Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
Sem categoria
Inteligência Artificial e Machine Learning como aliados da Economia Criativa
|economia criativa
Sem categoria
4 de abril de 2019

Inteligência Artificial e Machine Learning como aliados da Economia Criativa

A economia criativa ganhou impulso com o surgimento de novas tecnologias. As ferramentas disponíveis hoje no mercado permitem desenvolver negócios promissores a partir de ideias criativas. Com o termo economia criativa surgiu outra visão de crescimento econômico, estabelecendo uma relação entre inovação, criatividade, sustentabilidade, tecnologia e cultura.

Se você usa a sua criatividade e inovação para criar um produto comercial, seja ele tangível ou não, você faz parte da economia criativa. Entretanto, é importante ressaltar que, para ser classificado como economia criativa, é preciso gerar algum tipo de valor para a indústria.

Os quatro principais setores de classificação do conceito são patrimônio, artes, mídia e criações funcionais.

Patrimônio ou herança cultural diz respeito às formas de arte. Portanto, inclui desde expressões culturais tradicionais, como festas e celebrações, até locais relacionados, como sítios arqueológicos, museus, livrarias e exposições.

Enquanto isso, o campo das artes abrange também valores de identificação e significação simbólica. Por exemplo, com esculturas, fotografias, pinturas e outras expressões artísticas.

A categoria de mídia produz conteúdo com o objetivos de estabelecer um canal de comunicação, indo de mídias tradicionais como jornal, televisão e rádio, até redes sociais.

Em comparação, as criações funcionais englobam indústrias que oferecem serviços e produtos que surgem devido a uma demanda. Por exemplo, design de interiores, moda, publicidade, pesquisa, entre outros.

 

Economia criativa na era digital

Inteligência artificial e machine learning são tecnologias que tem tudo para contribuir com a economia criativa.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial permite combinar conteúdos com as respectivas audiências de maneira mais eficaz.

A IA assumiu a responsabilidade por tarefas que eram muito complicadas, demoradas ou trabalhosas para humanos. Como resultado, ampliou o campo de ação e fazendo com que os profissionais tenham mais tempo livre para atividades criativas.

Um exemplo dessa tecnologia é o Google Assistant, que está em desenvolvimento. A empresa já fez demonstrações de que o assistente consegue fazer sozinho ligações e marcar compromissos. Além disso, vai ser apto para gerenciar luzes e funcionamento de eletrodomésticos.

Machine Learning

Já o machine learning é um sistema que pode modificar o comportamento da máquina autonomamente tendo como base a sua própria experiência.  Regras lógicas são geradas com base no reconhecimento de padrões dentro dos dados analisados. O objetivo é melhorar o desempenho da tarefa ou tomar a decisão mais apropriada para o contexto.

O machine learning é utilizado, por exemplo, em buscadores. O intuito é que o algoritmo aprenda como é o comportamento do usuário ao fazer buscas para entregar os resultados que ele precisa.

Essa tecnologia é utilizada em plataformas de streaming de vídeo e áudio. O histórico de conteúdo reproduzido ou rejeitado pelo usuário é analisado para dar a ele recomendações condizentes com os seus gostos.

 

O que essas tecnologias têm em comum é trabalhar com base de dados e favorecer a experiência do usuário. Na economia criativa, uma boa forma para a ideia inovadora trazer retorno financeiro é pensar em um projeto escalável. Sendo assim, essas novidades do mercado digital são aliadas para crescer rapidamente e com engajamento dos usuários através de uma experiência positiva.

As ferramentas para facilitar o crescimento estão aí, mas a ideia criativa ainda é o essencial para unir demandas do público com o que a tecnologia tem a oferecer.

 

Bruna Andrade

Referências: Hotmart, Tecnoblog

Compartilhe este post

Mais Posts

Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC
Deputado Matheus Cadorin apresenta balanço de mandato e propõe uso da tecnologia como política pública em SC
Dia do Meio Ambiente: programas da ACIF ajudam Florianópolis a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade