Histórico

Representar e integrar a classe empresarial de Florianópolis, esse é o propósito da ACIF. Há mais de cem anos a entidade vem dando voz aos interesses do setor produtivo catarinense e trabalhando a favor de diversas bandeiras da sociedade. Esse passado de tantas conquistas é a base de sua representatividade e a motivação para continuar.

Com a participação de dezenas de voluntários, muitas ações são realizadas e projetadas para garantir o desenvolvimento econômico e social da região. Com sede na região central de Florianópolis, a associação possui seis Regionais localizadas em diferentes pontos da cidade com intuito de facilitar a resolução de problemas locais e a geração de oportunidades. As Regionais compreendem os bairros de Canasvieiras, Centro, Continente, Ingleses, Lagoa da Conceição e Sul.

Hoje a ACIF representa o interesse de aproximadamente quatro mil associados, buscando constantemente apoiar medidas políticas e econômicas que favoreçam o empreendedorismo e permitam a geração de trabalho e renda. Empresas de todos os segmentos e portes participam da associação.

Missão

“Representar e integrar a classe empresarial da Grande Florianópolis por meio do associativismo na busca de soluções de alto valor agregado visando apoiar o desenvolvimento sustentável da cidade”.

Visão

“Ser um modelo de entidade Empresarial voluntária, associativista e profissionalizada, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da cidade. Ser reconhecida como  entidade de referência em todo Brasil”.

Valores

Valorizar o associativismo; Incentivar a integração entre o associado e entidade; Buscar excelência no desenvolvimento de suas atribuições; Responsabilidade Socioambiental.


A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FLORIANÓPOLIS

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis foi fundada em 13 de maio de 1915 pelos comerciantes locais André Wendhausen, Francisco Pereira Oliveira Filho, Emílio Blum, Paschoal Simone e Lauro Linhares, que representava a firma Carl Hoepecke S.A. Os comerciantes faziam parte de uma comissão que, após estudos preliminares, convocou os comerciantes da cidade para uma assembleia de fundação, que ocorreu no Clube Doze de Agosto.

Foi eleita, na ocasião, a diretoria provisória, constituída pelo Cel. Emílio Blum, como presidente; Francisco Pereira Oliveira Filho, vice-presidente; Lauro Linhares, 1° secretário; e Antônio Linhares, como 1° tesoureiro. Os comerciantes Oswaldo Haberbck e Paschoal Simone foram indicados para organizar os Estatutos Sociais, aprovados por unanimidade em 14 de junho de 1915, em Assembléia Ordinária. A partir disso, em 20 de junho do mesmo ano, foi empossada a primeira diretoria definitiva da ACIF, composta pelos comerciantes: Cel. Emílio Blum, como presidente; Francisco Pereira Oliveira Filho, vice-presidente; Lauro Linhares, 1° secretário e Paschoal Simone, 1° tesoureiro. A então diretoria executiva cumpriu o mandato até 13 de maio de 1917, quando nova eleição foi realizada. Ainda hoje, a eleição da diretoria é realizada a cada dois anos, com direito a uma única reeleição para o período seguinte.

Atualmente, a ACIF possui uma Diretoria Executiva composta por 21 integrantes, um Conselho Superior constituído de 59 membros e um Conselho Fiscal composto por 3 membros titulares e por 3 membros suplentes.

É filiada à Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina – FACISC, que por sua vez é associada à Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB, que congrega 1.600 Associações Comerciais e Industriais em todo o país.