fbpx
Loading...

COMO TORNAR-SE UM PROFISSIONAL DISPUTADO NO MERCADO

6 de maio de 2020 - Núcleos

COMO TORNAR-SE UM PROFISSIONAL  DISPUTADO NO MERCADO

 

O sucesso das organizações no mundo competitivo de hoje,  onde tecnologia, recursos materiais e financeiros precisam ser administrados de forma inteligente, está intimamente relacionado com uma perfeita sincronicidade entre indivíduo, a função que ele desempenha e a identidade de cada organização. 

São as pessoas, seres de inteligência, que vivificam e norteiam qualquer organização, com seus conhecimentos, habilidades, entusiasmo, iniciativa e possibilitam a geração de riquezas e o aumento da produtividade.  A administração das pessoas não é uma tarefa simples,  demanda tempo, paciência, capacidade para aconselhamento e sensibilidade no trato com os indivíduos. Para alguns esta função representa cerca de 50% do seu tempo. Considerando que os empresários e lideres acumulam atividades administrativas, financeiras, comerciais e outras, podemos concluir que lhes faltará tempo e dedicação para a dimensão humana na empresa. 

Diante deste impasse é necessário que se contrate profissionais específicos e que se responsabilizem por cada atividades. Mas como identificar estes profissionais? E como torná-los mais competentes neste mercado tão exigente? 

COMPETÊNCIA OU METACOMPETÊNCIA 

Várias são as formas de se conceituar “competência”, normalmente estão relacionadas com a capacidade de atingir objetivos e resultados ou ainda com a capacidade de competir, mas na prática não é bem assim. O entendimento universal tem apresentado o seguinte padrão: 

Competência é igual ao resultado em relação ao tempo considerando os recursos utilizados.” (Desconhecido) 

Neste prisma, não importa se você é capaz de atingir um resultado, importa é quanto tempo levou para atingir o resultado e quanto recurso utilizou para conseguir o resultado. O problema é que diante da velocidade atual com que o tempo, as relações pessoais e comerciais e até os meios que utilizamos se alteram, a habilidade de gerenciar o tempo é uma das mais valorizadas. Afinal o tempo é igual para todos e a questão é conseguir mais, em menos tempo e com menor custo. 

Outro entendimento que tem continuamente aparecido nas rodas empresariais é o conceito de Metacompetência. 

Então vale as perguntas: 

O que é um indivíduo competente? … É aquele que faz o que se espera dele. 

O que é um indivíduo incompetente? … É aquele que não faz o que se espera dele. 

O que é um indivíduo metacompetente? É aquele que faz mais do que se espera dele. Este é o indivíduo que o mundo dos negócios quer hoje. Ele está além da competência. 

O entendimento desse conceito é a grande chave para o desenvolvimento profissional do executivo moderno. Ou seja, Metacompetência é a soma das nossas competências essenciais mais a soma das nossas competências adicionais

Sendo, competências essenciais aquelas consideradas técnicas e mínimas para executar determinada tarefa e adicionais aquelas que ajudam, complementam e tornam uma tarefa mais fácil de ser alcançada. 

Por exemplo: Qual a competência essencial de um médico? Fazer, diagnóstico, tratamentos e cirurgias. Ele aprendeu isso na faculdade, mas quando abrir sua clínica, terá de entender sobre administração, finanças, informática, planejamento, gerenciamento de equipes, motivação etc. Estas são as competências adicionais. Então faça o seguinte exercício: Quais são as competências essenciais para você exercer seu trabalho com maestria hoje? E quais são algumas competências adicionais, que vão te ajudar a se tornar um profissional melhor melhor. 

Laercio Santos 

Representante exclusive The Napoleon Hill Foundation 

Diretor MasterMind Florianópolis 

LEIA TAMBÉM

Inscrições para o Prêmio Inovação Catarinense da Fapesc seguem para a reta final
Empresa Cidadã e Top de Marketing e Vendas ADVB/SC estão com inscrições abertas até o final de outubro
ACIF defende apoio e diálogo com a governadora interina, em nome da retomada econômica de SC

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...