Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
Sem categoria
ADVB/SC e Instituto Mapa divulgam em Florianópolis resultado da 2ª edição do IPM
Sem categoria
24 de março de 2011

ADVB/SC e Instituto Mapa divulgam em Florianópolis resultado da 2ª edição do IPM

Desta vez, estudo irá antecipar as tendências de consumo dos catarinenses para os meses de março, abril e maio de 2011, abrangendo a páscoa e o dia das mães

A ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e o Instituto Mapa divulgam, no próximo dia 29 de março, a segunda edição do Índice de Predição de Mercado, estudo que antecipa o comportamento do mercado consumidor e as tendências de consumo relacionadas ao poder de compra dos catarinenses para as principais datas comemorativas do ano. A segunda edição do estudo oferecerá aos setores de comércio, indústria e serviços um Raio X do que os catarinenses pretendem adquirir nos próximos três meses, abrangendo a páscoa e dia das mães. “A pesquisa tem se mostrado muito eficaz para o mercado. Através dela, os empresários catarinenses já puderam definir com antecedência decisões estratégicas, antecipando ou retardando ações de marketing, de logística, de condições de pagamento, entre outros para as festividades de final de ano”, explica a presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares.

A primeira edição do estudo, que antecipou as tendências de consumo para os meses de novembro e dezembro de 2010 e janeiro de 2011, apontou que 25% a 23% da população catarinense pretendia adquirir, naquele período, óculos de sol ou de grau, material de construção e móveis residenciais. A pesquisa indicou, ainda, que a procura por eletrodomésticos, aparelhos celulares e eletroportáteis continuaria grande, esses foram os três bens duráveis que completaram a lista dos seis mais desejados com 14, 12 e 10% de intenção de compra, respectivamente. Os demais bens duráveis que finalizaram a lista dos 12 itens mais cobiçados pelos catarinenses foram: carro ou moto (9%), joias e relógios (9%), computador (9%), aparelho de TV (9%), outros áudio e vídeo (8%) e, por último, imóveis (6%).

Com relação aos bens semiduráveis e não duráveis 48% dos catarinenses responderam que pretendiam gastar mais em vestuário do que no trimestre anterior (agosto, setembro e outubro). O gasto com supermercado também cresceria, de acordo com a pesquisa 52% dos catarinenses pretendiam gastar mais nos meses de novembro e dezembro de 2010 e janeiro de 2011 do que gastaram no trimestre anterior a pesquisa. “Observando a movimentação do mercado, pudemos perceber que os dados apresentados na 1ª edição do IPM realmente se confirmaram. Agora é aguardar a segunda edição da pesquisa”, esclareceu Maria Carolina Linhares.

Metodologia

Para concluir o estudo, o Instituto Mapa entrevistou, no período de 22 de fevereiro a 4 de março, 630 famílias distribuídas nos 19 municípios catarinenses com população acima de 60 mil habitantes, com abrangência das seis regiões do Estado (Grande Florianópolis, Sul, Norte, Serra e Meio Oeste, Vale do Itajaí, Oeste). Com base na intenção de compra futura, criou-se uma estimativa de compra. “Através da avaliação da pré-disposição da população para a compra de bens de consumo e imóveis, tivemos condições de indicar a tendência das vendas para o mercado catarinense para as principais datas do calendário do próximo trimestre”, revelou o diretor de relacionamento com o mercado do Instituto Mapa, Maurício Pantaleão.

O resultado foi colhido com base em uma ampla pesquisa feita com dois grupos distintos: situação econômica familiar e intenção de compra futura. Segundo Maurício Pantaleão, os resultados da situação econômica familiar possibilitam conhecer o clima junto às famílias catarinenses para o consumo, ou seja, o quanto a sua situação financeira está colaborando para que a sua intenção de compras se realize. Já o segundo grupo, trata-se de um conjunto de questionamentos que definem a intenção de compra de bens de consumo (veículos, informática, eletrodomésticos, vestuário e calçados, eletroeletrônicos, compras em supermercados) e imóveis (material de construção).

Serviço:

O que: divulgação do resultado da 2ª edição do IPM (Índice de Predição do Mercado)
Quando: terça-feira, dia 29 de março, às 9hs
Local: sede da ADVB/SC (Rua Presidente Nereu Ramos, 19 | 2º andar – Centro – Florianópolis/SC)
Informações: (48) 32245258/ www.advbsc.com.br

Com informações da ADVB/SC.

Compartilhe este post

Mais Posts

Farol Empresarial: o diagnóstico gratuito que mostra a rota do crescimento para sua empresa
Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC
Deputado Matheus Cadorin apresenta balanço de mandato e propõe uso da tecnologia como política pública em SC

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

Farol Empresarial: descubra como melhorar o seu negócio com o diagnóstico e orientação de nossos epecialistas

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade