Programa ReÓleo

logo reoleo

Programa ReÓleo

Sua empresa descarta o óleo de cozinha da forma correta?

Faça parte do Programa ReÓleo e contribua para um futuro mais sustentável e a preservação do meio ambiente.

O Programa ReÓleo é uma iniciativa da ACIF para minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado do óleo de cozinha usado, promovendo a conscientização sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade ambiental. Por meio de um serviço de recolhimento e reciclagem de óleo de cozinha usado, o Programa ReÓleo atua com coleta em restaurantes, lanchonetes, hotéis, condomínios residenciais e outros estabelecimentos.

Com mais de 25 anos de atuação, o programa ReÓleo já conquistou para Florianópolis, nas edições de 2012 e 2015, o prêmio Guinness World Records, com o título de cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo.

Mais de 5.200 milhões de litros de óleo arrecadados

Mais de 61 mil toneladas de CO² evitados de poluir a atmosfera

Mais de 70 mil pessoas impactadas

Mais de 1.100 horas direcionadas para educação ambiental

*Dados referentes até Outubro/2023

ReÓleo Coleta

Como funciona?

Todo óleo coletado é transportado e reciclado pela empresa especializada Preserve Ambiental, que possui todas as licenças ambientais necessárias para garantir uma destinação correta e ecologicamente responsável.

Ao fazer parte do Programa ReÓleo, você contribui para um futuro mais sustentável e a preservação do meio ambiente. E ainda recebe produtos de limpeza como brinde, conforme a categoria de participação escolhida no programa.

ReÓleo Coleta

Como participar?

Seja um PEV – Ponto de Entrega Voluntário:

Seja um PEV – Ponto de Entrega Voluntário: Um PEV é um local em que a comunidade pode deixar o óleo para ser coletado. Podem contar ser PEVs estabelecimentos Geradores de óleo, como restaurantes, lanchonetes e hotéis ou Condomínios.

Entregue seu óleo usado em um dos PEVs

Todos podem contribuir com o programa e o meio ambiente separando e entregando seu óleo usado em um dos PEVs credenciados.

Como separar o óleo de cozinha usado?

Siga os seguintes passos:

Espere o óleo de cozinha esfriar

Com a ajuda de um funil, o óleo deve ser colocado em uma garrafa pet

Traga a garrafa e entregue em um PEV

Benefícios para a cidade e para o meio ambiente

Você tem regularidade na coleta do óleo, contribuindo para a limpeza e organização dos estabelecimentos participantes

Sua empresa ajuda na destinação ambientalmente sustentável do óleo de cozinha

Você contribui diretamente com o Projeto de Educação Ambiental do ReÓleo

A partir de 3 coletas sua empresa recebe o selo de certificação que comprova a responsabilidade ambiental da sua empresa

Receba produtos de limpeza como brinde, conforme a categoria de participação escolhida no programa

Quero fazer parte do Programa ReÓleo

Você pode se cadastrar diretamente pelo sistema da Área do Associado ACIF. Não perca mais tempo! Faça parte do Programa ReÓleo e aproveite os benefícios.

Como nasceu a iniciativa?

O programa ReÓleo foi criado em 1998 devido a um problema de esgoto na Avenida das Rendeiras causado pelo descarte inadequado de óleo saturado por restaurantes à beira da Lagoa. Esse problema levou a entupimentos e transbordos no sistema de esgoto, o que inspirou os líderes da Câmara da Mulher Empresária da ACIF e da Regional ACIF Lagoa a iniciarem um programa de conscientização.

Em 2002, o programa se fortaleceu com uma parceria com uma empresa especializada em óleo de cozinha saturado, que passou a coletar o óleo dos restaurantes participantes e promover educação ambiental na região da Lagoa da Conceição, envolvendo escolas e expandindo os pontos de coleta.

Prêmios e reconhecimentos

Menção Honrosa no Prêmio Racine (2005)

Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, na área de meio ambiente (2008)

Guinness World Records: Florianópolis, a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo (2012 e 2015)

Homenagem na Câmara Municipal de Florianópolis (2013)

Destaque na Conferência Internacional do Meio Ambiente em Bali, na Indonésia (2014)

Prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC, com o case “Floripa no Guinness” (2014)

Prêmio CERTI de Inovação e Empreendedorismo no Ecossistema de Florianópolis (2018)

Prêmio CDL Bem Maior (2018)

Premiação ODS SC (2019)

21º Prêmio Fritz Müller (2019)

Selo ReÓleo

O Selo ReÓleo tem como objetivo certificar sejam eles PEV’s, geradores ou condomínios, que reciclam o óleo de cozinha e afirmar que o determinado estabelecimento se compromete com a responsabilidade ambiental.

Critérios de utilização:

Estar cadastrado no Programa Reóleo como pessoa jurídica;

O selo poderá ser adquirido a partir de 3 coletas realizadas no local cadastrado e terá validade de 1 (um) ano, sendo renovado conforme continuidade de participação no Programa Reóleo para que se mantenha sua identidade visual atualizada e vigência anual;

O conveniado poderá utilizar o selo, enquanto houver coletas frequentes no ponto cadastrado;

A utilização do selo, será interrompida no caso de encerramento de contrato de adesão ao Programa Reóleo ou após 6 meses de coleta não realizada. Podendo o conveniado retornar a utilização do selo, somente após a retomada da coleta.

logo oleo liza + acif

Reciclar é Educar

As palestras Reciclar é Educar tem como proposta educacional a conscientização de crianças, adolescentes e da comunidade a partir de palestras educativas sobre o meio ambiente, com foco nos malefícios que o óleo de cozinha utilizado pode causar caso despejado na natureza. As palestras são adaptadas conforme a faixa etária do público, com apresentações lúdicas.

Leve uma palestra do Reciclar é Educar para sua escola! Cadastre-se pelo botão abaixo e agende sua palestra:

Gincana ReÓleo

A Gincana ReÓleo é um circuito que a cada ano engaja e movimenta as escolas de Florianópolis pela conscientização ambiental e arrecadação de óleo de cozinha usado, premiando todo ano as escolas campeãs.

Com diversas atividades educativas e campanhas de arrecadação, a gincana tem como objetivo conscientizar os alunos das escolas de Florianópolis a tomarem atitudes voltadas para o bem do meio ambiente.