Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
ACIF
Marketing Digital: Como o Instagram Comercial pode ajudar no seu negócio
MARKETING DIGITAL - INSTAGRAM COMERCIAL
ACIF
15 de fevereiro de 2019

Marketing Digital: Como o Instagram Comercial pode ajudar no seu negócio

 

O Instagram Comercial é hoje um aliado no marketing digital, sendo uma ferramenta popular que pode ajudar a divulgar seu negócio. A rede social foi criada em 2010 e, desde então, tornou-se um dos aplicativos mais utilizados do mundo.

Atualmente, o consumo de conteúdo é baseado em imagem e vídeo, o que faz com que o Instagram Comercial seja uma forte mídia para as marcas.  Por essa razão, seja no formato de post no feed ou nos stories, as publicações ajudam a fortalecer a imagem digital, humanizar as marcas e aproximar o público.

No caso das marcas, a conta comercial tem como finalidade divulgar produtos e serviços e ainda oferece ferramentas de análise para conhecer mais sobre o comportamento e dados demográficos dos seguidores. Além disso, para perfis de e-commerce, pode ser uma fonte de renda.

Sendo o Instagram Comercial um importante recurso para o marketing digital, confira alguns passos para desenvolver o seu negócio na rede social.

 

O Instagram pede boas imagens

Antes de qualquer coisa, o Instagram é uma rede social visual. Por isso, é muito importante que as imagens sejam atrativas. Se você tiver um restaurante, capriche nas fotos dos pratos. Por outro lado, se seu negócio for uma loja, ofereça a melhor apresentação possível dos seus produtos.

Apesar disso, nem sempre é preciso investir em um fotógrafo. Hoje em dia os celulares tem uma ótima resolução, e sabendo encontrar o melhor ângulo e garantir uma boa iluminação é possível ter fotos de qualidade.

Alguns aplicativos de edição de fotos também podem ajudar.  Por exemplo, Snapseed e Vsco Cam oferecem alguns filtros e ferramentas de edição de imagens de forma gratuita. O Canva disponibiliza vários layouts prontos e editáveis que podem ser usados tanto para o formato de feed quanto para stories. Veja mais neste link.

É interessante fazer um planejamento. Estabeleça uma quantidade de posts por semana e verifique qual o melhor horário para fazer a publicação de acordo com o comportamento de seus seguidores.

 

Conteúdo de valor

Para criar uma estratégia de marketing digital para o Instagram Comercial da sua marca é importante pensar em um conteúdo que entregue valor ao público. Em consequência disso, se houver apenas posts tentando vender o produto ou serviço, o público não irá engajar.

Portanto, mescle as postagens essencialmente comerciais com dicas sobre o seu assunto e novidades do setor. Dependendo do seu nicho, pode ser interessante para o público ver os bastidores.

 

Incentive colaboração e use hashtags atrair novos seguidores no Instagram

Ao usar uma hashtag em seu post, a foto irá aparecer no feed da hashtag e permitirá que mais pessoas que tenham interesse no assunto encontrem seu perfil. Certamente utilizá-las é uma boa forma de buscar novos seguidores.

Primeiramente, analise quais hashtags são utilizadas com frequência no seu segmento e têm mais afinidade com o seu negócio. Além de incluí-la na legenda, interaja com outras publicações.

Você também pode criar uma hashtag para sua marca e incentivar a colaboração do público. Nesse caso, não esqueça de conferir os posts, na medida do possível, e interagir deixando o like e comentários.

 

Quais as vantagens de usar o Instagram Comercial?

O Instagram Comercial traz uma série de vantagens para trabalhar o marketing digital. Para usar uma conta comercial no Instagram você deve ir em Configurações e “Mudar para perfil comercial”. Consequentemente, seu perfil na rede social será vinculado a uma página do Facebook e passará a ter acesso à plataforma do Instagram de negócios.

Um dos grandes benefícios é o acesso ao Instagram Insights. Essa ferramenta é o Analytics da rede social, que fornece várias informações. Por exemplo, quais os dias e horários que os seguidores estão mais ativos. Oferece também os dados demográficos da audiência: gênero, idade e cidade. Além disso, traz as métricas das publicações e perfil no geral, como alcance e impressões.

Outra possibilidade da conta comercial que contribui para o negócio são os botões interativos. É possível incluir botões para ação de ligar, mandar mensagem, mandar email ou descobrir como chegar ao estabelecimento.

Para quem possui e-commerce, há também a opção Instagram Shopping. Com esse recurso, a compra online é facilitada dentro do aplicativo. O perfil pode colocar tags de produtos nas fotos e os usuários conseguem ir direto para a página de compra com um clique, sem sair do aplicativo.

 

Relacionamento com o cliente

No marketing digital é muito importante o relacionamento com o cliente. O Instagram é uma forma de facilitar essa conexão com o público.

Para isso, é importante interagir com os seguidores, responder mensagens diretas e comentários. Portanto, reposte stories positivos em que marcaram seu negócio.

 

Como saber que público atingir?

Finalmente, é indicado criar uma persona para saber qual o conteúdo mais adequado para o público-alvo da sua marca. Saiba mais sobre como criar personas para sua marca neste post.

Referência: Portal Sebrae

Compartilhe este post

Mais Posts

Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC
Deputado Matheus Cadorin apresenta balanço de mandato e propõe uso da tecnologia como política pública em SC
Dia do Meio Ambiente: programas da ACIF ajudam Florianópolis a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade