Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
Sem categoria
Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra)
Sem categoria
9 de outubro de 2008

Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra)

Fenaostra

 Abertura dos portões: A partir das 17h nos dias úteis
 A partir das 11h no final de semana e feriado
 Ingressos: R$ 5,00 (nos dias úteis, final de semana e feriado) após 17h
 R$ 5,00 (para acesso ao pavilhão C – em dias de show nacional)
 Gratuidade: Crianças de até 10 anos e idosos acima de 65 anos não pagam

Informações: (48) 3251-6040 – www.pmf.sc.gov.br/fenaostra
 
 
 
Festa tem a "cara da cidade"
 
 
Com uma natureza exuberante, composta de dunas, morros, mangues, encostas, lagoas e baías de águas calmas, Florianópolis é um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente no verão. Vencer a sazonalidade sempre foi um desafio para a cidade, que apostou no segmento de negócios e eventos para movimentar a economia local o ano inteiro. Porém, mesmo recebendo um número maior de feiras e congressos a cada ano, a capital catarinense demorou a ter uma festa identificada com o município.
No início da década de 1990, a Prefeitura de Florianópolis investiu em várias promoções para divulgar a gastronomia local e valorizar a cultura de base açoriana, gerando também opções de trabalho para os moradores e entretenimento para os turistas. De 1993 a 1997, surgiram a Florifesta, a Expo-Ilha e, posteriormente, o Festival do Mar, além de outros eventos. Mas nenhum deles sobreviveu a mais que quatro edições.
Em 1991, a maricultura iniciava sua fase comercial, mas ainda era uma atividade desconhecida na cidade. "As pessoas não sabiam nada sobre a ostra de cultivo. Só comiam a espécie nativa e, mesmo assim com poucas variações de cardápio. O consumo era feito in natura, ou ao bafo, cozida no vapor", conta o engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (EPAGRI/SC), Alex Alves dos Santos.
O fracasso de festas anteriores, a percepção de que os moradores ignoravam o molusco cultivado e a necessidade de abrir mercado para o produto, garantindo o futuro da atividade, motivaram a criação de um evento para divulgar o consumo da ostra Ao mesmo tempo, a promoção colocaria Florianópolis no roteiro das Festas de Outubro, já que não havia uma festa do gênero na cidade, apesar de contar com um centro de convenções desde 1996. Surgiu a Fenaostra, em 1999, promovida pelo Escritório Municipal de Agropecuária Pesca e Abastecimento (EMAPA) – atual IGEOF – e EPAGRI/SC.
Como um dos idealizadores do projeto, Alex dos Santos, destaca que a festa foi fundamental para projetar a ostra de Florianópolis em nível nacional, tanto por conta das variadas receitas criadas pelos restaurantes participantes do evento, como pelo ineditismo dos concursos gastronômicos. "Eles ajudaram a criar uma cultura voltada para o consumo do molusco porque atingem os chefs de cozinha, que são os profissionais que levam o produto para os restaurantes e, portanto, para o consumidor", explica.
Os números comprovam a força do evento como ferramenta de marketing. De 1991 a 1998, a safra de ostra em Florianópolis nunca havia superado as 100 toneladas/ano. Após a primeira edição da Fenaostra, a produção saltou para 505 toneladas, crescimento alavancado pelo aumento no consumo. Os resultados animadores no setor levaram a festa a ser eleita nacionalmente como o "melhor evento promocional do ano", em 2003, conquistando o prêmio Caio, um dos mais conceituados do país.
Para o técnico da EPAGRI/SC, a Fenaostra não só contribuiu para abrir mercado para os produtores, como também para dar visibilidade ao molusco catarinense, que conquistou destaque na mídia e até em novelas de televisão como um alimento benéfico à saúde e ao meio ambiente, combinando com o perfil da cidade. "Tanto é verdade, que agora a ostra foi escolhida como referência para um selo de indicação geográfica para Santa Catarina, o único do estado no Brasil. Um dos pré-requisitos para isso é o reconhecimento de que o produto tem credibilidade e projeção nacional", justifica Santos.

Compartilhe este post

Mais Posts

Farol Empresarial: o diagnóstico gratuito que mostra a rota do crescimento para sua empresa
Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC
Deputado Matheus Cadorin apresenta balanço de mandato e propõe uso da tecnologia como política pública em SC

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

Farol Empresarial: descubra como melhorar o seu negócio com o diagnóstico e orientação de nossos epecialistas

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade