fbpx
Loading...

Santo Antônio de Lisboa Promove a festa do Divino

2 de setembro de 2009 - Novidades

Comunidade de Santo Antônio de Lisboa promove Festa do Divino

A comunidade de Santo Antônio de Lisboa revive a partir desta quarta-feira (2/09) uma das mais antigas tradições de influência açoriana. A Festa do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Necessidades, que é realizada na Freguesia desde 1754, vai oferecer até domingo (6/09) uma variada programação cultural e religiosa. O evento é patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio do Centro de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) e Colégio Cruz e Sousa.  
O Ciclo do Divino em Santo Antônio de Lisboa iniciou em 31 de maio com o périplo das Alfaias e da Bandeira do Divino pelas ruas do distrito, prosseguindo com a realização de novenas e execução de ladainhas em latim. No último final de semana de agosto, durante a realização da 12ª Farinhada na comunidade, a Festa do Divino foi lançada oficialmente, tendo como anfitriões Agenor e Josilene de Andrade, que formam o Casal Imperial de 2009.

 História e tradição

A comunidade de Santo Antônio de Lisboa teve origem a partir da concessão das primeiras sesmarias de duas léguas de terra entre a Lagoa e o Rio Ratones ao Padre Matheus de Leão e companheiros, em 11 de janeiro de 1698. Com a chegada dos açorianos a partir de 1748, a localidade tomou impulso e foi elevada a categoria de freguesia em 27 de abril de 1750 sob a invocação de Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades (freguesia era a menor unidade política, administrativa e religiosa do Reino português).

A construção da Igreja da comunidade foi concluída em 1754. É considerada uma das mais belas expressões do barroco no sul do Brasil. As terras da igreja foram doadas por Dona Clara Manso de Avelar, devota de Santo Antônio que, por isso, tornou-se padroeiro secundário, dando nome oficial à Freguesia a partir de 1856. Em 1943 o interventor federal Nereu Ramos mudou o nome para Rerituba (abundância de ostra em guarani). Em 1948, o distrito recebeu o nome atual: Santo Antônio de Lisboa.  

A Festa do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Necessidades de Santo Antônio de Lisboa acontece desde 1754. Comemorada a partir das Festividades de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), o evento une a espiritualidade e o folclore para agradecer ao Espírito Santo os dons e graças recebidas – devoção que tem mantido a tradição em pleno século 21. Junto com os folguedos populares, shows, apresentações artísticas e foguetório, há uma longa programação religiosa que abrange novenas, tríduos, missa solene com coroação, Te-Deum, bênção, procissão do séquito imperial e périplo da Bandeira do Divino, sendo sua presença emblemática em todas as cerimônias.

Programação 
 
Quarta-feira (2/09) – Abertura da Festa
 
20h  – Missa dos juízes e mordomos da Festa do Divino 2009

Animação: Alice, Rafael de Castro e Rafael 

Celebrante: Pe. Alcides Albony Amaral21h  

– Encenação da peça “O milagre do Divino” pelo Grupo de Jovens São Francisco de Assis de Santo Antônio de Lisboa.

21h30  – Abertura da Instalação “Um altar para o Deus Consolador” de Jone Cezar de Araújo no Consistório da Igreja/ Realização Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.

Local: Igreja e Salão Valérico João de Sousa
 
 
Quinta-feira (3/09)
 
20h30    – Cantus Firmus (Música medieval e renascentista).

Direção Jefferson Bittencourt. Concerto de Música sacra.

21h    – 5º Cozido Divino / Realização: Associação dos Manezinhos da  Ilha. Durante o cozido haverá projeção de fotografias sobre o Ciclo do Divino de Santo Antônio de Lisboa de Velho Bruxo/ Edson Luiz da Silva e Exibição de vídeos sobre Festas do Divino na Ilha do Pico e na Ilha de São Jorge/Açores, Portugal.

21h30    – Trio Gente da Terra.

Local: Igreja e Salão Valérico João de Sousa 
 
Sexta-feira (4/09)
 
20h    – Desfile do Grupo Olaria de Sambaqui e Boi de Mamão da Associação do Bairro de Sambaqui

20h20    – Desfile da Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina

20h30    – 8º. Desfile de carros de boi/ Realização Associação dos Engenhos de Farinha de Santo Antônio de Lisboa.

22h  – Grupo Sertanejo Universitário: Ander e Fael

01h30   – EncerramentoLocal: Rua Cônego Serpa e Adro da Igreja
 
 
Sábado (5/06)
 
12h    – Largada da 2ª Regata do Divino com benção do pároco na Praia da Freguesia/ Promoção: Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano.

19h    – Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte. Saída da Casa de Alda Branco. Rua Cônego Serpa, 227 .

19h30    – Coroação da Imagem Secular de Nossa Senhora das Necessidades

20h    – Missa Solene / Coral Nossa Senhora das Necessidades

Celebrante: Padre Dr. Edinei da Rosa Cândido

21h30     – Queima de Fogos

22h30    – Banda Mister Joker

01h30    – Encerramento
 
 
Domingo (6/06)
 
10h    – Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte/ Saída: Residência da família Imperial / Caminho dos Açores, 1180.

10h30    – Missa Festiva de Coroação do Rei / Cantor Henrique

Celebrante: Pe. Alcides Albony Amaral

12h     – Almoço Festivo / Cantor Ronny Valença e Banda Amor à Arte

14h30  – Grupo de Recreação do Hotel do SESC de Cacupé15h30    – Boi de Mamão da Associação do Bairro de Sambaqui 16h    – Café Açoriano

18h      – Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte. Saída da Casa de Alda Branco. Rua Cônego Serpa, 227

18h30    – Cerimônia de transmissão da Coroa ao novo Casal Imperial e divulgação dos juízes 2010/ Animação Alexandre Queiroz e família
Celebrante: Pe. Alcides Albony Amaral

20h30  – Show para o novo Imperador: Grupo Sertanejo Universitário Hellipe e Helon

01h00  – Encerramento
 

LEIA TAMBÉM

ACIF e a história do turismo em Floripa
5G em Floripa: o progresso da cidade não pode esperar
23 de Setembro – 40 anos da morte do presidente da ACIF e Facisc, Lédio Martins

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...