Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
ACIF
Proposta de revisão e adequação do Plano Diretor de Florianópolis é apresentada na ACIF
ACIF
22 de junho de 2022

Proposta de revisão e adequação do Plano Diretor de Florianópolis é apresentada na ACIF

Associação irá acompanhar os detalhes e os desdobramentos das diretrizes do plano

Os pontos focais que integram o diagnóstico técnico do Plano Diretor de Florianópolis foram apresentados em reunião da Diretoria Executiva (Direx) da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), na noite da última terça, 21. As propostas de adequação foram explanadas pelo prefeito Topázio Neto e o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Michel Mittmann, que ressaltaram sobre a necessidade da revisão, já que muitos pontos do atual Plano Diretor, concebido ainda em 2014, não se encaixam mais na cidade e impedem que ela se desenvolva.

“Com a revisão do Plano Diretor, será possível atualizar a legislação de acordo com as necessidades atuais da população, levando em consideração as carências e potencialidades de cada distrito”, disse o prefeito.

Na ocasião, o secretário de Mobilidade Urbana detalhou sobre a busca pela implantação dos bairros completos e fundamentos DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável), diretamente aliados às diretrizes previstas no plano atual.

“A estratégia DOTS pode aproximar áreas de moradia e oportunidades de emprego por meio de incentivo ao uso misto do solo próximo aos corredores de transporte coletivo. Assim reforçamos os bairros, tornando-os mais inclusivos e sustentáveis, reduzindo as distâncias de deslocamento das pessoas”, disse Mittmann.

O presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni, afirmou que a operação da lei atual, por estar defasada, vem demonstrando fragilidades, tanto por não melhorar a qualidade de vida nos bairros quanto por apresentar erros e incongruências que dificultam sua aplicação, gerando insegurança para os moradores e empreendedores de Florianópolis.

“Queremos levar adiante um plano mais eficiente, capaz de gerar a prosperidade que a nossa cidade merece. A ACIF, com mais dos seus 4.500 associados – que são diretamente impactados por todas as políticas públicas do desenvolvimento urbano – irá acompanhar e participar ativamente desta discussão”, enfatizou.

Diretoria de Desenvolvimento Urbano

Para reafirmar o compromisso de acompanhar os projetos de infraestrutura, saneamento e melhorias na cidade, a ACIF homologou, durante a reunião com a presença do prefeito e do secretário de Mobilidade Urbana, a Diretoria Externa de Desenvolvimento Urbano, que a partir de agora, “irá acompanhar ativamente a construção da proposta de adequação do Plano Diretor e de outros assuntos que envolvam ações para o desenvolvimento de Florianópolis”, explicou Rodrigo Vieira, engenheiro civil e voluntário da ACIF, que está à frente da nova diretoria.

“É nosso dever levar adiante este debate, assim como também nosso dever a disseminação deste assunto. Conclamamos nossas regionais e núcleos a participar ativamente deste momento para que possamos construir um plano que atenda às necessidades da população”, finalizou o presidente da ACIF.

Audiências públicas

A população poderá participar efetivamente da construção da revisão do plano, dando sugestões para as alterações necessárias, através das 13 audiências públicas que serão realizadas nos distritos e mais uma ao final, além de uma consulta pública. O calendário com as datas das audiências e mais detalhes sobre a revisão do Plano Diretor estão disponíveis no site da Prefeitura.

Compartilhe este post

Mais Posts

Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC
Deputado Matheus Cadorin apresenta balanço de mandato e propõe uso da tecnologia como política pública em SC
Dia do Meio Ambiente: programas da ACIF ajudam Florianópolis a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade