Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
ACIF
Economia disruptiva em tempos de crise
ACIF
15 de julho de 2016

Economia disruptiva em tempos de crise

Em 1983, a revista Time publicou um artigo chamado “The New Economy”, que descrevia a transição da indústria pesada para uma nova economia baseada em prestação de serviços. Essa perspectiva ganhou o apoio de vários analistas ao longo dos anos seguintes: muitos deles acreditavam que esse modelo permitiria um crescimento constante e seria relativamente imune a crises macroeconômicas, o que foi refutado pela recessão de 2001.

Uma consequência interessante desse período foi o investimento nas chamadas “empresas ponto com” – companhias de tecnologia da informação que usavam a internet como ponto de partida para os seus negócios. Ainda que essa súbita valorização tenha gerado uma bolha especulativa que eventualmente estourou, a rede se apresentou como um meio interessante para o desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Economia disruptiva

Hoje, vivemos na era da economia disruptiva. Vários setores passam por um período de transição, em que precisam romper com antigos modelos para atender às demandas dos consumidores. Além dessa necessidade de reinvenção, muitas empresas ainda precisam enfrentar outros desafios para que se mantenham firmes em suas áreas de atuação, como o comportamento do Estado frente às transformações e o avanço dos concorrentes.

Um caso emblemático é o do Uber. O aplicativo de origem norte-americana chegou ao Brasil em 2011 e, desde então, compete com os serviços de táxi dos principais centros urbanos do país pela hegemonia no segmento de transportes privados. Sua atuação gera um grande descontentamento entre os taxistas, que precisam enfrentar uma grande burocracia para conseguir suas licenças e arcar com pesados custos para que possam trabalhar.

Mas as inovações que transformaram o Uber em um negócio altamente lucrativo vão além do simples fato de que o aplicativo oferece um serviço de transporte privado por valores mais acessíveis do que os dos taxistas que conhecemos. Tanto ele quanto gigantes de outros segmentos trabalham com o conceito de “marketplace” – ou seja, um ambiente que aproxima fornecedores e compradores de determinados produtos ou serviços.

“O principal impacto causado por empresas como Uber, Aliexpress e Airbnb é uma mudança na forma de ver os negócios. Até pouco tempo atrás, companhias que gostariam de atuar em quaisquer um desses segmentos precisariam inicialmente pensar em investir em veículos, estoques ou imóveis. Hoje, isso não é mais necessário. Basta ter criatividade”, avalia Marcus José Rocha, diretor de tecnologia e inovação da ACIF.

A influência da tecnologia

Nos três casos, a criação de um marketplace só foi possível graças à popularização do acesso à internet e aos dispositivos móveis, principalmente notebooks, tablets e smartphones. O sucesso de companhias como o Uber mostra que a adoção de tecnologias pelas empresas permite aumentar a eficiência de processos internos, melhorar a qualidade dos serviços e facilitar a criação de novas formas de fazer negócios.

Para os clientes, o uso de dispositivos móveis traz um maior poder de informação na hora de escolher os melhores fornecedores de acordo com suas necessidades de consumo. Mas esse cenário exige que as empresas se adaptem rapidamente, incorporando às suas operações as tecnologias e os meios de comunicação utilizados pelo público. Nesse sentido, o grande desafio é se antecipar às novas tendências.

E a crise?

Para Rocha, é preciso tomar cuidado com generalizações quando se pensa na internet como uma opção para driblar a crise econômica. “O e-commerce é um meio de realizar vendas que vêm crescendo ano após ano, mesmo com a crise. Porém, há uma concentração muito grande do faturamento desse setor aqui no Brasil em poucas companhias. As empresas de pequeno porte ainda ficavam à margem desse fenômeno até pouco tempo atrás”, lembra.

Em nosso país, mudanças começaram a acontecer justamente a partir do momento em que as grandes as gigantes do e-commerce perceberam que também podiam servir como marketplaces para outras empresas, principalmente as de pequeno porte. Atualmente, microempreendedores podem vender seus produtos nas lojas virtuais de algumas das maiores redes varejistas nacionais.

Outro ponto destacado por Rocha é que as soluções que determinados tipos de empresas devem adotar para tentar superar suas dificuldades em meio à crise econômica não passam exclusivamente pela internet. “O importante é perceber como o uso de tecnologia pode impulsionar negócios, seja de maneira virtual ou até mesmo para facilitar a experiência de compra em lojas físicas”, conclui.

Para saber de que forma sua empresa pode atuar nesta tendência econômica, diversos projetos de orientação e capacitação são oferecidos pela ACIF. Acesse a página de serviços e núcleos empresariais para conhecer algumas opções.

*Matéria transcrita da Revista Capital Líder.

Compartilhe este post

Mais Posts

Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC
Deputado Matheus Cadorin apresenta balanço de mandato e propõe uso da tecnologia como política pública em SC
Dia do Meio Ambiente: programas da ACIF ajudam Florianópolis a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade