Loading...

Histórico ReÓleo

Menu Horizontal

Histórico e conquistas

A criação do programa ReÓleo ocorreu em 1998, a partir de uma constatação feita por lideranças da Câmara da Mulher Empresária da ACIF e da Regional ACIF Lagoa. Na época, foi verificado que o esgoto local aflorado na Avenida das Rendeiras era proveniente de um entupimento, causado pelo despejo inadequado do óleo saturado por parte dos restaurantes da orla da Lagoa. Essa confirmação se deu por meio da análise de técnicos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN, que o óleo saturado acumulava o sistema de esgoto, provocando inúmeros entupimentos, além de dificultar o trabalho das unidades de tratamento e contribui para que as elevatórias transbordem em diversos pontos.

Em 2002, o ReÓleo tomou corpo com o início de uma parceria com uma empresa especializada em óleo de cozinha saturado, que realizava a coleta nos pontos das empresas participantes. O projeto de educação ambiental na região da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, envolvendo escolas da região e coletando o óleo saturado nos pontos de coleta que iniciaram a participação no programa.

Em 2005, o projeto foi ampliado, fazendo com que a ACIF, por meio do programa recebesse a Menção Honrosa no Prêmio Racine de 2005, sendo reconhecido em nível nacional.

Em 2006, o programa foi registrado com o nome de Reóleo e ganhou um logotipo próprio. Além disso, iniciou-se a parceria com uma nova empresa que ficou responsável que ficou responsável pelo processo de logística e reciclagem de óleo.

No ano de 2008 o programa foi um dos ganhadores do Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, na área de meio ambiente, sendo reconhecido pelo trabalho e preocupação ambiental em prol da sociedade. Com a chegada do Diretor Luiz Antônio Falcão de Moura em 2011, criou-se o Programa de Educação Ambiental chamado “Reciclar é Educar”, que trouxe a proposta de estimular a participação dinâmica e efetiva da comunidade, por meio de palestras criativas, que transmitem os valores de sustentabilidade socioambiental. Além do reconhecimento por suas ações de sustentabilidade, o programa Reóleo, nas edições de 2012 e 2015 do Guinness World Records, conquistou para Florianópolis, o título de cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo.

Em 2013, quando o programa completou 15 anos, recebeu a homenagem na Câmara Municipal de Florianópolis devido aos inúmeros benefícios ambientais proporcionados ao município.

Em 2014, o Reóleo atingiu o recorde de mais de 52 mil litros de óleo coletados em um mês, chegando a um total de mais de 2 milhões e 800 mil de litros de óleo de cozinha utilizado, o que evitou a emissão de 31,7 mil toneladas de CO2. Neste mesmo ano, foi destaque na Conferência Internacional do Meio Ambiente em Bali, na Indonésia, além de vencer o importante e reconhecido Prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC, com o case “Floripa no Guinness.

Ao longo do seu desenvolvimento o Programa Reóleo, conquistou diversos prêmios, em 2018 recebeu o Prêmio CERTI de Inovação e Empreendedorismo no Ecossistema de Florianópolis e o Prêmio CDL Bem Maior. Em 2019, recebeu a Premiação ODS SC 2019. A premiação teve objetivo de reconhecer e valorizar as iniciativas realizadas para o alcance das diretrizes das ODS realizadas pelos Signatários do Movimento. E o 21º Prêmio Fritz Müller realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA).

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...