatos Setoriais, focados um ramo específico de atuação, Multissetoriais, com empresas de variados segmentos, Temáticos, que também podem ser formados por diferentes segmentos mas com foco em determinado tema e ainda Territoriais, voltados ao fortalecimento e crescimento de regiões específicas de Floripa. 

Com o propósito de conectar e desenvolver pessoas para fortalecer o ambiente empreendedor em Floripa para jovens empresas, o núcleo ACIF Jovem é um dos mais antigos núcleos empresariais da ACIF.

Fundado em 1988, o núcleo é afiliado ao CEJESC – Conselho Estadual de Jovens Empreendedores, ligado à FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. O núcleo teve importante papel na fundação do CEJESC, representando nacionalmente junto ao Conselho, que é considerado hoje o maior movimento jovem empreendedor do Brasil.

A partir do ACIF Jovem, os empresários geram relacionamento, fazem negócios, trocam experiências e organizam ações enriquecedoras em conjunto, proporcionando experiências únicas em liderança, gestão de pessoas, capacitação e representatividade.

 

  • Como funcionam as reuniões?

 

O núcleo de jovens empreendedores reúnem-se quinzenalmente em encontros presenciais, on-line e híbridos para discutir as tendências de mercado e planejar os próximos projetos e ações.

Para participar de um núcleo é preciso ser associado ACIF, mas é possível participar de até 4 encontros como não associado para conhecer melhor a dinâmica das reuniões e encontros.

 

  • Quais as principais ações do núcleo?

 

Ao longo de todo o ano o núcleo trabalha na criação de projetos, ações, eventos e capacitações para desenvolver os empreendedores participantes.

Entre as principais iniciativas do ACIF Jovem está o Projeto Mentoria, ação que oferece a cada ano mentorias com voluntários líderes empresariais, coletivas e individuais para desenvolver os mentorados e seus negócios.

Para o ano de 2022, o núcleo prevê várias ações de desenvolvimento e capacitação, como projetos de inovação, de networking, voltados a saúde emocional e qualidade de vida do empreendedor, cases, capacitação de idiomas e libras e participação em ações do Movimento Jovem.

 

Como o ACIF Jovem pode me ajudar?

A essa altura você talvez esteja se perguntando qual o perfil dos nucleados do ACIF Jovem. Diferente do que alguns podem pensar, o núcleo não é voltado apenas para jovens empresários, mas sim para jovens empresas.

O núcleo é o espaço perfeito para quem está começando, independente da idade ou segmento de atuação. Ao fazer parte do ACIF Jovem você:

  • Supera as dificuldades iniciais com a ajuda de quem já passou ou está passando pelo mesmo
  • Constrói em conjunto e faz parte de ações e projetos únicos
  • Cria novas oportunidades de negócio e de networking
  • Forma novas parcerias
  • Prospecta novos clientes, fecha mais negócios e amplia seu faturamento
  • Vence as dificuldades econômicas 
  • Aprimora suas competências, atualiza suas ferramentas e melhora a gestão da sua empresa, se tornando ainda mais capacitado
  • É mais ouvido e consegue reivindicar por melhorias para o comércio da sua região

Como fazer parte do ACIF Jovem? 

Como já citado, é preciso fazer parte da Associação para participar efetivamente dos encontros, ações e capacitações do núcleo, sendo possível participar de até 4 encontros como não associado. Confira abaixo como fazer para entrar nessa rede e começar a pulsar e prosperar sua empresa também:

Ainda não é associado à ACIF?

O networking e fortalecimento do seu negócio através do núcleo ACIF Jovem são apenas algumas das vantagens que os associados ACIF possuem. Com uma organização associativista ao seu lado, sua empresa ganha força para prosperar aproveitando descontos exclusivos em serviços como planos de saúde, planos odontológicos, vale refeição e alimentação, consultas de crédito e até linhas de microcrédito para pequenas empresas.

Cadastre-se nessa página e faça parte da associação que já reúne mais de 4.000 empresas pulsando o mercado de Floripa.

 

Agora, se sua empresa já é associada à ACIF, mas ainda não faz parte do núcleo ACIF Jovem, não perca tempo. São inúmeras oportunidades que você só vai encontrar dentro dos encontros de núcleos empresariais, dúvidas comuns a outros empreendedores e relacionamentos e conexões muito produtivas.

➡ Para fazer parte do ACIF Jovem, entre em contato com a consultora responsável, Amália Clivati Cauduro, pelo amalia.c@acif.org.br ou WhastApp (48) 99628-9676

LEIA TAMBÉM

Por que sua empresa precisa investir em inovação?
Competitividade empresarial: por que contar com o apoio de uma associação empresarial
Entenda porque plano de saúde é um investimento para a sua empresa

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...