fbpx
Loading...

ACIF é vencedora do Prêmio Catarinense da Excelência 2020

16 de novembro de 2020 - ACIF

ACIF é vencedora do Prêmio Catarinense da Excelência 2020

 

Após semanas de preparação, alinhamentos, comprometimento e muita dedicação, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) conquistou a premiação prata do Prêmio Catarinense da Excelência 2020 na categoria 250 pontos. Alinhada ao Modelo de Excelência na Gestão (MEG), referência no Brasil para melhoria da gestão e produtividade de empresas, a ACIF ficou entre as sete organizações de Santa Catarina que receberão o Prêmio.

Com este feito, a ACIF serve de exemplo para demais instituições e empresas. “Estamos abertos para mostrar este caminho aos associados e demais entidades”, diz Rodrigo Rossoni, presidente da Associação, completando que a conquista foi alcançada diante do empenho de todos, nos mais diversos níveis hierárquicos. “Foi mais uma vitória do associativismo e do voluntariado”.

O que é o MEG?

O Modelo de Excelência na Gestão (MEG) é uma metodologia para avaliação do nível de maturidade da gestão das organizações, criado em 1991 pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, centro de referência para melhoria da produtividade das organizações e competitividade do Brasil.

O Modelo é composto por níveis de pontuações, que definem o nível de maturidade da gestão daquela empresa. Para cada nível, a organização deve responder a uma série de perguntas dentro do questionário de autoavaliação. O MEG conta com a analogia do famoso TANGRAN (quebra-cabeça de sete peças de origem chinesa), onde consta os oito fundamentos para a Excelência.

“Colhemos os frutos de rígidos protocolos alinhados com os fundamentos mais modernos do mundo em gestão, considerando o desenvolvimento sustentável e as melhores práticas de governança”, afirma Eduardo Perone, CEO da entidade.

Através do MEG, a organização adapta o método de acordo com o modelo de gestão mais adequado. Estar alinhado com o MEG é garantir para a organização um ambiente sustentável, cooperativo e que gera valor para a sociedade e demais partes interessadas.

O que é avaliado?

Através dos 8 fundamentos, a ACIF pôde provar excelência em diversos aspectos. Sendo eles: Pensamento sistêmico, Aprendizado organizacional e inovação, Liderança transformadora, Compromisso com as partes interessadas, Adaptabilidade, Desenvolvimento sustentável, Orientação por processos e Geração de valor.

Os Fundamentos da Excelência se desdobram diretamente em Temas, que se abrem em processos, indicando o ferramental mais adequado.

Premiação

Neste ano, a ACIF se inscreveu e ganhou pela pontuação de nível 250 pontos, com 80 perguntas sobre a gestão da empresa. Junto de mais sete organizações, a associação receberá o Prêmio no dia 3 de dezembro.

LEIA TAMBÉM

ACIF completa 106 anos de história
Contadores em Ação: conheça a ação do Núcleo de Contadores da ACIF 
Aliança pela Vida renovada por mais 60 dias

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...