Test Forbrukslån | Bluetooth Näppäimistö | Kredittkort | Historiske Strømpriser | Beste Hyttealarm 2019 | Vardia Forsikring Test | Billig Mobilabonnement | Rådgivningsbyrå
Loading...

Inflação do mês na Capital foi menos da metade da registrada no mesmo período do ano passado

8 de fevereiro de 2017 - ACIF, Comunicação, Marketing e Venda, Economia, Finanças e Contabilidade

Inflação do mês na Capital foi menos da metade da registrada no mesmo período do ano passado

Índice de Custo de Vida de Florianópolis em janeiro teve alta de 0,52%

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) divulga nesta terça-feira (7), o Índice de Custo de Vida na Capital em janeiro: 0,52%. Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1º e 31 de janeiro de 2017.

Os números do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mostram que o resultado foi 0,69 ponto percentual inferior ao do mesmo período em 2016 (que registrou 1,21%). Em comparação a dezembro de 2016, também houve redução de 0,05 ponto percentual – alta de 0,57%. A variação acumulada dos últimos doze meses é de 6,37%.

O resultado foi influenciado pela variação no grupo Alimentação (-0,31%), com queda de preços nos três subgrupos: produtos industrializados (-0,31%), de elaboração primária (-0,08%) e hortifrutigranjeiros (-1,22%).

Os demais grupos registraram alta: produtos não-alimentares (0,11%), outros serviços (3,12%, impactado pelo reajuste de 11,51% nas mensalidades escolares) e serviços públicos (8,07%, influenciado pelo aumento de quase 12% nas passagens do transporte coletivo).

Confira o relatório mensal e a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Custo de Vida de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

LEIA TAMBÉM

NOTA DE PESAR
Nova sede da Regional Canasvieiras é apresentada em reunião de Diretoria Executiva da ACIF
PREFEITO CONCLAMA ENTIDADES DO BAIRRO A ABRAÇAR O PROJETO “SOU ESTREITO E NÃO LARGO”

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...