Loading...

Vale a pena internacionalizar a sua empresa?

19 de dezembro de 2022 -

Vale a pena internacionalizar a sua empresa?

A internacionalização é uma alternativa interessante para enfrentar situações de crise no Brasil, acessar mercados internacionais e encontrar novas oportunidades de negócios.

Você já pensou em levar a sua empresa para fora do país? Saiba que esta não é uma estratégia única de grandes marcas. Não importa o segmento ou tamanho, toda empresa tem potencial para envolver-se no mercado internacional.

A internacionalização de empresas é quando uma organização começa a atuar em outros países, seja exportando algum produto ou mesmo abrindo uma franquia no exterior.

Levar uma empresa para fora é um desafio e tanto, por isso é tão importante analisar os cenários do mercado, elaborar um bom planejamento e pensar estratégias para colocar o plano em prática.

Como funciona a internacionalização de uma empresa

Não existe um perfil específico para atuar no mercado internacional, basta que a empresa seja competitiva, garanta sua oferta de valor dos serviços ou produtos e estude bem o mercado em que atuará.

Até mesmo micro e pequenas empresas podem investir no mercado estrangeiro. O importante é ter em mente que este agora é um cenário novo e mais desafiador, principalmente quando olhamos para questões tributárias e jurídicas. Cada país tem suas próprias leis regulamentações e por isso é fundamental estar por dentro destes detalhes.

Outro fator é sobre a demanda que será trabalhada com o produto ou serviço. E quando se olha para fora do mercado brasileiro existem diversas opções, inclusive fora do atual mercado de atuação da empresa, que podem se tornar grandes oportunidades para o sucesso da internacionalização. Ao analisar o mercado será preciso observar também toda a realidade cultural deste novo público.

Algumas maneiras atuar no mercado internacional são:

  • Exportação: produzindo em solo nacional e vendendo para fora
  • Investimento direto: adquirindo uma empresa já existente, com pessoa jurídica já licenciada no país de origem
  • Joy venture: fechando uma parceria com outra empresa com o objetivo de desenvolver um projeto em conjunto
  • Franchising: vendendo a marca a um valor específico mais um valor mensal de royalties

Motivos para internacionalizar sua empresa

Abaixo, você confere algumas razões pelas quais a internacionalização pode ser uma ótima forma de expandir a sua empresa ainda mais:

Conquista de novos mercado

Uma das principais vantagens da internacionalização para empresas é a ampliação dentro do mercado de atuação. Se há baixa demanda para um tipo de público, em outro país o cenário pode ser totalmente diferente. A empresa também não fica dependente da sazonalidade, por exemplo, quando se vende muito em alguns meses específicos e tem baixas consideráveis no restante do ano, podendo prever os períodos de baixas vendas e continuar lucrando o ano todo.

Diversificar o risco

Investindo internacionalmente você tem mais garantias já que seu faturamento não depende exclusivamente de um único cenário econômico. Quando a crise se limita ao mercado nacional, faz toda a diferença estar atuando também em outros países.

Criar uma marca global

Estar presente no mercado internacional cria oportunidades únicas para as empresas. É a chance de estar bem posicionado estrategicamente e ganhar visibilidade e relevância para a marca. Além disso, o mercado estrangeiro acaba cobrando ainda mais por qualidade nos produtos e serviços das empresas, o que eleva o valor agregado.

Crescimento das vendas

Com a internacionalização, a empresa não fica limitada ao mercado nacional, o que gera oportunidades ainda maiores para crescer o número de vendas e lucrar mais, principalmente em segmentos saturados no cenário nacional.

Redução dos custos de produção

Quando se produz em larga escala para o mercado internacional, reduz-se o valor de negociação, podendo a empresa produzir mais com custos menores e a um valor final mais barato. Além disso, dependendo do país que importará o produto, a carga tributária também pode ser muito menor.

Conclusão

E como avançar na internacionalização de uma empresa? É importante ter em mente alguns passos fundamentais para incluir nessa jornada:

Avalie seu negócio para entender o panorama financeiro da empresa e estude bem os países de interesse para investir, suas legislações, questões trabalhistas e registro de marca, etc. Crie um plano estratégico para a jornada e defina o objetivo da internacionalização.

Por fim, conte com profissionais e organizações que vão te ajudar a iniciar sua jornada internacional. O Floripa Business Hub, programa de relações internacionais da Associação Empresarial de Florianópolis – ACIF, é um deles e pode ajudar neste primeiro passo.

Crédito da imagem: Imagem de Freepik

LEIA TAMBÉM

Esporte, saúde e bem-estar: conheça as iniciativas da ACIF
Conheça as iniciativas da ACIF focadas no empreendedorismo feminino
Sodexo: veja a importância de investir nesse benefício para seus funcionários

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...