Loading...

ACIF Centro promove dia do ‘Lixo Zero’, com ações de conscientização e recolhimento de materiais descartáveis

22 de outubro de 2015 - Novidades

Evento acontece neste sábado (24) no passeio da Av. Hercílio Luz, das 10h às 16h e também conta com atendimentos da OAB Cidadã, Projeto Sorriso Novo e recreação do SESC.

 

Você sabia que uma única pessoa pode gerar cerca de 270 quilos de lixo durante um ano? E que a produção mundial de resíduos chega a 1,84 toneladas no mesmo período? Mas apesar destas enormes quantidades de resíduos, o problema maior na forma como são descartados e depositados todo este material. No Brasil, por exemplo, a geração de lixo avançou cinco vezes mais em relação ao crescimento populacional de 2010 a 2014, mas 38% dos brasileiros (78 milhões de pessoas) continuam sem acesso a serviços de tratamento e destinação adequada de resíduos, segundo dados  da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).  Das 78,6 milhões de toneladas geradas no país em 2014, quase 30 milhões foram dispostas em lixões e aterros, locais que oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde.

Uma forma de alertar a população sobre o correto descarte, reciclagem, reaproveitamento e redução da produção de resíduos, é a Semana Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil em diversas cidades brasileiras. Neste ano, a semana será de 23 a 31 de outubro. Em Florianópolis, a Regional Centro da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) terá atividades de conscientização e recolhimento de materiais recicláveis em apoio ao evento nacional. “O lixo é uma problemática que envolve toda uma comunidade. Por isso, pensamos em um evento em que pudéssemos mostrar diretamente para as pessoas como cada um pode diminuir sua quantidade de resíduos e também as melhores maneiras de descartá-los e até reaproveitá-los”, explica Luiz Carlos Padilha, diretor da regional da entidade. Segundo ele, a ideia é tornar o evento periódico e até leva-los para outros bairros.

O evento da ACIF Centro será no sábado (24), das 10h às 16h. No espaço montado no passeio da Avenida Hercílio Luz (em frente à Praça Olívio Amorim, entre as Ruas Hermann Blumenau e Rua José Jacques) haverá coleta de óleo vegetal em parceria com o ReÓleo; de eletrônicos em parceria com o CDI; e de outros materiais como pilhas, baterias, com o apoio de cooperativas da Comcap. Também será montado um bazar com peças de artesanato confeccionadas com material reciclado. A programação do evento ainda conta com orientação jurídica da OAB Cidadã, atendimentos odontológicos do Projeto Sorriso Novo e recreação do SESC.

Semana Lixo Zero
A Semana Lixo Zero promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil envolve a sociedade para refletir sobre a gestão de resíduos e difundir o conceito Lixo Zero, promovendo metas e práticas relacionadas à causa.  É um evento multidisciplinar, realizado em diferentes locais, com diferentes públicos. Uma semana de workshops, palestras, debates e outros eventos sobre o tema. Em 2015, acontece de 23 a 31 de outubro nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Tubarão.

 

LEIA TAMBÉM

Camerata Florianópolis traz seu quinteto de cordas no Festival Viva a Lagoa
ACIF recebe candidato ao senado Jorge Seif, acompanhado do empresário Luciano Hang
Jorginho Mello, candidato ao governo de Santa Catarina, participa de encontro na ACIF

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...