ACIF Jovem alerta sobre a carga tributária com ‘pegadinha’ em pizzaria

11 de setembro de 2015 - Novidades

Ação faz parte de campanha online para o 13 º Feirão do Imposto. Vídeo pode ser visualizado nas redes sociais da ACIF Jovem.

O núcleo de jovens da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), que participa do 13º Feirão do Imposto marcado para o dia 12 de setembro, criou uma ação inusitada para chamar a atenção sobre a alta carga tributária do Brasil. Com câmeras escondidas em uma pizzaria da cidade, integrantes da ACIF Jovem gravaram a reação das pessoas ao receberem uma pizza com fatias a menos. A diferença representa o valor dos impostos que incidem sobre o produto, neste caso 32%. Ao final da brincadeira, os jovens empresários explicaram para o público o porquê da inciativa. “É para mostrar na prática o peso dos impostos em tudo o que consumimos, alertando sobre a diferença entre o que cada contribuinte brasileiro paga e o pouco que recebe de retorno do poder público. Acho que o ‘susto’ valeu a pena”, diz Lucas de Assis, coordenador da ação. O vídeo completo pode ser visualizado nas redes sociais da ACIF Jovem, do Desafio do Imposto e do Cejesc.

O Brasil segue, pelo quinto ano consecutivo, sendo o país que proporciona o pior retorno oferecido em termos de serviços públicos de qualidade à população, mesmo com a 13ª maior carga tributária do mundo, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Em 2015, a arrecadação tributária no país, nas três esferas de governo, já bateu a marca de 1,3 trilhão de reais. Desse total, os florianopolitanos contribuíram com pelo 650 milhões. Os números são do Impostômetro, ferramenta nacional que a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) divulga pela cidade.

Sobre o Feirão do Imposto 2015
Quarenta e seis cidades catarinenses estarão engajadas na conscientização a cerca do sistema tributário nacional com a realização do 13º Feirão do Imposto. Além de levar informação à população e solicitar a correta aplicação dos tributos arrecadados, a campanha estadual terá inúmeros produtos comercializados com a carga tributária subsidiada pelos empresários participantes. O tema principal desta edição é a carga tributária incidente sobre produtos e serviços relacionados à saúde. A programação catarinense, organizada pelos jovens empreendedores que integram o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC), será composta por ações de conscientização em praças públicas, universidades e escolas; atividades esportivas; exposição da carga tributária de produtos e serviços; e a comercialização de mais de 10 mil litros de gasolina sem impostos.

O Feirão do Imposto 2015 é uma realização do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), através do Núcleo de Jovens empreendedores das cidades participantes. Apoio institucional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e Movimento Brasil Eficiente (MBE).

Assista no link – https://www.facebook.com/acifjovem/videos/vb.281753978517849/1193899737303264/?type=2&theater

 

LEIA TAMBÉM

Portal do cliente - Conheça o Guia médico Unimed
A ACIF Regional Sul promove em Outubro, uma ação que trata sobre Mitos e Verdades sobre o câncer de mama.
Missa de 01 ano de falecimento do médico Ernesto Francisco Damerau