Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Consultoria de Imagem
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
Sem categoria
Golden Circle: Como ter uma empresa inspiradora e conquistar consumidores leais
golden circle - steve jobs - capa
Sem categoria
25 de abril de 2019

Golden Circle: Como ter uma empresa inspiradora e conquistar consumidores leais

Golden Circle, ou círculo dourado, é o conceito desenvolvido por Simon Sinek para explicar porque algumas empresas se tornam inspiração e conquistam consumidores leais. O consultor organizacional britânico estudou diversas marcas e produtos até desenhar essa metodologia, que é simples, mas eficaz para entender o que leva certas empresas a se destacam mais do que outras.

Entre os cases que Simon Sinek analisou para desenvolver o modelo Golden Circle estão Steve Jobs, Martin Luther King e os irmãos Wright. Apesar de vertentes completamente diferentes, todos tiveram o poder de inspirar. Isso porque traçaram seus objetivos e comunicação a partir de um propósito e não do resultado final.

O Golden Circle traz três diferentes camadas: O quê, Como e o Porquê. Todas as empresas sabem o quê produzem.  Algumas deles sabem como produzem, parte que envolve o método, processo, valores e missão. Mas são poucas que sabem porque produzem e é neste ponto que está toda a diferença.

 

Etapas do Golden Circle

Primeiro passo: “Por quê?”

Por que seu negócio existe? Qual o propósito? O que te move? Ganhar dinheiro é resultado e não motivação, então não conta como resposta. Busque entender por que você irá fazer a diferença na vida das pessoas.

É o propósito e objetivo das iniciativas da empresa que devem mover os projetos e comunicação da marca.  Com isso, os consumidores se identificam com os ideais, são inspirados e se tornam consumidores leais.

Portanto, ao elaborar essa resposta, o empreendedor consegue pensar no caminho a trilhar. Em um mercado extremamente competitivo, oferecer um significado aos consumidores e transmitir autenticidade pode fazer toda a diferença.

Steve Jobs criou a Apple com o propósito de inovar na forma de pensar: “Tudo o que nós fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando diferente.”

Segundo passo: “Como?”

Nessa etapa, o empreendedor define como vai atingir seu objetivo, qual estratégia irá utilizar. Na prática, é definir o plano de ação da empresa, com todos os valores e crenças. Aqui se estabelece o diferencial que vai colocar o negócio à frente da concorrência e ter um potencial inspirador.

No caso da Apple, Steve Jobs se propôs a desafiar o mercado e inovar desenvolvendo produtos com design elaborado e fáceis de usar.

Terceiro passo: “O quê?”

No Golden Circle, essa é a pergunta que encerra o círculo, onde você apresenta o seu produto final, a parte mais concreta do empreendimento.  Steve Jobs fez computadores, iPods, serviço de venda de músicas, iPhones.

O ponto desse modelo é que dizer que você faz os melhores celulares não é inspirador. Fatos e características fazem sentido racional, mas as pessoas não tomam decisões puramente baseadas em elementos e números. Quando você começa pelo porquê, você atua no comportamento, nos valores e inspira.

Ao responder só “o quê”, as pessoas compram se elas precisam do produto, por conveniência. Entretanto, ao explicar “como” e “porquê” você move o consumidor porque ele acredita no que você acredita.

 

A relação do Golden Circle com a tomada de decisão no cérebro

A parte mais externa do cérebro é chamada neocórtex e corresponde ao nível “o quê” do Golden Circle. Trata-se da região mais nova do órgão, também chamada de Cérebro Homo Sapiens. Ela analisa o pensamento e linguagem racional e analítica.

Em contrapartida, o cérebro límbico irá processar o “como” e o “porquê”. Essa região é responsável pelo comportamento humano, pelo emocional e tomada de decisão. Entretanto, não possui capacidade para a linguagem.

A diferença entre o comprador recorrente e o leal está em que área cerebral os argumentos de compra do seu negócio atua. Informações como preço e características do produto podem gerar uma conveniência e fazer o consumidor ser recorrente.

Porém, os consumidores leais estarão dispostos a pagar mais, enfrentar um trajeto maior para compra e outros inconvenientes. Isso porque sua marca atinge o emocional, eles entendem e compartilham da visão do seu negócio.

 

Referências: TED Simon Sinek

Compartilhe este post

Mais Posts

Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC
Deputado Matheus Cadorin apresenta balanço de mandato e propõe uso da tecnologia como política pública em SC
Dia do Meio Ambiente: programas da ACIF ajudam Florianópolis a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade