Forbrukslån | Sähkön Hinta | Beste Rabatt Kredittkort | Spotpris Strøm | Billigste Boligalarm 2019 | Hesteforsikring | Mobilselskaper 2019 | Fuktsikring
Loading...

O crescimento das corridas de rua

1 de novembro de 2018 -

O crescimento das corridas de rua

Forma física, lazer, qualidade de vida, prevenção de doenças e competição em alto rendimento. A lista de motivos cresce no mesmo ritmo das corridas de rua pelo país. Um exemplo disso é a oferta de eventos da modalidade, toda semana há um disponível na região do corredor. Correr virou febre e envolve de crianças aos idosos. Tanto que a estimativa atual é de 8 milhões de pessoas correndo por ruas, parques e avenidas e que seja o segundo esporte mais praticado no Brasil, atrás apenas do futebol.

Ainda que não esteja disponível uma pesquisa recente e confiável para aferir o número, não é difícil entender o motivo de notar cada vez mais pessoas correndo. A modalidade não exige habilidades específicas para a prática que provê benefícios para a saúde, física e mental. É uma das melhores e mais seguras atividades aeróbicas, capaz de prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sem contar o baixo investimento. Com um par de tênis em bom estado já é possível dar as primeiras passadas.

No entanto, é o valor social que justifica o sucesso e a expansão. A corrida é uma afinidade que aproxima pessoas. Simplesmente conversar sobre a modalidade ata os primeiros laços entre praticantes, independente dos objetivos que tenham e as distâncias que pretendem superar. Os grupos de corrida têm importante papel nisso, porque reúne praticantes. O crescimento destes também é notável. De acordo com o Associação de Treinadores de Corrida de Rua de Santa Catarina (ATC-SC), são 50 assessorias no Estado, sendo 32 apenas na Grande Florianópolis. Há cinco anos, eram 10 em todo o território catarinense.

As assessorias agrupam corredores que buscam do alto rendimento ao lazer. Atualmente, os alunos servidos por elas também são colegas de trabalho. Empresas encontram na modalidade um potencial de integração entre seus funcionários e têm contratado profissionais de Educação Física para formar grupos de corrida entre seus colaboradores. A medida tem como reflexo maior produtividade e melhores condições de saúde dos trabalhadores. O amadurecimento e profissionalização deste nicho esportivo obrigou as assessorias a expandirem serviços e fossem além de treinamentos de corrida especializados. Hoje há oferta de nutricionistas, massagistas e médicos que provém maior conforto e segurança aos alunos.

Outro aspecto que corrobora para com o crescimento do segmento é a diversidade de eventos do gênero, que vai de faixa etária até a preferência do público. Aos jovens que pretendem aliar diversão à prática a pedida tem sido as corridas noturnas com festas. Geralmente com distâncias mais curtas, de até 10 quilômetros, o percurso tem Iluminação especial e DJs. Aos que preferem contato com a natureza e uma dose de desafio as trail runs são as mais indicadas. Há trilhas, bosques, praias e montanhas pelo caminho e geralmente com a oferta de formar equipes para superar o trajeto. As belezas naturais de Florianópolis atraem corredores para participarem do Revezamento Volta Ilha e do Mountain Do Lagoa da Conceição.

A expansão da modalidade ainda aquece a economia voltada ao segmento esportivo. O faturamento das organizadoras de provas e de feiras de corridas e do comércio de material esportivo e até de suplementos voltados à atividade cresce em um ritmo de 45% ao ano, conforme estimativas mais recentes.

E isso que a linha de largada mal ficou para trás.

Fabiano Braun de Moraes
Mestre em Ciencias do Movimento Humano
Conselheiro do CREF3/SC
Diretor Tecnico Floripa Runners
CREF 001807-G/SC
membro do Núcleo de Assessorias Esportivas.

LEIA TAMBÉM

A EXPERIÊNCIA WEB SUMMIT 2018
Ser mulher e a coragem de ser imperfeita
Protagonismo na mídia

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...