fbpx
Loading...

Gestão ACIF 2021/2023: o que foi feito e quais os principais projetos?

20 de julho de 2021 - ACIF, Institucional

Gestão ACIF 2021/2023: o que foi feito e quais os principais projetos?


Além da continuidade de projetos que já foram iniciados na gestão 2019/2021, como o plano de retomada pós-pandemia
Pacto Floripa e o sistema de atendimento a pacientes com COVID-19 Aliança Pela Vida, a nova gestão da ACIF tem novos projetos para o próximo biênio, focados na representatividade, melhoria do ambiente de negócios, competitividade das empresas e gestão.

Mais uma gestão se inicia (2021/2023) e o propósito de pulsar e prosperar Floripa se fortalece com uma diretoria, conselho superior e fiscal renovados. “Focamos na formação de lideranças e trouxemos novos nomes e oxigenação de ideias para levar adiante a missão de voluntários. Estamos muito entusiasmados e com metas ousadas”, afirma Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF.

Confira abaixo as prospecções da nova gestão e um resumo do que foi conquistado nos últimos anos:

O que será feito

A nova gestão vem seguindo no propósito de pulsar e prosperar, mas com o objetivo de trazer ainda mais tecnologia, inovação, capacitação e sustentabilidade para Florianópolis.

Entre os projetos futuros da gestão da ACIF 2021/2023, estão a criação de uma escola de formação de lideranças e o Plano de Desenvolvimento Regional, incluindo as regiões da cidade onde a ACIF possui subsedes.

Está também nos planos futuros da gestão, a atuação pela instalação de infraestrutura 5G de telefonia em Florianópolis, inovação estratégica para o setor de tecnologia da cidade e que vai ao encontro dos objetivos do Pacto Floripa de acelerar o crescimento dos setores de tecnologia, saúde, educação e turismo.

Para os associados, a ACIF trará ainda novas opções de planos de associação, mais assertivas e mais vantajosas às reais necessidades das empresas hoje.

E para os colaboradores, está em andamento também um programa de desenvolvimento humano interno com foco na excelência, com o objetivo de capacitar ainda mais a equipe interna da ACIF, tornando-a um time de excelência.

O que já foi feito

Muito já foi realizado por Florianópolis na última gestão da ACIF. Entre conquistas por mais representatividade, pela melhoria do ambiente de negócios, por mais competitividade para os associados e pela garantia de uma gestão exemplar.

Confira abaixo o que já foi realizado durante o biênio de 2019/2021:

Representatividade

Foram mais de 3,5 mil associados e mais de 7,7 mil horas voluntárias da Diretoria ACIF em prol do propósito de pulsar e prosperar Floripa.

A gestão foi marcada ainda pela atuação junto à Frente parlamentar do Desenvolvimento Econômico, posicionamento pela pauta do setor produtivo nas discussões do Plano Diretor, cobrança pela Reforma da Previdência de SC e cobrança dos candidatos durante as Eleições Municipais 2020.

Ambiente de Negócios

Promovendo a melhoria do ambiente de negócios da cidade, entre 2019 e 2021, a ACIF realizou 133 ações através das Regionais ACIF, envolvendo 40 voluntários, mais de mil horas de  dedicação voluntária e impactando mais de 12 mil pessoas.

A ACIF também entregou o 21º Batalhão da Polícia Militar de SC, garantindo mais R$ 6 milhões em investimentos para a obra, reivindicou o alargamento da praia de Canasvieiras e criou o Grupo de Trabalho do Saneamento Básico da ACIF e participou em importantes eventos como Floripa Conecta, Websummit e SXSW.

Contribuindo com o ambiente de negócios da cidade em todas as regiões de Florianópolis, a ACIF também marcou presença através da organização de eventos, seminários e festivais como o Festival de Natal do Norte da Ilha Ingleses/Canasvieiras, o Seminário Viver Sustentável no Centro, Festival Viva a Lagoa, o evento Novamente para Novos Negócios pela Regional Sul e o projeto Inspire-se pela Regional Continente.

Competitividade

Durante a última gestão, a ACIF atuou com foco em prover soluções para prosperar, inovar e expandir os negócios dos associados gerando rentabilidade, aumentando a competitividade dos associados.

Entre as conquistas, estão:

  • Atingimento do marco de 5 milhões de litros de óleo coletados através do programa ReÓleo
  • 2,1 mil quilos de resíduos eletroeletrônicos coletados pelo Programa E-lixo
  • 6 projetos recebidos e 2 projetos recomendados no Programa de Incentivo à Inovação (API) da ACIF, o Inovar ACIF
  • 139 projetos inscritos e R$ 140 mil investidos no Programa de Apoio a Projetos (PAP)
  • 250 jovens impactados pelo Junior Achievement
  • 33 Núcleos Empresariais e 283 nucleado e 1,3 mil ações dos Núcleos em dois anos

Gestão

Provando garantir a gestão eficiente e exemplar da ACIF, a associação recebeu diversas conquistas de reconhecimento. Entre elas o Selo ODS, Prêmio Catarinense da Excelência 2020, Empresa Cidadã ADVB/SC e Selo Great Place To Work (GPTW).

Foram mais de 4,2 mil horas em treinamentos, congressos e palestras para os colaboradores, um aumento em 26,6% na produtividade dos colaboradores e constante atuação por boas práticas de governança na busca pela excelência e melhoria contínua.

Gestão ACIF na pandemia

O associativismo nunca se mostrou tão importante quanto durante a pandemia da COVID-19. A gestão 2019/2021 foi marcada pelas restrições ao comércio e por desafios de todo um novo modo de viver e também de empreender.

A ACIF trouxe soluções como a criação de um canal de informação COVID-19 para o empresário, a liberação, através do ACIFCred Emergencial, de 7,7 milhões em financiamentos aos associados, o que beneficiou 246 empresas, distribuição de máscaras para associados ACIF e de uma cartilha de orientação de acesso a crédito

Sem nunca deixar de posicionar-se diante de questões importantes para o setor produtivo e sociedade, a ACIF posicionou-se sobre os impactos do fechamento do comércio e manutenção das atividades econômicas com segurança e prevenção.

A presença da ACIF como entidade representativa se fez presente também através da criação de movimentos atuantes como o Pacto Floripa, que desenvolveu um plano de retomada do desenvolvimento pós-pandemia para colocar Floripa como cidade modelo.

O Movimento Reage SC, que reuniu 98 entidades empresariais de SC para discutir medidas de isolamento e as ações necessárias para reduzir os impactos nas empresas e na economia.

E a Aliança Pela Vida, que, segundo levantamento do dia 26/05/2021, atendeu mais de 4 mil pacientes com COVID-19 da região da Grande Florianópolis.

LEIA TAMBÉM

ACIF e a história do turismo em Floripa
5G em Floripa: o progresso da cidade não pode esperar
23 de Setembro – 40 anos da morte do presidente da ACIF e Facisc, Lédio Martins

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...