fbpx
Loading...

ACIF é vencedora do Prêmio Catarinense da Excelência 2020

16 de novembro de 2020 - ACIF

ACIF é vencedora do Prêmio Catarinense da Excelência 2020

 

Após semanas de preparação, alinhamentos, comprometimento e muita dedicação, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) conquistou a premiação prata do Prêmio Catarinense da Excelência 2020 na categoria 250 pontos. Alinhada ao Modelo de Excelência na Gestão (MEG), referência no Brasil para melhoria da gestão e produtividade de empresas, a ACIF ficou entre as sete organizações de Santa Catarina que receberão o Prêmio.

Com este feito, a ACIF serve de exemplo para demais instituições e empresas. “Estamos abertos para mostrar este caminho aos associados e demais entidades”, diz Rodrigo Rossoni, presidente da Associação, completando que a conquista foi alcançada diante do empenho de todos, nos mais diversos níveis hierárquicos. “Foi mais uma vitória do associativismo e do voluntariado”.

O que é o MEG?

O Modelo de Excelência na Gestão (MEG) é uma metodologia para avaliação do nível de maturidade da gestão das organizações, criado em 1991 pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, centro de referência para melhoria da produtividade das organizações e competitividade do Brasil.

O Modelo é composto por níveis de pontuações, que definem o nível de maturidade da gestão daquela empresa. Para cada nível, a organização deve responder a uma série de perguntas dentro do questionário de autoavaliação. O MEG conta com a analogia do famoso TANGRAN (quebra-cabeça de sete peças de origem chinesa), onde consta os oito fundamentos para a Excelência.

“Colhemos os frutos de rígidos protocolos alinhados com os fundamentos mais modernos do mundo em gestão, considerando o desenvolvimento sustentável e as melhores práticas de governança”, afirma Eduardo Perone, CEO da entidade.

Através do MEG, a organização adapta o método de acordo com o modelo de gestão mais adequado. Estar alinhado com o MEG é garantir para a organização um ambiente sustentável, cooperativo e que gera valor para a sociedade e demais partes interessadas.

O que é avaliado?

Através dos 8 fundamentos, a ACIF pôde provar excelência em diversos aspectos. Sendo eles: Pensamento sistêmico, Aprendizado organizacional e inovação, Liderança transformadora, Compromisso com as partes interessadas, Adaptabilidade, Desenvolvimento sustentável, Orientação por processos e Geração de valor.

Os Fundamentos da Excelência se desdobram diretamente em Temas, que se abrem em processos, indicando o ferramental mais adequado.

Premiação

Neste ano, a ACIF se inscreveu e ganhou pela pontuação de nível 250 pontos, com 80 perguntas sobre a gestão da empresa. Junto de mais sete organizações, a associação receberá o Prêmio no dia 3 de dezembro.

LEIA TAMBÉM

190 anos da Imprensa de Santa Catarina
ACIF facilita empresários na obtenção de crédito junto ao programa SC Mais Renda Empresarial
Prefis viabiliza pagamento de tributos em atraso com descontos de juros e multas

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...