Loading...

Distritos criativos: ACIF propõe a criação de ambientes de inovação e negócios nas regiões de Florianópolis

9 de agosto de 2022 - ACIF

Distritos criativos: ACIF propõe a criação de ambientes de inovação e negócios nas regiões de Florianópolis

O projeto prevê a valorização econômica, cultural e ambiental na cidade

No último dia do Startup Summit, evento referência em inovação, tecnologia e novos modelos de negócios no Brasil, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), apresentou ao público presente no evento e aos líderes das principais entidades de Florianópolis, mais detalhes sobre o que já foi desenvolvido pelo projeto do novos Distritos Criativos.

O principal objetivo é estimular o desenvolvimento regional nas principais regiões de Florianópolis: Ingleses, Canasvieiras, Centro, Lagoa e Campeche.

O pontapé inicial do projeto foi dado com o movimento “Estreitar”, que compreende os bairros Estreito, Balneário e Canto. Lançado no ano passado, por uma iniciativa construída em conjunto com mais de 20 lideranças do ecossistema local – empreendedores, entidades empresariais, sociedade civil organizada, universidades e o poder público estadual e municipal, o modelo que tem subsídio técnico da UFSC é inspirado no Distrito 22@, de Barcelona.

“O nosso foco é criar ambientes de inovação que possam permitir o desenvolvimento de territórios tendo como motor a criatividade, a cultura, a inovação, a colaboração e o empreendedorismo”, explica o presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni.

Ação prevê a valorização econômica e ambiental, buscando desenvolvimentos regionais olhando diversos cenários, áreas e espaços públicos. O plano é dividido em quatro eixos: Desenvolvimento urbano e serviços públicos; Empreendedorismo e gastronomia; Espaços públicos, paisagem e infraestrutura e Entretenimento e patrimônio histórico cultural.

Recorde de Público

A edição deste ano do Startup Summit, reuniu 5,8 mil participantes inscritos para as atividades presenciais e 25 mil inscrições para as transmissões online. De acordo com o Sebrae, entre os presenciais, 3,1 mil  catarinenses e 36% eram provenientes de outros Estados. A maior parte era de São Paulo (714), seguida de Rio Grande do Sul (529), Paraná (413) e Minas Gerais (183).

O stand da ACIF, um dos maiores do evento, também registrou um público expressivo, com uma média de 1.500 pessoas por dia. No último dia, o lugar foi palco de palestras com temas sobre: Soluções empresariais; Câmara de Mediação e Arbitragem da ACIF; A força do empreendedorismo feminino em Florianópolis; Saúde mental no ambiente de trabalho e Jornada de Marketing.

A Incubadora Fermento, um projeto pioneiro da ABRASEL/SC, que vai possibilitar o desenvolvimento e crescimento de startups relacionadas à cadeia de valor do segmento da gastronomia, também foi parte da programação.

Fotos: Renato Gama 

LEIA TAMBÉM

Camerata Florianópolis traz seu quinteto de cordas no Festival Viva a Lagoa
ACIF recebe candidato ao senado Jorge Seif, acompanhado do empresário Luciano Hang
Jorginho Mello, candidato ao governo de Santa Catarina, participa de encontro na ACIF

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...

Warning: Unknown: open(/var/cpanel/php/sessions/ea-php56/sess_bulqdjpd75v5q9ejd8k08s3841, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/cpanel/php/sessions/ea-php56) in Unknown on line 0