fbpx
Loading...

190 anos da Imprensa de Santa Catarina

28 de julho de 2021 - ACIF na História

190 anos da Imprensa de Santa Catarina

28 de julho, Dia da Imprensa Catarinense

Dia 28 de julho de 2021, comemoramos os 190 anos da Imprensa Catarinense. A data marca duas importantes contribuições do lagunense Jerônimo Francisco Coelho: a fundação de “O Catharinense“, o primeiro jornal a circular no dia 28 de julho de 1831 na antiga Desterro, capital da então Província de Santa Catarina.

Há exatos 190 anos foi fundada por Jerônimo Coelho também a primeira Loja Maçônica, denominada Concórdia, que estabeleceu em terras catarinenses as raízes do Grande Oriente do Brasil em Santa Catarina.

Ambas cumpriram o propósito de defender a liberdade de expressão, o espírito nacionalista, a consolidação da independência do Brasil e, principalmente, constituíam instrumentos para vigiar as ações dos governantes.

O patrono da Imprensa Catarinense

O patrono da Imprensa Catarinense nasceu em Laguna em 30/09/1806 e dedicou a maior parte de sua vida à causa pública até falecer em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, em 16/01/1860, com pouco mais de 53 anos de idade.

Jerônimo Coelho, fundador da Imprensa de SC


Ainda um menino, com 10 anos, sentou praça no Regimento de Artilharia da Corte no Rio de Janeiro, e aos 14 anos ingressou na Academia Militar Aos 49 anos alcançou o posto de Brigadeiro, o mais alto da brilhante carreira militar. Em 1831, retornou a Santa Catarina com mera passagem de vinda, como ele mesmo revelou no editorial do jornal.

O jornal “O Catharinense” e a Loja Maçônica Concórdia são representativos da figura ilustre de Jerônimo Coelho e suas lições de pioneirismo de liderança e espírito público, que transmitiu para gerações de catarinenses que o sucederam até os dias de hoje.

Capa da primeira edição do jornal O Catharinense, editado por Jerônimo Coelho, que circulou na antiga Desterro, hoje Florianópolis, em 28/07/1831


Sobre o jornal editado pelo próprio Jerônimo Coelho, que também o distribuía, cabe relembrar que “O Catharinense” nasceu no ambiente político da passagem do século 18 para o século 19 quando era acirrado o questionamento da dominação portuguesa no Brasil, ou seja, da Corte Imperial. 

ACIF na imprensa

O Dia da Imprensa de Santa Catarina foi instituído pela Lei n.12.946, de 28 de abril de 2004.  A ACIF ao longo de sua história teve suas publicações através do Indicador Comercial e Industrial a partir de 1920, informativos, revistas, e colunas no tradicional Jornal O Estado e atualmente conta com coluna no Jornal Notícias do Dia.

LEIA TAMBÉM

ACIF e a história do turismo em Floripa
5G em Floripa: o progresso da cidade não pode esperar
23 de Setembro – 40 anos da morte do presidente da ACIF e Facisc, Lédio Martins

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...