Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
ACIF
Arte e Cores: projeto ‘Lagoa, Música e Arte’ renova a beleza da Lagoa da Conceição
ACIFLagoa
3 de setembro de 2024

Arte e Cores: projeto ‘Lagoa, Música e Arte’ renova a beleza da Lagoa da Conceição

Nos últimos anos, a Lagoa da Conceição, um dos cartões-postais mais importantes de Florianópolis, sofreu com o abandono de alguns espaços, marcados por pichações e áreas públicas degradadas. Mas esse cenário, que entristecia o percurso de morros e curvas que levam ao bairro, começou a receber um colorido especial. É o movimento “Lagoa, Música e Arte”, de um grupo de empresários, artistas e entidades representativas, que estão dando uma cara nova a alguns desses espaços.

Liderado pelo empresário João Damian, proprietário da Gelotin, o projeto visa revitalizar a Lagoa, impulsionar o comércio local, atrair turistas e recuperar o seu tradicional brilho. As mãos talentosas de Marcelo Félix transformaram o primeiro, de uma série de três painéis, que estão trazendo mais vida à paisagem da Lagoa da Conceição. 

Na última sexta-feira, 30/07, o espaço que estava abandonado próximo ao Mirante da Lagoa da Conceição foi transformado em um um lindo painel colorido, que foi entregue à comunidade. A obra, que leva o nome “Viva a Lagoa”, é de autoria do artista plástico Luciano Martins, um verdadeiro apaixonado pelo bairro. A revitalização ganhou força em meio à preparação para a 10ª edição do Festival Viva a Lagoa, organizado pela ACIF. O festival, que começou ontem, dia 1º, segue até o dia 30 e contará com mais de 60 eventos, uma ampla programação cultural, artística, gastronômica e empresarial.

Desenvolvimento Regional

O projeto de revitalização da Lagoa é uma das muitas iniciativas vinculadas ao Programa de Desenvolvimento Regional (PDR), promovido pela ACIF. Inspirado em modelos internacionais de sucesso, como o Distrito 22@, em Barcelona, e as transformações urbanas de Medellín, na Colômbia, o PDR visa criar distritos de inovação em regiões estratégicas da Capital, incluindo Ingleses, Canasvieiras, Centro, Lagoa e Campeche.

“O objetivo é criar ambientes de inovação que possam permitir o desenvolvimento de territórios, tendo como motor a criatividade, a cultura, a inovação, a colaboração e o empreendedorismo”, explicou Célio Bernardi, presidente da ACIF. Ele destaca que o histórico da ACIF em projetos de desenvolvimento regional, como o movimento “Estreitar” no Estreito, Balneário e Canto, é uma prova do impacto positivo que esses programas podem trazer para a cidade.

Impulso na economia local 

João Damian, idealizador do “Lagoa, Música e Arte”, enfatizou a importância da união entre empresários, entidades e artistas para a transformação do local. “Quando a gente se junta, ACIF, AMOLAGOA, empresários locais e artistas, o resultado é esse. Temos ainda mais dois painéis para pintar e transformar essa realidade que antes, era triste. Aos poucos, vamos revitalizar e trazer de volta à Lagoa a beleza que ela sempre teve”, comentou.

Para Kleber Domingos, presidente da AMOLAGOA, a revitalização de um espaço tão próximo ao Mirante da Lagoa da Conceição é fundamental. “Revitalizarmos esse ponto, mostra o quanto essa iniciativa fará a diferença na vida de quem mora, visita e ama a nossa Lagoa.”

O artista plástico Luciano Martins, que assina os painéis do projeto, reforça a importância da colaboração na revitalização do bairro. “É muito gratificante poder colaborar com o meu habitat, o lugar que escolhi para viver. Mas, a gente não faz nada sozinho. Fica o convite para as pessoas conhecerem o novo painel da Lagoa e empresários apoiarem iniciativas como essa”, disse.

Compartilhe este post

Mais Posts

O ACIF HUB Ingleses agora é parceiro oficial de atendimento SEBRAE: soluções completas para micro e pequenos negócios
Farol Empresarial: o diagnóstico gratuito que mostra a rota do crescimento para sua empresa
Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

Farol Empresarial: descubra como melhorar o seu negócio com o diagnóstico e orientação de nossos epecialistas

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade