Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
Sem categoria
Pesquisa da Abrasel-SC revela queda no movimento de bares e restaurantes
Sem categoria
16 de março de 2011

Pesquisa da Abrasel-SC revela queda no movimento de bares e restaurantes

Mais da metade dos empresários entrevistados perceberam uma queda no movimento. Destaque também para a mão-de-obra, quase metade dos entrevistados tiveram dificuldade em formar equipes.

A segunda etapa da pesquisa realizada pela Abrasel-SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) sobre o movimento de bares e restaurantes do litoral catarinense revela que houve queda no movimento em todo o Estado, inclusive na Capital, durante o verão. O período avaliado é de 1° de janeiro a 9 de março, englobando o Carnaval. A pesquisa aponta que, para 50,2% dos proprietários de bares e restaurantes entrevistados, o movimento da temporada foi inferior ao mesmo período do ano passado. Ao contrário do resultado da primeira etapa – que avaliou os dias 18 de dezembro de 2010 a 2 de janeiro de 2001 -, quando 50% dos empresários entrevistados registraram uma melhora no movimento. A pesquisa envolve estabelecimentos dos litorais Norte, Sul, Central e das principais regiões da Capital, como Lagoa da Conceição, Ilha-Centro, Ilha-Norte e Ilha-Sul.

O resultado frustra a expectativa dos empresários, que consideravam que o Carnaval tardio provocaria um incremento no número de turistas. Para o presidente da Abrasel SC, Fábio Queiroz, “com o Carnaval em março, o movimento no mês de fevereiro acabou prejudicado”.

Além da redução do movimento, os empresários encontraram outras dificuldades. A principal delas é a falta de mão-de-obra e a falta de profissionais treinados. Cerca de 40% das empresas entrevistadas não conseguiram completar o quadro de funcionários. E dos que preencheram suas equipe, 45% não encontraram funcionários qualificados. Diante da falta de mão-de-obra, alguns restaurantes têm buscado funcionários de outros estados para trabalhar em Santa Catarina, oferecendo alojamento e alimentação para garantir pessoal capacitado nessa época do ano. Manuel Vieira Júnior, proprietário do restaurante Ponta das Caranhas, de Florianópolis, é um exemplo de empresário que “importa” mão-de-obra para a alta temporada. “Durante a temporada, é muito difícil encontrar pessoas para trabalhar aqui e que sejam qualificadas. Há muitos restaurantes e, consequentemente, muitas vagas abertas”, explica. Só neste ano, o empresário trouxe 14 funcionários do interior do Paraná para trabalhar no estabelecimento.

Ainda que a percepção do movimento não tenha sido boa, os proprietários de bares e restaurantes continuam otimistas. Aproximadamente 50% dos entrevistados acreditam em crescimento até o final do ano. Na Grande Florianópolis, por exemplo, o número de restaurantes que esperam um aumento no movimento é de 54,7%.

No total, foram entrevistados 102 restaurantes entre os dias 09 e 10 de março de 2011. A pesquisa foi realizada de acordo com a percepção de cada empresário.

Matéria-prima mais cara

Uma das principais dificuldades apontadas pelos empresários foi o aumento no preço das matérias-primas, principalmente carnes e frutos do mar. Em Florianópolis, 16,8% dos entrevistados mencionam a alta no valor dos insumos como um problema grave, já que os restaurantes têm encontrado dificuldade para repassar a totalidade do aumento dos custos aos preços do cardápio. Por causa disso, os restaurantes são obrigados a buscar economias, melhorar a produtividade ou reduzir sua margem de lucro, para garantir a clientela.

Informações: Abrasel-SC

Compartilhe este post

Mais Posts

Farol Empresarial: o diagnóstico gratuito que mostra a rota do crescimento para sua empresa
Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC
Deputado Matheus Cadorin apresenta balanço de mandato e propõe uso da tecnologia como política pública em SC

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

Farol Empresarial: descubra como melhorar o seu negócio com o diagnóstico e orientação de nossos epecialistas

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade