Forbrukslån Billig | Sähkövertailu | Sammenlign Kredittkort | Solcelleanlegg | Boligalarm Pris | Forsikringsselskaper | Mobilselskaper 2019 | Sammenlign Håndverkere
Loading...

Semana do meio ambiente: conheça o ReÓleo

1 de junho de 2020 - Notícias em Geral

Semana do meio ambiente: conheça o ReÓleo

 

Devido a semana do meio ambiente, vamos trazer assuntos de importância ambiental para vocês. Como a reciclagem de matérias que muitos de nós não sabemos qual é o destino final correto. Por exemplo, o óleo de cozinha.

Muitos podem pensar que o óleo de cozinha usado pode ser jogado no ralo da pia, no vaso sanitário ou com o lixo orgânico. Mas, esse é o destino errado, uma vez que pode levar a contaminação do solo, atmosfera e dos mananciais aquáticos.

Lembre-se que o descarte deve ser feito de maneira correta, e dentro de uma garrafa pet de plástico. Uma vez que as garrafas de vidro podem se quebrar, e derramar o conteúdo. E claro, espere o óleo esfriar.

A consciência ambiental tem que partir de nós, para frear a poluição e desmatamento que vem ocorrendo. Por isso, saber como cada material deve ser descartado é muito importante. O óleo de cozinha pode virar sabão, numa receita bem famosa entre os mais velhos. Mas ele também pode ser levado para locais de coleta especializados.

Como é o caso do programa ReÓleo, da ACIF. Criado em 1998, o programa já arrecadou mais de 4,8 milhões de litros de óleo vegetal. Isso fez com que Florianópolis fosse a cidade que mais recicla óleo vegetal no mundo, por dois anos consecutivos (até está no Guinness Book)

Junto com o Projeto de Educação Ambiental, desde 2002, o ReÓleo vai até às escolas, realizando palestras lúdicas com as crianças, e as conscientizando sobre a importância da preservação ambiental, além de orientações para atitudes que promovam a sustentabilidade.

Além disso, o programa já recebeu diversos prêmios, como o reconhecido pela Câmara de Vereadores de Florianópolis.

Até abril de 2020, os principais resultados do ReÓleo foram:

Litros de óleo:  mais de 4.800 milhões litros de óleo arrecadados.

Água preservada: mais de 4.800 trilhões de litros de água.

Pessoas impactadas:  mais de 58.000 pessoas. 

Ações realizadas: mais de 560 ações de educação ambiental. 

Pontos de coleta ativos: aproximadamente 600 pontos de coleta ativos participantes no reóleo. 

Selo ReÓleo

O programa também conta com o Selo ReÓleo, que tem o objetivo de identificar todos os estabelecimentos, sejam eles PEV´s, geradores de óleo ou condomínios, que têm responsabilidade ambiental, e descartam corretamente o óleo de cozinha usado.

Critérios de utilização:

  • Estar cadastrado no Programa Reóleo como pessoa jurídica;
  • O selo será enviado a partir de 6 meses de cadastro no Programa Reóleo e com no mínimo uma coleta realizada;
  • As Vias Gastronômicas da ACIF serão orientadas a fazerem parte do Programa e poderão inserir em seus cardápios o Selo Reóleo. Neste caso, por participarem da Via Gastronômica, receberão o selo logo que aderirem ao programa
  • Não haverá custo para o estabelecimento que desejar obter o selo verde;
  • Destinar o óleo de cozinha usado exclusivamente para o Programa ReÓleo.
  • O Selo também será enviado por e-mail para utilização em mídias sociais e materiais impressos dos estabelecimentos que o receberem.

Se você ficou interessado no programa, e quer descartar seu óleo de cozinha corretamente entre em contato.

Whatsapp: (41) 8880-6376

E-mail: coleta@ambientalsantos.com.br

Veja aqui os pontos de coletas de óleo de cozinha: https://www.acif.org.br/produtos-e-servicos/reoleo/pontos-de-entrega/

Ou se você quer fazer parte do programa, acesse este link.   

 

LEIA TAMBÉM

Novos procedimentos para a volta das atividades econômicas em Florianópolis
ReÓleo: 22 anos de educação ambiental
A gente reage juntos: com diálogo e responsabilidade nós vamos superar

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...