Forbrukslån Test | Paras Pelinäppäimistö 2019 | Kredittkort med Bonus | Pris Strøm | Sammenlign Brannalarm | Båtforsikring | Beste Mobiltelefon | Beskjæring
Loading...

A importância da energia solar

24 de junho de 2020 - Núcleos

A importância da energia solar

Legenda da imagem: Energia solar e sustentabilidade caminham juntos
Fonte: Saka Solar

 

 

O Sol é a nossa fonte maior de energia e um recurso importante para o desenvolvimento da humanidade. O uso dele para a geração de energia elétrica nos possibilita a redução do uso de fontes fósseis, preservando com isso, o nosso meio ambiente.

O Sol, que já é utilizado há muito tempo para esquentar a água através do seu efeito térmico, hoje também é fonte de energia elétrica a partir da luz solar pelo efeito fotovoltaico. Este sistema composto por módulos fotovoltaicos, inversor e demais componentes transforma esta irradiação solar em energia elétrica. Com um investimento, que tem retorno médio de 5 anos, o consumidor tem a geração própria pelos próximos 25 anos no mínimo, sendo desta forma um investimento muito rentável.

A energia solar é renovável e inesgotável e, por este motivo, seu uso tem sido aproveitado e projetado como uma das melhores e mais viáveis alternativas de fonte energética. Diminuindo gradativamente a expansão de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, as quais podem degradar significativamente o meio ambiente.

A energia solar fotovoltaica se tornou muito popular nos últimos anos, como no caso da geração distribuída, por ser energia limpa sem emissão de CO2, de fácil instalação em telhados ou no solo, livre de sombreamentos, de baixo ou nenhum impacto ambiental. Ela é acessível a qualquer consumidor como alternativa economicamente viável, pois reduz significativamente os impactos das variações tarifárias das distribuidoras de energia, chamada de inflação energética. 

Por não conter partes móveis, o sistema tem um nível muito baixo de danos. A manutenção deste sistema basicamente necessita de uma lavagem da superfície dos módulos fotovoltaicos, para tirar o acúmulo de resíduos que prejudicam a produção da energia. É recomendado de uma a duas vezes ao ano, dependo do local de instalação, até porque a água da chuva já contribui para a limpeza naturalmente.

Deve ser realizada vistoria periódica, por profissional habilitado, para verificação das conexões e das condições dos componentes do sistema. E o sistema fotovoltaico pode também ser continuamente monitorado remotamente, inclusive por aplicativo de celular, o que possibilita a verificação em tempo real da produção de energia elétrica.

Em uma realidade onde cada vez mais há a preocupação com a preservação da natureza e sustentabilidade, buscar alternativas tecnológicas para manter a qualidade de vida são atitudes mais do que fundamentais para deixarmos um legado para as próximas gerações.

 

Escrito por: Núcleo Energia Solar Fotovoltaica

LEIA TAMBÉM

Novos procedimentos para a volta das atividades econômicas em Florianópolis
ReÓleo: 22 anos de educação ambiental
A gente reage juntos: com diálogo e responsabilidade nós vamos superar

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...