Associe-se
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Consultoria de Imagem
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato
Início
Blog
Conheça a Aliança Pela Vida, iniciativa que desafogou o sistema de saúde de Florianópolis na pandemia

Conheça a Aliança Pela Vida, iniciativa que desafogou o sistema de saúde de Florianópolis na pandemia

Nesta edição da coluna “Quem Movimenta Floripa”, relembre a atuação da Aliança Pela Vida e conheça Luiz Gonzaga, um dos empresários que fizeram a iniciativa ser possível

Movimento. Ato ou efeito de mover-se, sair da inércia, mudar de lugar ou de posição. É através dele que tudo tem início, que transformações são possíveis e ciclos se renovam.

É o movimento que impulsiona a economia local, fomenta o mercado e gera oportunidades. Ele está no coworking, no turismo, na reparação automotiva e no restaurante. Ele está na força do associativismo fazendo Florianópolis pulsar, transformando negócios, conectando pessoas e construindo a cidade do futuro.

Foi assim durante a pandemia da COVID-19 em Florianópolis. Se não fosse por ele – o movimento – as coisas seguiriam iguais, estagnadas e em constante estado de espera.

Graças ao movimento iniciado pelo associativismo no auge da pandemia, em 2021, foi criado o sistema de atendimento gratuito a pacientes de COVID-19: a Aliança Pela Vida. Uma força-tarefa da ACIF – Associação Empresarial de Florianópolis com as entidades Engie, CDL, Sinduscon, Dasa, Santa Luzia, AEMFLO, Floripa Sustentável, C Pack, Koerich, Casa D’Água, ACM, ACATE, Intelbras e FIESC, que uniu o setor produtivo para implantar uma alternativa que evitou ainda mais internações durante o período crítico de pandemia.

O sistema foi estruturado com a parceria médica do Hospital SOS Cárdio, que aumentou temporariamente seu número de leitos de UTI de 32 para 45 e ofereceu os serviços de telemedicina com equipe especializada a pacientes na fase pré-inflamatória da doença, em parceria com unidades móveis da Help Emergências Médicas, contratada para levar o serviço até as residências.

Para o Dr. Fernando Graça Aranha (CRM 12033 | RQE 5745), Diretor Técnico do SOS Cárdio, a ação cumpriu seu papel e foi fundamental para desafogar as unidades públicas e privadas, na época sobrecarregadas. “Muitos pacientes não necessitaram de internação graças a essa iniciativa. E o hospital teve a felicidade de poder participar disso” afirma Fernando.

O sistema da Aliança Pela Vida foi criado em março de 2021 e encerrou em 19 de outubro de 2021, tendo atendido, segundo relatório da Aliança, mais de 6.800 pessoas de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.

O sistema de atendimento teve resultados significativos. Dos atendimentos realizados, 99% dos pacientes apresentaram melhora, com 0,5% deles mantidos em monitoramento e 0,5% encaminhados a hospitais e UPAs. 96% dos casos foram acompanhados via telemedicina e 4% precisaram de deslocamento de unidades móveis.

Aliança Pela Vida: quem faz parte desse movimento?

A ACIF inicia os movimentos, mas como nada se faz sozinho, são muitas as pessoas envolvidas em ações e iniciativas como a Aliança Pela Vida.

Uma dessas pessoas foi Luiz Gonzaga Coelho, Diretor do Hospital SOS Cárdio e recentemente homenageado pela Medalha Emílio Blum de 2022, premiação da ACIF ao empreendedor(a) ou empresa que prestou relevantes serviços à sociedade de Florianópolis no último ano.

“Durante a pandemia, nós não medimos esforços, focamos tudo que podíamos no atendimento mais amplo e com a melhor qualidade possível para nossa população”, afirma Luiz Gonzaga.

Luiz é um dos muitos empresários da cidade que acredita na força do associativismo e que faz a diferença todos os dias. “Eu sempre acreditei no associativismo. Não é de agora. Eu sempre participei das associações para proteger nosso setor e as ideias que a gente acredita”, ele afirma.

Sobre Hospital SOS Cárdio

O Hospital SOS Cárdio nasceu da união de médicos cardiologistas especializados com o propósito de oferecer atendimento de excelência a Emergências Cardiológicas e cresceu muito em pouco mais de 30 anos de atuação.

Com o passar dos anos, desenvolveu um serviço completo em diagnóstico e tratamento das doenças do coração, incluindo a investigação invasiva e a realização de cirurgias cardíacas.

Após cinco anos de funcionamento, o Hospital foi para uma sede mais ampla e ainda mais completa, na região central de Florianópolis e hoje é referência em cardiologia, contando com 127 leitos de alta complexidade, 32 de UTI equipados com o que mais há de moderno, a exemplo o ECMO – Terapia por Oxigenação por Membrana Extracorpórea – tornando-se recentemente também referência em seu Serviço de Oncologia de Alta Complexidade.

O hospital veio solucionar uma grande demanda da região com o objetivo de atender o maior número de pacientes dentro de preceitos de qualidade e de segurança.

#eumovimentofloripa é uma campanha da ACIF, a Associação Empresarial de Florianópolis, que propõe uma cultura de transformações para construir a cidade do futuro.

Filtre seu Conteúdo

Redefinir
Redefinir
Redefinir

Mais Posts

Plano de Saúde para colaboradores: Investimento ou Despesa?
Oportunidades em 2025: Representatividade e Competitividade para o Seu Negócio
Planejamento & Saúde: Priorize seu Futuro como MEI
Assembleia geral ordinaria ACIF

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade