fbpx
Loading...

Como manter a equipe engajada no trabalho?

13 de janeiro de 2022 -

Como manter a equipe engajada no trabalho?

Principalmente no decorrer dos primeiros meses de pandemia, as empresas que puderam migrar para o trabalho remoto viram um desafio ainda maior no quesito engajamento. Cada vez mais pesquisas mostram que os profissionais cobram por motivação por parte das empresas.

Por isso, querendo ou não, o empresário moderno precisa olhar com atenção para diferentes maneiras de engajar suas equipes e trazer a motivação necessária, durante o expediente e também fora dele.

Uma pesquisa realizada em 2020 pela ADP Research mostrou que apenas 18% dos trabalhadores brasileiros estavam totalmente engajados. A pesquisa analisou bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, padrão de vida, entre outras condições. Correlacionando com o nível de dedicação, vigor e absorção desses. O resultado mostrou que colaboradores com melhores condições pessoais de felicidade apresentam maior engajamento no trabalho.

Outra pesquisa, feita pela consultoria Gallup, mostrou que no Brasil funcionários desengajados podem gerar, anualmente, prejuízos bem altos para as empresas. Os estudos com empresas de diferentes setores mostraram também que cerca de 30% dos funcionários dessas empresas estão distantes do engajamento esperado por seus líderes.

Quando um colaborador está engajado, ele está mais satisfeito com as condições de trabalho e mais motivado a entregar com qualidade o que se propõe.

Como consequência, a empresa se torna mais produtiva, com funcionários mais felizes e com mais energia, com menores taxas de turnover (rotatividade de colaboradores), e preocupando-se em até 10x menos com faltas por motivos de saúde.

Por que se preocupar com engajamento dos colaboradores?

Um alto engajamento entre os funcionários traz inúmeros benefícios para a empresa.  Engajar e manter engajada a equipe ajuda na produtividade, no crescimento das vendas e, consequentemente, no faturamento.

Outro motivo é a garantia do bem-estar. Quando a empresa engaja seus funcionários, ela dá propósito a eles para trabalhar com mais vontade e satisfação. Isso promove bem-estar, ao mesmo tempo em que cuida da saúde mental dos colaboradores.

Esse cuidado reflete também na autoestima profissional. Cuidando do bem-estar, a empresa traz otimismo e orgulho em fazer parte.

Por fim, como resultado macro, sua empresa ganha valor de mercado e competitividade. Afinal, equipes motivadas trazem credibilidade no mercado sobre a qualidade dos serviços ou produtos de uma empresa.

Com uma boa reputação, a empresa conquista novos clientes e bons candidatos a vagas de emprego, ampliando a cartela de clientes e retendo também os talentos que já fazem parte do time.

Um time comprometido também irá recomendar mais a empresa e buscar mais soluções e ideias para entregar mais e melhor.

8 dicas de gestão para manter a equipe engajada no trabalho

Agora que não restam dúvidas sobre a importância do engajamento dos colaboradores para o sucesso de uma empresa, confira algumas dicas para começar hoje mesmo a engajar mais seu time dentro do seu negócio:

Conheça sua equipe

Olhar para cada um dos colaboradores como as pessoas que são é o primeiro passo para valorizá-los da maneira correta. Nem todos somos motivados da mesma forma. Por isso, conheça bem as pessoas que trabalham com você, como é a família delas, quais seus hobbies, seus sonhos, planos, dilemas e preocupações. Isso vai ajudá-lo a entender o que realmente as motivam.

Ouça seus colaboradores

O feedback é a melhor ferramenta para acompanhar o nível de satisfação de uma equipe e ajudar a desenvolver carreiras. Conhecendo melhor sua equipe você vai saber qual a melhor abordagem para conseguir esses feedbacks. Deixe claro que a opinião deles é importante e que o espaço de feedback é um canal aberto sempre que precisarem. Às vezes, tudo o que um colaborador desmotivado precisa é ser ouvido.

Desenvolva e incentive a equipe a seguir um Plano de Carreira

Funcionários com um Plano de Carreira já traçado tendem a se sentir mais motivados no trabalho. O Plano de Carreira vai ajudar o colaborador a evoluir profissionalmente. Com metas traçadas para um determinado período, o profissional ganha propósito para seguir seus objetivos pessoais e profissionais.

Garanta capacitação e ferramentas

Prove que seu time é a parte mais valiosa da empresa. Invista nos profissionais com capacitação e ferramentas necessárias para o crescimento pessoal deles. Oferecer planos de carreira, cursos e treinamentos vai fazer com que sua equipe entenda que a empresa quer qualidade técnica, motivando os colaboradores a entregarem o seu melhor.

Fortaleça o trabalho em equipe

Para um time trabalhar motivado é preciso que haja engajamento entre todos os colaboradores. Se já existem amizades formadas dentro da equipe, aproveite essa força para desenvolver o trabalho em equipe com projetos colaborativos e de desenvolvimento de pessoas.

Não poupe nos feedbacks

O feedback deve fazer parte da rotina do gestor de uma empresa. Essencial para que o colaborador saiba que está tomando o caminho certo, essa ferramenta vai motivar a equipe a continuar com o bom trabalho. Com feedbacks rotineiros é possível enxergar melhor os resultados, podendo mudar estratégias quando necessário e potencializar os acertos. Lembrando que o reconhecimento tem muito mais valor quando ele é dado em público.

Valorize o trabalho através de incentivos financeiros

Além do feedback por parte do gestor, é fundamental reconhecer o sucesso e bom desempenho da equipe através de incentivos palpáveis. Esse reconhecimento pode ser traduzido em dias de folga ou bonificações em dinheiro. Parte do motivo que faz os colaboradores ficarem em uma empresa são os benefícios. Tenha uma gestão de benefícios de performance para fidelizar os profissionais mais dedicados. Bônus por atingimento de meta e programas de reconhecimento de mérito são algumas opções para aplicar na gestão da sua empresa.

Tenha uma boa gestão de benefícios

Por fim, tenha uma boa gestão de benefícios para funcionários. Além de um salário competitivo, é importante que a empresa tenha bons benefícios corporativos para manter a equipe engajada e um controle de produtividade.

Alguns desses benefícios corporativos já são obrigatórios, como vale-transporte, FGTS, férias e décimo terceiro salário. O que trará diferencial para sua empresa serão os benefícios não obrigatórios. Confira alguns deles:

  • O vale-alimentação e refeição é um dos benefícios mais requisitados, ele traz praticidade no dia a dia, ajuda a promover o bem-estar e melhorar a saúde, ao garantir que o colaborador tenha mais opções de alimentação.

  • Outro benefício bastante procurado pelos profissionais é o Plano de Saúde, sempre importante, mas, em tempos de pandemia, cada dia mais essencial. Através de planos empresariais é possível oferecer ótimas opções para sua equipe e seus dependentes. É mais segurança para os funcionários e mais retenção de talentos para a empresa.
  • O vale-combustível é uma ótima maneira de valorizar o tempo do funcionário e compensar seu gasto com deslocamento com veículo particular. Considere nesse valor do km rodado de ida e volta e também de outras viagens a trabalho, caso o colaborador precise se deslocar mais vezes e para outros lugares além do escritório.

  • O Plano Odontológico é outra maneira de cuidar da saúde dos colaboradores. Um ótimo diferencial para incluir na gestão de benefícios, ele também vai garantir maior segurança e estabilidade na retenção de talentos.

Por onde começar?

Entendendo a importância de manter o engajamento em alta na gestão de pessoas e quais atitudes tomar para atingir esse objetivo, fica mais fácil dar o primeiro passo, não é mesmo?

Muitas das dicas citadas só pedem um bom planejamento na gestão de pessoas. Outras, como os benefícios corporativos, a sua empresa pode contar com o apoio de uma associação empresarial.

A Associação Empresarial de Florianópolis pode ajudar a sua empresa com diversas soluções empresariais. Entre elas, estão os Planos de Saúde Unimed, Planos Odontológicos Uniodonto e o moderno vale-alimentação e refeição iFood Benefícios. Conheça as soluções e entre em contato.

Faça parte da ACIF e garanta essas e outras vantagens!

LEIA TAMBÉM

Entenda porque plano de saúde é um investimento para a sua empresa
O que é o ACIF Jovem e como ele pode te ajudar
Núcleos empresariais da ACIF: saiba o que são e porque participar de um

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...