Associe-se
ACIF Saúde
Área MEI
Área 55
Área do associado
  • Institucional
    • Sobre ACIF
    • Colaboradores
    • Diretoria
    • Galeria de Ex-Presidentes
    • Reconhecimentos ACIF
    • Transparência e Compliance
    • Programas
    • Política de Cookies
    • Aviso de Privacidade
  • Agenda
  • Núcleos Empresariais
    • Núcleo Vidal Ramos Open Shopping
    • Conselho de Núcleos
    • Núcleo ACIF Jovem
    • Núcleo ACIF Mulher
    • Núcleo de Advocacia
    • Núcleo de Condomínios e Prestadores de Serviços
    • Núcleo de Contadores
    • Núcleo de Cooperativas
    • Núcleo de Corretoras de Seguros
    • Núcleo de Coworking
    • Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade (NEES)
    • Núcleo de Eventos Organizados – NEO
    • Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa
    • Núcleo de Gastronomia da Lagoa da Conceição
    • Núcleo de Guias de Turismo
    • Núcleo de Hotéis da Região Central de Florianópolis
    • Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha
    • Núcleo de Reparação Automotiva
    • Núcleo de Soluções Empresariais – NUSE
    • Núcleo Educação
    • Núcleo Setorial de Marketing
    • Núcleo de Mercado Imobiliário
    • Núcleo de Inovação
  • Conteúdo Empreendedor
    • Blog
    • Materiais Ricos
    • Podcast
  • Notícias
  • Soluções
    • Soluções Corporativas
    • ACIF Saúde
    • Área MEI
    • Área 55
  • Vagas
  • Onde Estamos
  • Contato

Notícias

Início
ACIF
Inova+Ação: Criatividade nos negócios e experiência de marca
|
ACIF
30 de agosto de 2018

Inova+Ação: Criatividade nos negócios e experiência de marca

O Inova+Ação, evento da CDL em parceria com a ACIF e Sebrae, apresentou um conteúdo muito consistente e esclarecedor. Foram temas relacionados à tecnologia para o varejo, comércio eletrônico, Gestão, Empreendedorismo e Inovação. Uma das palestras foi a de Diogo Machado, sócio da Glóbulo, que falou sobre a importância da experiência de marca para alavancar negócios em tempos em que a inovação constante é fundamental. Abaixo alguns tópicos que foram abodados.

O que é marca?

Marca é muito mais do que um logotipo e slogan: é como a empresa se posiciona no mercado, é tudo que agrega valor ao serviço ou produto, é a experiência completa que envolve a interação do cliente com a empresa.

Propósito de marca

Tudo em um negócio gira em torno do propósito e a partir disso se criam ações de experiência de marca. O propósito é o que define a existência da marca: o que a sua empresa faz de diferente? Qual e o seu motivo para levantar da cama todas as manhãs?

Venda uma experiência

Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas convencionais brigam por margem para ganhar os clientes em descontos e ofertas. Porém, os clientes não se fidelizam mais a uma única marca, já que preços variam e podem levar a diferentes empresas para a compra de produtores similares.

Pensando nisso, que tal conquistar o seu cliente atrelando uma experiência que só a sua marca pode oferecer? Seja por meio de um tratamento diferenciado, por uma ação off-line, por uma comunicação online, por um aroma específico no produto, por uma inspiração ou conteúdo. Independente de qual experiência, é primordial que esteja alinhada com o propósito da marca.

Ouça o seu cliente

O cliente precisa estar sempre, sem exceção, no centro da sua estratégia de inovação. Afinal, os produtos e serviços só existem em função da vontade de alguém que queira consumi-lo. Para ter um negócio de sucesso, entenda exatamente o que o seu cliente espera e personifique a sua marca de acordo com o que vá criar uma identificação entre ela e a pessoa que a consome.

Mapa de Empatia

 width=

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O mapa de empatia permite que você conheça o seu cliente. Ele faz parte da metodologia Canvas de Negócios e possibilita a criação de personas que se relacionam com o que você quer comercializar. Para entrar no universo do consumidor, respondem-se as seguintes perguntas: 1) O que ele vê?

1- O que ele vê?

Quais programas de TV? Quais redes sociais? Sites da internet? Jornais? Pessoas?

O que acontece diante dos olhos dele?

2- O que ele pensa?

Ele está feliz? Está triste? O que ele pensa da vida? Do futuro? das notícias de jornal?

3- O que ele ouve?

O que as pessoas falam para ele? O que ele ouve no rádio? E no dia-a-dia em geral?

4- O que ele fala?

O que ele fala para as pessoas? Ele faz o que fala? Sobre quais assuntos ele fala?

5- O que ele faz?

Quais atividades ele faz? O que ele faz no dia-a-dia? Como é a vida dele?

6- Quais são as dores dele?

De que ele reclama? Quais problemas ele tem? Quais insatisfações e frustrações?

7- Quais as necessidades e desejos?

O que ele quer? Quais são os sonhos dele? O que é sucesso para ele? O que o faz feliz?

A partir dos conceitos acima, crie uma conexão entre o seu propósito como marca e o seu cliente para criar ações, linguagem, produtos e formas de se comunicar. A ACIF acredita que negócios inovadores, que se reinventam e aprendem com erros, se consolidam e crescem de forma exponencial.

Conte com a gente para pensar a sua marca de forma inovadora.

Compartilhe este post

Mais Posts

Semana Estadual do Jovem Empreendedor reforça importância da formação de lideranças em SC
Deputado Matheus Cadorin apresenta balanço de mandato e propõe uso da tecnologia como política pública em SC
Dia do Meio Ambiente: programas da ACIF ajudam Florianópolis a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Categorias

ACIF

ACIF na História

Acompanhamento Legislativo

Canasvieiras

Centro

Conselhos de Núcleos

Continente

Cultura

Economia

Editais

Educação

Eleições

Empreendedorismo

Esporte

Eventos

Festival Viva a Lagoa

Floripa Conecta

Gestão

Gestão financeira

Grupo de Trabalho

Imprensa

Ingleses

Inovação

Institucional

Internacionalização

Lagoa

Marketing e vendas

Mediação

Networking

Núcleo ACIF Jovem

Núcleo ACIF Mulher

Núcleo de Assessorias Esportivas

Núcleo de Contadores

Núcleo de Corretoras de Seguros

Núcleo de Mercado Pet

Núcleo de Reparação Automotiva

Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE)

Núcleos empresariais

Opinião

Palavra do Presidente

Política

Programa API Inovar ACIF

Programa de Apoio a Projetos – PAP

Programa de Desenvolvimento Regional

Programa ReÓleo

Projetos

Região

Reóleo

Representatividade

Saúde e Bem-Estar

Segurança

Sem categoria

Sul

Sustentabilidade

Tecnologia

Tecnologia e inovação

Turismo

Viva o Norte

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Envie uma mensagem
Centro

Rua Emilio Blum, 121. Centro –
Florianópolis – SC
CEP: 88020-010

Horário de funcionamento: 8h às 18h

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Continente

Rua Fúlvio Aducci, 1214, loja 3 Estreito
Florianópolis – SC
CEP: 88075-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Sul

Rod. Francisco Magno Vieira, 4397. 1° andar
sala 117, Torre Sol – Campeche, Florianópolis – SC
CEP: 88065-000

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Ingleses

Rod. João Gualberto Soares, 56 – Open Shopping Ingleses – Sala 201. Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC
CEP: 88058-300

(48) 3084-9400 / (48) 98818-5882

Seja um patrocinador

Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook
threads
TikTok

WhatsApp

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você continuar a usar este site, você concorda com ele. Aviso de Privacidade