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GERENCIAMENTO DE EQUIPES

6 de maio de 2020 - Núcleos

GERENCIAMENTO DE EQUIPES

 

Você conta com uma equipe de colaboradores?

Então é importante saber que a produção do seu negócio está diretamente relacionada com a forma como você gerencia a sua equipe.

 Você precisa dedicar uma parte do seu tempo para a gestão do seu pessoal. E precisa conhecer sobre as pessoas e sobre a diversidade dos seus comportamentos, para poder motivar os indivíduos e obter o máximo de sua produção!

Não parece fácil, não é verdade?

Gerenciar o tempo é uma questão complexa para os empresários e gestores, que estão sempre absorvidos por muitas solicitações. 

Mas é possível! Você precisa saber administrar o seu tempo de maneira que as suas ações tenham sempre em vista o que mais importa para os resultados. E dedicar uma boa parte do seu tempo para ações que visem obter o máximo dos seus colaboradores poderá ser uma opção muito importante. 

É preciso motivar as pessoas, orientá-las, estabelecer metas e acompanhar o seu cumprimento, transmitir valores ao grupo e liderá-lo com eficácia. 

Existem muitas ferramentas de administração do tempo que devem ser assimiladas para que o seu tempo possa ser possa ser bem aplicado e para que você possa dedicar o tempo necessário para gerenciar adequadamente o seu pessoal.

As pessoas são muito diferentes entre si!

Sim, diferem muito entre si, em suas crenças, valores, comportamentos, reações e motivações. Elas têm diferentes tipos de conflitos, dificuldades, sonhos e aspirações. Por isso, as formas de realizar as ações relacionadas com a boa gestão do grupo, muitas vezes, são específicas para cada pessoa.

Em uma equipe teremos sempre pessoas com diferentes capacitações, habilidades e motivações, bem como com diferentes entendimentos dos seus papéis na organização. Também teremos diferentes níveis e formas de contribuição, de cada indivíduo, para os resultados da empresa. 

É importante que você saiba conviver com essas diferenças e que tenha habilidade para aproveitar da melhor maneira o perfil de cada indivíduo. 

Alguns terão mais facilidades com tarefas que envolvam estabelecer contatos, outros com tarefas que exijam maior concentração individual. Tecnicamente, alguns se especializam em determinado assunto, enquanto que outros têm uma visão mais generalista. 

As pessoas também são diferentes em suas sensibilidades e em suas formas de se relacionar. 

Você precisa desenvolver a sensibilidade para conhecer bem a sua equipe, de forma que possa se relacionar com ela da melhor maneira e utilizar adequadamente o potencial de cada um dos seus componentes. Também será mais fácil gerar motivação em seus colaboradores, estabelecendo metas desafiadoras, mas compatíveis com o perfil e a capacidade de cada um. 

É possível desenvolver essa sensibilidade?

Sim, se você tiver o firme propósito de fazê-lo. A prática determinada com o grupo contribuirá para isso. Ouça, observe, pratique, aprenda a conhecer os seus colaboradores.

Existem aspectos que são comuns a todas as pessoas?

Sem dúvida, existem aspectos que são comuns a todas as pessoas, porque são da natureza humana!

Todos necessitamos de acolhimento, carinho e atenção! Chamar as pessoas pelo nome, entender diferentes pontos de vista e cuidar para não ferir as pessoas, por exemplo, são questões que você precisa praticar para que sejam inseridas nos seus hábitos cotidianos.

Todos necessitamos nos sentir importantes e valorizados! Elogie, encoraje, mostre a cada colaborador como ele é importante, sempre que puder!

Sempre com foco nos resultados!

Claro que tudo isso sempre voltado para os objetivos finais da empresa, direcionando todos os esforços do grupo para este fim.  A contribuição da equipe não está ligada apenas ao seu volume e qualidade de produção, mas acima de tudo à busca dos resultados, que são a essência do seu negócio!

 

 

Por Eduardo Nicolazzi

Autor do livro “Gerenciamento de Equipes – formação e orientação de gestores”, Coordena equipe de consultores que presta serviços de engenharia à ANEEL  e atua como consultor, instrutor e palestrante nas áreas de gerenciamento de equipes, liderança e relacionamento interpessoal. 

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