Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
Sem categoria
Clipping de Notícia 13/04/09
Sem categoria
13 de abril de 2009

Clipping de Notícia 13/04/09

Mulheres líderes

No dia 13 de abril terminam as inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Liderança para Mulheres Empreendedoras, promovido em parceria pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e a Consultare Assessoria & Consultoria. O programa prevê a realização de seis encontros temáticos, de abril a novembro. Informações e inscrições pelo telefone (48) 3035-3790 e no endereço eletrônico www.consultareconsultoria.com.br.

(Serviço – Diário Catarinense)

Palestra para mulheres

A Câmara da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), em parceria com a Consultare Assessoria & Consultoria, inicia, neste mês, o Programa de Desenvolvimento de Liderança para Mulheres Empreendedoras (PDLME). A ação consiste em uma série de encontros temáticos, que irão ocorrer até o mês de novembro. O objetivo é ampliar oportunidades de atuação para mulheres empreendedoras que ocupam cargos de liderança, fomentando habilidades e potencialidades individuais.
– Iremos oferecer suporte técnico e gerencial às participantes, dando oportunidades para que se valorizem como pessoas e profissionais, adquiram conhecimento para planejar estrategicamente suas atividades e para que reforcem a rede de relacionamentos – explica Clayre Werlich, diretora executiva da Consultare e responsável pela organização do evento.
As inscrições encerram nesta segunda-feira. Informações e inscrições: (48) 8828-4555 (Carla Marques); (48) 3035-3790 ou (48) 8411-6325 (Clayre Werlich).

(Blog Tempos Modernos – Diário.com.br)

Quinta-feira, 09 de abril de 2009
Gestão de negócios

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) promove a partir de segunda-feira série de cursos voltados à gestão de negócios. Informações: (48) 3224-3627 ou clique aqui .

Veja a lista de cursos:

Técnica de Vendas – Sebrae
Data: de 13 a 17
Local: Regional Canasvieiras

Lidere sua equipe de trabalho – Sebrae
Data: de 13 a 17
Local: Regional Continental

Administrando pequenos negócios – A arte de gerenciar com facilidade – Sebrae
Data: de 13 a 17
Local: Regional Ingleses

Oficina de ferramentas de gestão para micro, pequenas e médias empresas – Fundasc
Data: de 13 a 17
Local: Acif Matriz

Plano de negócios – Capital Contabilidade
Data: de 13 a 16
Local: Regional Ingleses

A empresa na prática – Sebrae
Data: de 13 a 17
Local: Regional Sul

MOACIR PEREIRA

A caveira do turismo

Tem caveira de burro enterrada no aeroporto de Florianópolis. Há décadas que os catarinenses lutam pela construção de um novo terminal. E a cada etapa vencida surge um obstáculo inesperado para atrapalhar os planos dos que desejam a cidade com um receptivo aéreo condizente com sua potencialidade turística.

O presidente da Associação Comercial de Florianópolis, Dilvo Tirloni, esteve visitando a direção da Infraero acompanhado de vários empresários. Queria notícias sobre esta novela, que se arrasta de forma melancólica, com prejuízos incalculáveis para toda Santa Catarina: a construção do novo terminal.

A esforçada diretora Maria Edwiges Madeira deu boas e más notícias. As positivas dizem respeito à contratação da empresa que deverá construir o novo aeroporto. A licitação está na rua, várias empreiteiras se apresentaram. Mas já surgiu o primeiro impasse. Recursos administrativos questionando critérios da concorrência.

Os recursos orçamentários estão garantidos, disse a diretora. São da ordem de R$ 295 milhões e estão escorados pelo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. A saber quando o processo termina, quando o contrato será assinado e, sobretudo, quando as obras terão início. Edwiges prometeu para o início do próximo ano.

A pior notícia relaciona-se à área de construção. Até agora não foi ainda autorizada pela Universidade Federal de Santa Catarina a transferência de 60 mil metros quadrados de terreno, indispensável para a execução do projeto. E já surgiram resistências na universidade. Como a decisão será do Conselho Universitário, colegiado eclético onde tudo pode acontecer, a preocupação aumenta. A proposta do governo é de permuta daquele terreno por outro, no Itacorubi, ao lado do Centro Agroveterinário, reservado para o jardim botânico da Ilha. Assunto entregue à Secretaria de Administração.
                               
Comparativo

A Infraero está devendo o novo terminal há pelo menos 15 anos. Os primeiros estudos são da década de 1990, antes que se cogitasse dos novos aeroportos de Curitiba e Porto Alegre. O tempo foi passando, gaúchos e paranaenses se mobilizaram, em Brasília, e o que se tem hoje é uma lástima: Florianópolis tem o pior aeroporto entre as capitais e o mais acanhado do Sul, embora seja o de maior movimento de passageiros internacionais.

O Aeroporto Afonso Pena foi entregue em 1996. Tem capacidade para 3,5 milhões de passageiros. O Salgado Filho, aberto cinco anos depois, tem 32 balcões de check-in, sistema integrado e 37 mil metros quadrados de área. Esnoba nos serviços. Entre outros benefícios, conta com três salas de cinema. Ambos moderníssimos e funcionais.

O Hercílio Luz nem começou. O projeto prevê capacidade para 2,7 milhões de passageiros. Hoje já recebe mais de 2 milhões, embora concebido para 980 mil. Mas ganha um “puxadinho”, que Dilvo Tirloni chamava de “remendo”. Mudou de opinião depois da visita, ao constatar várias melhorias. A obra é, na realidade, a chamada “meia sola” e foi executada para receber, em maio, a reunião do Conselho Mundial de Turismo.

O último encontro do WTTC foi em Dubai, que possui um dos mais modernos e movimentados aeroportos do mundo. Só um dos terminais pode operar com 17 mil passageiros ao mesmo tempo. Tem 221 balcões de check-in, por onde passam 40 milhões de passageiros por ano.

Florianópolis vai receber, em maio, a nata do turismo mundial. Seu aeroporto não tem, sequer, um único finger. Com mau tempo, é com galocha e guarda-chuva.

(Moacir Pereira, DC)

 

Compartilhe este post

Mais Posts

Farol Empresarial: o diagnóstico gratuito que mostra a rota do crescimento para sua empresa
Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC
Deputado Matheus Cadorin apresenta balanço de mandato e propõe uso da tecnologia como política pública em SC

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

Farol Empresarial: descubra como melhorar o seu negócio com o diagnóstico e orientação de nossos epecialistas

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade