Associe-se
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Consultoria de Imagem
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
ACIF
Tendências do mundo digital para pequenas e médias empresas
ACIFMarketing e vendas
22 de janeiro de 2019

Tendências do mundo digital para pequenas e médias empresas

O ano começou com muito otimismo em relação ao retorno da economia e as empresas que estiverem preparadas para investir em tecnologia terão mais oportunidade para alavancar vendas, fidelizar clientes e manter seu posicionamento no meio digital, segundo as tendências mundiais.

Um estudo realizado pela Dimension Data apontou que em 2019 as empresas vão investir ainda mais em tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas (IOT) e robótica. Além disso, as instituições vão continuar transformando seu ambiente, investindo em plataformas 100% digitais, e as experiências dos usuários e a análise de dados serão o foco do mercado no próximo ano.

O portal Empreendedorismo reuniu uma lista de tendências criada pelo João Paulo Gonçalves, CEO da Lista Mais, uma plataforma de busca de pequenas empresas e profissionais liberais locais. Confira aqui quais são os investimentos em tecnologia que irão gerar um bom retorno para a sua pequena e média empresa.

Presença das empresas no digital

As empresas que ainda não passaram pela transformação digital, precisarão se adequar às novas plataformas digitais, para garantia da sua sobrevivência no mercado. O investimento em sites, produção de conteúdo e vídeos, ajudam  a posicioná-las nas primeiras páginas dos sites de buscas, consequentemente, isso acaba gerando um engajamento maior de potenciais clientes e diferenciando a marca dos demais concorrentes.

Mudança da audiência para o vídeo

O comportamento dos consumidores também está mudando, quando buscam informações na internet, eles preferem ver vídeos em vez de ler conteúdos. Com isso, as empresas terão que investir no audiovisual, conforme as preferências dos públicos, para que eles possam acessar as informações que precisam de forma rápida e simplificada.

Utilização do mobile para negócios

Não é segredo que o uso de celulares faz parte da nossa rotina. Por oferecerem praticidade e agilidade, esses equipamentos se tornaram o principal meio de acesso à internet pelos brasileiros, pois somente em 2017, 49% da população dependia deles para acessar a rede, segundo o relatório TIC Domicílios 2017, produzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), vinculado às Nações Unidas e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. “As empresas devem investir no mobile, pois uma parcela grande dos consumidores fazem compras e localizam empresas pelo celular. Portanto, é importante garantir uma boa experiência para os potenciais clientes”. Presente desde 2006 no mercado digital, a Lista Mais possui números que comprovam essa tendência, pois em 2018, 60% das buscas na plataforma foram feitas por meio de smartphones e 40% via desktop.

Geolocalização

A geolocalização é um recurso que utiliza o GPS para identificar a localidade de determinado lugar, geralmente acessado via desktop ou mobile. Além de fornecer mais visibilidade e oportunidades para o negócio, esse mapeamento digital é muito útil para as buscas de produtos na internet, pois ele permite que o usuário saiba o estoque de uma loja e qual é a unidade mais próxima para retirada da mercadoria. “As empresas que investem nesse recurso, conseguem atrair mais clientes, pois um estudo do Google mostrou que 30% das visitas em sites geram presença em lojas físicas e também houve um aumento de três vezes mais pesquisas por termos como: lojas próximas, onde comprar e próximo a mim”, comenta, Gonçalves. Esses dados mostram como a presença no digital contribui ainda mais para a visibilidade das empresas locais.

Fonte: https://empreendedor.com.br/

 

Compartilhe este post

Mais Posts

Cancelamento: ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – AGO ACIF – 28/04/2025
Convocação: ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – AGO ACIF – 05/05/2025
Convocação AGO: Eleições ACIF 2025-2027

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

Assembleia geral ordinaria ACIF

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade