Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Consultoria de Imagem
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
Sem categoria
Você sabia? Conheça mais sobre o programa ReÓleo
Sem categoria
18 de agosto de 2020

Você sabia? Conheça mais sobre o programa ReÓleo

 

O Programa ReÓleo já arrecadou quase 4.900 milhões de litros de óleo de cozinha saturado, que resultou no seu reconhecimento em diversas premiações pelo seu trabalho junto a preservação da natureza. Como a conquista por duas vezes no Guinness Book, de reconhecimento mundialmente. 

Mas você sabia que ele é um grande poluente para o meio ambiente? Que seu descarte irregular causa graves problemas para a natureza e o ser humano? Bem, resolvemos trazer alguns dados que poucas pessoas sabem sobre o óleo de cozinha. Confira!

Pode parecer que realizar o descarte irregular de pouquinho óleo não irá prejudicar, não é mesmo? Mas apenas 1 litro de óleo de cozinha saturado é capaz de contaminar até 1 milhão de litros de água. 

O Programa ReÓleo já conseguiu preservar mais de 4,8 trilhões de litros de água, que poderiam ter sido contaminado com o óleo de cozinha.

Esse óleo tem na sua composição o gás metano (CH4), que é um dos gases responsáveis pelo aquecimento global. Fazendo a reciclagem do óleo, o Programa ReÓleo conseguiu evitar que mais de 56 toneladas de gases fossem emitidos na atmosfera. 

Despejar essa substância pelos canos da rede de esgoto pode gerar outro problema, como pragas. Pois o óleo fica retido em forma de gordura nas paredes dos canos, atraindo ratos e outros animais transmissores de doenças, como leptospirose, febre tifóide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Além disso, o óleo causa entupimento na rede de esgoto, dificultado o tratamento dessas estações.

E mesmo se o óleo chegar a lagos, por exemplo, ele ficará na superfície da água (por ser mais denso que ela), impedimento que a luz solar entre, matando vegetais e animais marinhos.

Para evitar todos esses problemas, basta reciclar o óleo de cozinha, contribuindo com o Programa. Para isso:

– Indique para escolas, condomínios, restaurantes, bares e empresas, para serem pontos de coleta do Programa ReÓleo. 

– Leve seu óleo armazenado em uma garrafa plástica, até os pontos de entrega voluntários do Programa, conheça a listagem: PEVs Reóleo  

O Programa ReÓleo realiza diversas ações de educação ambiental, como palestras, gincanas e seminários, para sensibilizar e educar comunidades sobre os danos causados pelo descarte incorreto do óleo saturado.

As ações já chegaram a impactar mais de 60 mil pessoas, sendo responsáveis pelo direcionamento de mais de 850 horas para educação ambiental na cidade. 

Porém, em 2020, devido aos efeitos da pandemia, o ReÓleo coletou apenas 140 mil litros de óleo. Um volume muito menor ao comparado de 2019, que arrecadou mais de 200 mil litros de óleo no mesmo período. Os maiores geradores de resíduos são escolas e restaurantes, que tiveram suas atividades muito afetadas pela pandemia. 

Mas o Programa está buscando soluções e se reinventando para auxiliar seus conveniados e minimizar os impactos. 

Faça sua parte no Programa ReÓleo! 

 

 

Compartilhe este post

Mais Posts

Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC
Deputado Matheus Cadorin apresenta balanço de mandato e propõe uso da tecnologia como política pública em SC
Dia do Meio Ambiente: programas da ACIF ajudam Florianópolis a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade