Norges Beste Forbrukslån | Laina | Kredittkort | Strømleverandører | Sammenlign Alarmselskaper | Sammenlign Forsikringer | Beste Mobilabonnement 2019 | Best i Test Varmepumpe 2019
Loading...

A gente reage juntos: com diálogo e responsabilidade nós vamos superar

6 de julho de 2020 - Notícias em Geral

A gente reage juntos: com diálogo e responsabilidade nós vamos superar

 

A ACIF, que desde o começo do isolamento social luta pela retomada do comércio de forma segura e responsável, conseguiu vencer mais uma batalha. Após muitas reuniões e com o apoio de alguns vereadores – em especial o empenho do vereador Miltinho Barcelos (DEM) – conseguimos suspender o fechamento das atividades econômicas e retomar o diálogo com o executivo municipal.

No dia 24/06, Florianópolis anunciou o fechamento de shoppings, academias e galerias comerciais por 14 dias. Mas depois de muitas reuniões com representantes dos setores, esses estabelecimentos puderam reabrir no dia 30/06.

A ACIF liderou a primeira reunião com a administração pública, na sexta-feira, 26, juntando outras entidades do setor produtivo, para que pudessem chegar a um consenso sobre a retomada das atividades comerciais. A agenda com o executivo contou com a ajuda do vereador Miltinho, haja vista dele ter protocolado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 2464/2020) no dia 23.

O projeto pedia a sustação do artigo 4o. do Decreto Municipal de fechamento das atividades, já que cabe a administração pública fiscalizar e tomar as providências necessárias para que a população cumpra com as regras de distanciamento e como uso de máscaras pela cidade. E os empresários não podem parar por uma falta de fiscalização o órgão público.

O vereador ainda reforçou a decisão com números atuais sobre a situação do comércio na nossa cidade. Segundo dados dos Shoppings Centers, até 18 de junho, 25 lojas tiveram que fechar suas portas, demitindo 260 funcionários. Além disso, mais de 400 trabalhadores dos shoppings tiveram que ser dispensados. 

Com esses dados, podemos ver que sem a volta do comércio a economia não iria aguentar por muito mais tempo. Além da queda de circulação do dinheiro, aconteceram muitas demissões por causa do fechamento.

Assim, fica insustentável manter setores econômicos fechados por um longo período. Segundo o presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni, “é possível retomar as atividades, desde que as academias, shopping centers e galerias sigam rígidos protocolos, de acordo com o exigido para o funcionamento.” Leia na íntegra aqui.

Com a reabertura, os estabelecimentos terão que seguir um novo protocolo de prevenção à pandemia. Isso inclui a testagem por amostragem para identificar, e posteriormente isolar, profissionais que estiverem contaminados implementação do sistema de QR code para garantir um controle rastreamento de possíveis clientes positivos à COVID-19, assim como já é feito nos ônibus, e procedimentos de desinfecção bem mais rigorosos.

Essa testagem será feita em parceria com o Movimento Floripa Sustentável, para arcar com os custos da contratação de profissionais de saúde. Segundo a presidente do movimento, Zena Becker, o objetivo é usar os testes rápidos para identificar os casos positivos em profissionais sem sintomas e isolar esses trabalhadores.

Confira o decreto publicado no dia 30/06, com as novas medidas da volta do comércio.

LEIA TAMBÉM

Seguir em Frente: ACIF auxilia muitos associados
Festival Viva Lagoa 2020
Pacto Floripa e a retomada da economia

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...