Representatividade

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis é uma das entidades empresariais mais influentes de Santa Catarina. Em 100 anos de existência, a ACIF trabalha para apoiar os associados e colaborar para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida na cidade. Presente em momentos cruciais para o setor produtivo, orientando, defendendo e congregando seus mais de três mil associados, a entidade atua também em outras frentes, importantes não apenas para os empreendedores, mas para todo o município. Por isso, hoje, a ACIF tem participação e representação nas principais discussões e nos projetos de interesse da população da Grande Florianópolis.

A entidade tem assento em 41 conselhos, comissões e câmaras, entre eles, os conselhos municipais de Saneamento, Defesa do Meio Ambiente, de Contribuintes, de Turismo e de Inovação, além da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação. Tamanha representatividade foi conquistada ao longo de décadas de trabalho. A estrutura interna evoluiu e avançou para o interior do município – uma forma encontrada para manter a proximidade com empresários e comunidade e conhecer melhor suas necessidades.

Atualmente, a ACIF possui 22 Diretores Executivos; 19 Diretores Externos; e um Conselho Superior com 60 membros; Conselho Fiscal com 3 titulares e 3 suplentes. Além disso, há Diretorias Regionais na Lagoa da Conceição, Canasvieiras, Ingleses, Continente, no Sul da Ilha e Centro, que contam com o apoio de 37 diretores adjuntos.

Ao longo dessa trajetória associativa, a ACIF esteve à frente de centenas de projetos essenciais para o desenvolvimento da cidade e da atividade econômica de seus associados. A entidade teve participação fundamental na construção da primeira ligação Ilha-Continente (Ponte Hercílio Luz), das BRs 101 e 282, do Terminal do Aeroporto e, mais recentemente, de projetos como o Sapiens Parque e o novo Jardim Botânico. Além disso, depois de um longo e consistente estudo, apresentou ao Congresso Nacional uma proposta de reforma tributária para debate nacional.