fbpx
Loading...

Dia do Comerciante

16 de julho de 2021 - ACIF na História

Dia do Comerciante

 

Nesta sexta-feira, dia 16 de julho, comemoramos o Dia do Comerciante. Ao longo dos anos, as Associações Comerciais e Industriais realizam comemorações com homenagens, nesta data importante, criada pelo presidente do Senado Federal, José Café Filho, em 26 de outubro de 1953.

Como nasceu a data

A data de 16 de julho foi escolhida por ser aniversário do Visconde de Cayru, José da Silva Lisboa. Ele estimulou enorme influência junto ao príncipe regente português D. João VI para que fossem abertos os portos brasileiros para o comércio com outros países, em 1808.

Visconde de Cayru ajudou a criar as primeiras leis que estimularam o comércio brasileiro, que antes era muito dependente de Portugal e, por isso, ele é considerado o padrinho nacional do comércio.

ACIF e o Dia do Comerciante através dos anos

O Dia do Comerciante sempre foi comemorado na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis com homenagens e confraternização. Mas em 12 de julho de 1957, a diretoria da ACIF resolveu não comemorar o “Dia do Comerciante” em sinal de protesto aos constantes aumentos dos impostos municipais e estaduais.

Em contrapartida, a diretoria da ACIF lançou uma campanha abrangente para a construção do Porto de Florianópolis e a liberação de crédito ao DNER para a estrada Lages-Florianópolis.

No primeiro trimestre de 1957 a ACIF teve uma grande polêmica com o Prefeito Osmar Cunha, devido aos aumentos abusivos de impostos municipais. Em consequência destas reivindicações, os impostos sofreram uma considerável redução.

Em 14 de julho de 1972, no Lira Tênis Clube, a Associação Comercial de Florianópolis, presidida por Ody Varella, comemorou o Dia do Comerciante com um jantar com homenagens e contou com a presença de autoridades e lideranças empresariais.


O Dia do Comerciante em
1981, foi comemorado pela ACIF, com a realização de jantar no Clube 12 de Agosto, com a presença de autoridades, lideranças políticas e empresariais.

Na ocasião, a entidade presidida pelo empresário Lédio Martins, prestou homenagem ao Governador Jorge Bornhausen e os ex-governadores Aderbal Ramos da Silva, Celso Ramos, Ivo Silveira, Colombo Machado Salles e Antônio Carlos Konder Reis, com o título de Sócio Honorário da ACIF.

Em 1982, o Dia do Comerciante foi comemorado com um jantar no Hotel Maria do Mar, onde foi homenageado o associado Darcy Lopes pelo trabalho pioneiro na televisão de Santa Catarina, sendo diretor presidente da TV Cultura.

A ACIF em 2004 decidiu resgatar a celebração do Dia do Comerciante. E como parte das comemorações, promoveu uma palestra com o consultor Raul Marinuzzi, no CIC, aberta à comunidade.

A palestra “Gerenciando sua empresa como uma orquestra” mostrou a todos, de forma inteligente e bem humorada, as semelhanças entre a administração de uma empresa e uma orquestra.

Ao final, o público foi brindado com um grande concerto sinfônico. Na sequência, logo após a palestra realizou-se o jantar dos Destaques 2004, no Lira Tênis Clube. Na oportunidade, foram apresentadas as empresas escolhidas como Destaque Comércio, Destaque Indústria e Destaque Serviços.

Foram homenageados como Destaque Comércio, o Angeloni & Cia Ltda, como Destaque Indústria, Cota Empreendimentos Imobiliários e como Destaque Serviço, Jaime Aleixo.

LEIA TAMBÉM

ACIF e a história do turismo em Floripa
5G em Floripa: o progresso da cidade não pode esperar
23 de Setembro – 40 anos da morte do presidente da ACIF e Facisc, Lédio Martins

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...