Formamos conexões que transformam e empreendedores que prosperam. Porque conectar vai além de só estabelecer relações, é transformar ideias em projetos e desafios em oportunidades.

Esse é o propósito de existir da ACIF – Associação Empresarial de Florianópolis, que há mais de cem anos lidera o desenvolvimento econômico da cidade por meio da representatividade e de soluções para melhoria do ambiente de negócios e da competitividade das empresas da região.

A ACIF está presente em 5 regiões da cidade (Centro, Continente, Ingleses, Lagoa e Sul) e conta com mais de 20 núcleos empresariais dos mais variados segmentos. Já somos uma rede de mais de 5 mil associados que conectam e se transformam com a força do mercado de Florianópolis. São empresários e empresárias que entendem que juntos chegamos mais longe.

Fortalecemos nossa cidade por meio de projetos de capacitação, eventos de valorização do comércio, programas de sustentabilidade, encontros de networking e soluções para melhorar a gestão do pequeno e médio empreendedor.

História

A Associação Empresarial de Florianópolis foi fundada em 13 de maio de 1915 pelos comerciantes locais André Wendhausen, Francisco Pereira Oliveira Filho, Emílio Blum, Paschoal Simone e Lauro Linhares, que representava a firma Carl Hoepcke S.A.

Após diversos estudos, os comerciantes viram a necessidade da cidade ter uma entidade representativa e convocaram os empresários para uma assembleia de fundação. Com Estatutos Sociais aprovados por unanimidade em Assembléia Ordinária, foi empossada a primeira diretoria definitiva da ACIF. Ainda hoje, a eleição da diretoria é realizada a cada dois anos, com direito a uma única reeleição para o período seguinte.

Desde então, a ACIF segue marcando a história de Florianópolis com grandes conquistas, como a instalação da primeira agência do Banco do Brasil, apoio à construção da ponte Hercílio Luz, participação na construção das BRs 101 e 282, criação da FACISC – Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, internacionalização do Aeroporto Hercílio Luz junto às principais entidades do trade turístico, apoio na Revitalização da Vidal Ramos, doação e gestão da obra do 21º Batalhão de Polícia Militar, participação nas criação do Sapiens Parque, entre outros feitos.

A ACIF é filiada à Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina – FACISC, que por sua vez é associada à Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB, que congrega 1.600 Associações Comerciais e Industriais em todo o país.

Time ACIF

pagina sobre a acif - duas mulheres olhando o computador, imagem com filtro laranja. CTA chamando para se associar

Representatividade

Somos a voz do empreendedor manezinho

A ACIF está de olho nas decisões da Prefeitura e do Governo do Estado e tem participação e representação nas principais discussões e projetos de interesse dos associados e também da população da Grande Florianópolis.

A Associação tem assento em 28 conselhos, comitês e câmaras, entre eles, o Conselho Municipal de Saneamento Básico de Florianópolis, a Câmara do Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC, o Tribunal Administrativo Tributário de Florianópolis, o Conselho Municipal de Inovação, além da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação. Representatividade que foi conquistada ao longo de décadas de trabalho e diálogo.

São mais de 100 anos liderando conquistas que influenciaram e ainda influenciam a economia da cidade. Mais de um século de conquistas e reivindicações por infraestrutura, mobilidade, segurança, cultura, sustentabilidade e saúde.

Bandeiras

Liberalismo econômico

Desburocratização

Desestatização

Reforma tributária

Segurança jurídica

Valorização e interdependência dos poderes públicos (Estado democrático)

Infraestrutura

Estatuto

A Associação Empresarial de Florianópolis é reconhecida de utilidade pública pelo Decreto Federal nº 3.386, de 08 de novembro de 1917, portanto considerada uma sociedade civil, sem fins econômicos e de duração indeterminada.